Veja matéria publicada no Jornal NA PRÁTICA.  Na Prática é um jornal laboratório dos estudantes de jornalismo do Instituto de Ensino Superior de Brasília - IESB.



Enviado em 11/05/03 por Salomão Pereira

salomaopereira@brturbo.com 

Naturismo: aqui, a nudez não é castigada


Regras de convívio garantem o pudor e a tranqüilidade dos freqüentadores. O ambiente é totalmente "família", e homem desacompanhado não entra

Quando se fala em locais para a prática do nudismo no Brasil, o que vem à mente são as praias de Tambaba, na Paraíba, e do Pinho, em Santa Catarina, além da vila naturista Colina do Sol, na região de Porto Alegre, cenário de freqüentes matérias veiculadas na TV. Quem não planejou um dia fazer uma visita a um lugar desses?

 

O que pouca gente sabe é que o brasiliense não precisa sair do Distrito Federal para vencer os preconceitos e experimentar, na prática, a liberdade do nudismo em grupo. Uma fazenda localizada a apenas 50 km do Plano Piloto, às margens da rodovia Brasília-Goiânia, é o ponto de encontro das cerca de 50 famílias naturistas brasilienses associadas ao Clube Naturista Planalto Central, Planat.

 

A estrutura conta com piscina, campos de futebol e vôlei, área de camping, restaurante, boas acomodações e muita natureza: lagoas, riacho, cachoeira e trilhas que rompem pequenas colinas, protegidas pela sombra da vegetação do cerrado.

 

 O clube completa oito anos agora em maio, e está organizando um grande encontro naturista para comemorar a data. "Nossas festas são assim: ao ar livre, em contato com a natureza, com todo mundo nu", garante o animado empresário Elias Pereira, 58 anos, considerado o patriarca da família naturista brasiliense.

 Elias freqüenta o clube ao lado da esposa Lili, 54 anos, e das três filhas do casal. No início do ano, se surpreendeu ao descobrir que sua simpatia e admiração vão bem além das fronteiras do cerrado: foi eleito, por unanimidade, presidente da Federação Brasileira de Naturismo, FBrN. Com isso, Brasília passou a sediar a entidade que, segundo seus próprios números, congrega mais de 60 clubes e praias naturistas no país, freqüentados por cerca de 20 mil nudistas.

 

Os freqüentadores do clube brasiliense são poucos e bem seletos. Para manter longe os curiosos de plantão, o clube tem uma regra básica: não aceita homens desacompanhados. "É uma forma de preservar a integridade do ambiente", explica o funcionário público Leonardo Teixeira, 39 anos, diretor do Planat.

 

O ambiente é mesmo sadio. Crianças e adolescentes de ambos os sexos transitam sem cerimônias pelo clube, em meio aos adultos. Freqüentam piscinas, participam de jogos de vôlei e de caminhadas pelas trilhas naturais. "Nós nos sentimos em casa, em família", justifica o médico Cássio Montenegro, 45 anos, pai de Patrícia, de 13 anos, e do pequeno Matheus, de 3 anos. Montenegro e a esposa, Letícia, 30 anos, são sócios do Planat há três anos. "Nunca ouvi falar de casos de desrespeito por aqui. Todos nos conhecemos", explica.

 

O clube é pouco conhecido na cidade. Segundo o diretor Teixeira, a "porta de entrada" mais comum é a indicação de outros sócios. Ele explica que os pedidos de visita crescem quando eventualmente a imprensa publica alguma matéria sobre o clube. "Mas num bate-papo rápido conseguimos identificar os curiosos entre aqueles que realmente possuem o espírito naturista", esclarece.

 

 Para conhecer mais sobre o naturismo, vale a pena uma visita ao site do Planat na Internet. Lá, podem ser encontradas fotos do clube, informações sobre a filosofia naturista e o respeitado código de ética da entidade. Os bem-intencionados podem se valer da boa disposição do Sr. Elias e propor uma visita ao clube: "Pode publicar meu telefone. Boas pessoas são sempre bem-vindas", garante o presidente. O telefone é (61) 9986-3183.

 

A pedido, os personagens figuram na matéria com nomes fictícios, com exceção do presidente do clube, Elias Pereira.

Reporter: Godofredo Costa       Editor: Maruska Campos Freitas

 
Clique na linha abaixo e leia mais uma página de OLHO NA MÍDIA

Programas de TV vão ao ar usando tema Naturismo.

<<< retornar <<<

Editorial e Índice Cartas dos Leitores e NATClassificadosVocê já está no caderno 3NATCidadania -"Reciclar é o que importa" matéria enviada por Sérgio S. Q. e NATDepoimento de Maria Luzia de AlmeidaNATTurismo - "O naturismo em outros países -Países Baixos (Holanda)" por Davi Johannes RuigtNATEvento - "Gay e naturista, com muito orgulho" por Antonio Carlos da Silva e Pedro RibeiroNATNovidades - "Toma posse nova diretoria da Sonata" por Nelci-Rones Pereira de Sousa; "Reabriu dia 23/05 o novo centro de relax da Colina do Sol" enviado por Marcelo Pacheco e Notícias da FBrNNATCuriosidades - "Nu no ar"; "Primeiro vôo nudista da história realmente aconteceu" e "Site mostra torneio de tênis nudista" enviada por Valdir de SousaNATVariedades - Presente, humor e Frase do Mês

Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.