SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

Editorial

Cartas

NATURISTeen

NATExperiência

NATCuriosidades

NATNovidades

De Olho na Mídia

NATEvento

NATPersonagens

NATVariedades

     O Movimento Naturista é pródigo, devido às suas características peculiares, em promover o aparecimento de personagens também peculiares que almejam um ideal maior, com luta e perseverança. Afinal, na sociedade atual, estar imbuído do espírito do Naturismo já é ser diferente de quase a totalidade das pessoas. E estar na linha de frente, na atuação, na vanguarda do Movimento é ser mais diferente ainda. Quando acontecem os Encontros Nacionais de Naturismo, como os Congrenats e, agora, a posse da nova diretoria da Federação Brasileira, há-se a chance de conhecer estas pessoas maravilhosas com seus pensamentos maravilhosos. Foi o que ocorreu. Conheça João, um personagem formidável.

A FORÇA QUE VEM DO NORTE

Por Pedro Ribeiro*

João Carlos      JOÃO CARLOS LIMA DE SOUZA é uma daquelas pessoas que a gente conhece e se encanta já no primeiro momento. Com sua fala doce e coração aberto conquista todos ao seu redor. Talvez seu jeito sereno e equilibrado de falar e se portar venha de sua vocação religiosa, que o levou a se tornar Frei Franciscano, que estudou filosofia e teologia para ser diácono, no caminho da carreira de padre. E é assim que João é chamado carinhosamente no meio naturista: padre. Mas há oito anos que este caminho foi largado por ele, justamente por ter sentido dentro de si uma outra vocação muito forte, que infelizmente era conflitante com a carreira que seguia, a vocação para o matrimônio.

 

     Um filme sobre São Francisco de Assis, de Franco ZeffirelliIrmão sol, irmão lua”, visto na TV durante a adolescência o inspirou pra seguir a carreira religiosa, como frei franciscano, é claro. Talvez inconscientemente a famosa passagem da vida de Francisco de Assis, quando larga todas suas vestes e sai nu pelas ruas em ato de protesto contra sua família e de amor aos pobres, já fosse um indício de que sua vocação para o Naturismo era o determinante para a escolha da carreira franciscana. João iniciou a realização de sua vocação para o sacerdócio aos 21 anos de idade. Fez sete anos de curso, mais quatro anos de prática.

 

     Hoje tem 39 anos de idade. É casado com Fátima, 48 anos, há cinco anos e meio.João, o quarto da esquerda para a direita, com amigos na famosa bica do rio, no Planat. Largou a batina para casar, para assumir um relacionamento que o levou a um conflito interno. Conheceu Fátima em um casamento que estava celebrando, em Belém, e onde era convidada. Saiu a primeira vez com ela um ano e meio depois. Esta situação foi exatamente oposta à ocorrida durante sua juventude, quando estava namorando firme e terminou o relacionamento para entrar para o seminário.     Antes de largar a batina já tinha vontade de ser naturista e sentia uma grande angústia por ter uma visão do corpo que não era a mesma que outros religiosos tinham e não se sentia à vontade interiormente por não poder conversar e colocar seus sentimentos entre eles. “Foram três anos de angústia” conta João. Esse modo diferente de compreender o corpo talvez tenha sido originado no hábito de sua mãe, que tinha o costume de ficar nua em casa, sem o menor constrangimento diante dos oito filhos, porém sem ter a menor noção da existência da filosofia naturista. No entanto ele é, hoje em dia, o único naturista da família.

 

     Tomou conhecimento da existência do naturismo através de uma reportagem sobre a praia de Tambaba, veiculada na extinta Rede Manchete, no programa Documento Especial (depois que João tornou-se realmente integrante do Movimento Naturista, acha que aquele programa foi apelativo, no entanto, apesar disso, foi importante para despertar nele um lado que estava oculto). Mais tarde, em um jornal paraense, viu um anúncio de uma associação naturista em Belém, entrou em contato com o presidente. Começou a freqüentar sozinho, mas depois conseguiu convencer a esposa, “a muito custo” por causa também da severa formação religiosa dela.

 

     Participou ativamente do Grunapa (Grupo Naturista do Pará) durante estes anos, mas está na iminência de criar um outro grupo naturista em Belém com os amigos e a esposa.

 

     A paixão pelo naturismo foi tão grande que ele se tornou um estudioso do assunto, inclusive fazendo um trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia, para a Universidade da Amazônia, em Belém, com o título “Meio-ambiente e Naturismo, para reeducar-se em relação a si, ao próximo e à natureza”, concluída em dezembro de 2001. “O Naturismo me fez ver as pessoas de um jeito diferente, me tornou mais próximo, mais fácil de pegar amizade”, declara.

 

     Outras vocações vão surgindo também na vida de João. Presenteou o novoO quadro de autoria de João Carlos Presidente da Federação Brasileira com uma obra plástica de sua autoria, com técnica mista, de colagem e óleo. Imediatamente o presente foi pendurado na sala de maior freqüência do clube PLANAT, por Elias.  

Quer falar com João? escreva para seu e-mail: jcnat@terra.com.br

* Naturista e editor do OLHO NU

natpedro@ig.com.br

Voltar para NATPersonagens

Editorial e índice Cartas dos Leitores e NATClassificados NATURISTeen - "Naturismo: vanguarda ideológica" por Fellipe Barroso NATExperiência - "Vivendo no paraíso" por José Ricardo Garcia NATCuriosidades - "Famosos e a nudez"; "Proteção da Natureza e do meio-ambiente" por Johannes W. Ruigt e "Kuat 2003 promete" NATNovidades - "Nova diretoria da AGAL" ; "1º campeonato naturista de jogos de praia"  e "Guará-nat, nova pousada naturista no estado de São Paulo" De Olho na Mídia - "Gilberto Barros na praia naturista de Tambaba" NATEvento - "Entre nessa festa!"  por Pedro Ribeiro. Cobertura completa do evento da posse da nova diretoria NATpersonagens - "A força que vem do Norte" e "Por força de ofício..."  por Pedro Ribeiro. Acesso à pagina principal. NATVariedades - "Anedota" por Joahannes W. Ruigt e NATHumor