O Naturismo em outros países

 

              Os Países Baixos  (Holanda)

 por Davi Johannes W. Ruigt*

 

     Antes de conhecer o Naturismo num país diferente do Brasil, temos que nos conscientizar das diferenças que têm sua origem na história, clima, crença e costumes de cada país.

 

     Vou falar do Naturismo como o encontrei nos Países Baixos (Nederland) que erradamente são chamados de Holanda, nome duma Província no litoral do Mar do Norte, conhecida desde o Século XV por sua Navegação, Comércio e Cultura.

  Grandes extensões de areia onde a prática do nudismo é permitida

     Cheguei lá no último dia do mês de Abril de 2002. Temperatura de 6º C. Fiquei durante os meses de Maio, Junho e Julho, que são normalmente meses de um verão chegando. Durante minha estadia fui diversas vezes às praias do Mar do Norte apesar do vento frio. Foi em Scheveningen, o porto de pesca de arenques no litoral de Haia, a sede do Governo. As praias são bem largas.

 

     Depois dos movimentados restaurantes, com seus terraços protegidos com vidraça contra o vento e  andando em direção Norte,  pode-se  parar para tirar as suas roupas quando quiser,  colocar numa mochila ou sacola e continuar andando nu ou se deitar na areia. Mais em cima, perto das dunas pode se cavar um pouco a Praias de freqüência mista: naturistas e não-naturistas areia para formar um pequeno “muro” que proteja contra o vento. As dunas são altas e protegidas pois são da maior importância já que fazem uma proteção das terras atrás delas contra as invasões das águas, pois um terço do país está abaixo do nível do mar. Atrás das dunas lindas existem trilhas para se andar a pé ou de bicicletas. Muitos banhistas vêm prevenidos e trazem uma proteção de nylon contra o vento. Lá não tem mais bares ou lanchonetes e os Naturistas nus e os não-naturistas,  de sunga ou maiô estão lá para curtir o sol e o barulho das ondas do mar e das gaivotas. Todo mundo respeita o outro. Tudo num ambiente de muito respeito, às pessoas e à natureza.

 

     Nas grandes cidades têm os parques onde se podem encontrar espaços em que os Naturistas podem se despir e tomar um sol ao natural. Às vezes não são lugares oficializados mas tolerados. Assim,  pessoas que trabalham no centro podem descansar na hora do almoço e curtir a natureza nus. E todos levam as suas “tralhas” de volta para jogar nas lixeiras.

  O ambiente é de tranqüilidade

     Espalhados pelo país existem pequenos clubes naturistas que consistem  geralmente  em uma casa que pode servir de dormitório, administração ou restaurante. Também tem espaços para os que vêm de trailer para o fim da semana  e o deixam  lá e só se deslocam no carro. Muitos vêm acampando numa barraca. Estes lugares oferecem facilidades, como energia ,água e sanitários ecológicos .

 

     Em geral estes Clubes são muito simples, bem naturais. Antes se dá um telefonema para fazer a reserva. Música alta e bebidas alcoólicas podem ser proibidas. Mas os que vêm de carro já não bebem.

 

     Há clubes que são mais vegetarianos. Outros têm prática de Yoga ou meditação. E para saber sobre isto, existe no centro do país em Utrecht, a sede da NFN (Federação Neerlandesa de Naturismo)  onde se pode obter todas as informações. Esta NFN é uma organização independente que zela pelo movimento Naturista, resolve casos de desentendimento com  Davi Ruigt na praia de Schveningennão-naturistas ou anti-naturistas dos municípios ou do país, casos jurídicos com terrenos e dá informações gerais do Naturismo nos Países Baixos como nos outros países da Europa. Ela abrange todos os clubes e terrenos naturistas no país. Muitos destes Clubes são situados perto um lago ou perto dum rio, outros têm uma piscina e outros ficam bem dentro dum mato ou reserva da natureza. Há outros pequenos terrenos para poucas pessoas que gostam de curtir a natureza, o silêncio e a companhia de amigos naturistas. Não há discriminação, cada um pode chegar com ou sem acompanhante.

 

     Nos meses de outono e inverno os Naturistas se reúnem em suas próprias casas, mensal ou semanalmente ,ou numa piscina pública, coberta e aquecida, num horário especial para nadar nus.

 

     A Federação edita uma revista mensalmente que dá informações de clubes e lugares

naturistas da Europa inteira além de artigos e endereços de interesse. Membros e simpatizantes que cooperam financeiramente recebem a revista de graça, outros podem fazer assinatura.

 

     Uma coisa interessante é que cada ano, no fim do mês de maio muitos Clubes têm um dia de “Open House”, aberto, livre para o público em geral. Todo mundo pode visitar e “espiar” e  quem quiser experimentar  ficar nu, no meio dos outros, está livre para tentar. Isso acaba com muitos mal-entendidos.

 

     Sendo um país pequeno, a visita a um clube ou terreno é fácil e tem muita escolha. Toda a costa do Mar do Norte praticamente são 260 Km de praia onde o naturista pode se despir à vontade. Existem umas placas indicando os lugares oficiais e marcando, mas estes limites não são bem observados. A grande idéia do Naturismo nos Países Baixos é a liberdade, a tolerância e respeito. Todo mundo curte se sentir livre, nu ou vestido.

 

 

*Holandês radicado no Brasil

  davijan@pradonet.com.br

 
Editorial e ÍndiceCartas dos Leitores e NATClassificadosDe Olho Na Mídia - "Nudez a Bordo" por Celso Rossi; "Naturismo: aqui, a nudez não é castigada" enviada por Salomão Pereira; "Naturismo sem vergonha" compilado da TVE e "Naturistas são normais"NATCidadania -"Reciclar é o que importa" matéria enviada por Sérgio S. Q. e NATDepoimento de Maria Luzia de AlmeidaVocê já está no caderno 5NATEvento - "Gay e naturista, com muito orgulho" por Antonio Carlos da Silva e Pedro RibeiroNATNovidades - "Toma posse nova diretoria da Sonata" por Nelci-Rones Pereira de Sousa; "Reabriu dia 23/05 o novo centro de relax da Colina do Sol" enviado por Marcelo Pacheco e Notícias da FBrNNATCuriosidades - "Nu no ar"; "Primeiro vôo nudista da história realmente aconteceu" e "Site mostra torneio de tênis nudista" enviada por Valdir de SousaNATVariedades - Presente, humor e Frase do Mês

Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.