SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

Editorial

Cartas

NATURISTeen

NATExperiência

NATCuriosidades

NATNovidades

De Olho na Mídia

NATEvento

NATPersonagens

NATVariedades

     O dia 9 de fevereiro de 2003 vai entrar para a história do Naturismo brasileiro. Foi a primeira vez que uma nova diretoria para a Federação Brasileira foi empossada com tanta festa e esperança. O responsável por este banho de otimismo foi a eleição do novo presidente, Elias Alves Pereira, que com simpatia e maneira descontraída de falar conquistou a todos. Agora sobre ele e sua equipe pesam as responsabilidades de fazer um mandato que corresponda às expectativas de seu eleitorado para o próximo biênio (2003/2004).

     A posse foi efetivada em Brasília, não no Palácio do Planalto, mas no PLANAT, o sítio onde se reúnem os naturistas da região central do Brasil. Os detalhes dessa festa que começou no dia 7 efetivamente, você vai ler agora.

ENTRE NESSA FESTA!

Por Pedro Ribeiro*

Elias e seu netinho na piscina.     Elias Alves Pereira é um homem com seus 57 anos de idade e com sua mineirice brejeira sabe cativar as pessoas que estão à sua volta. Empenhado em fazer um bonita festa de congraçamento, não poupou esforços. Muitos dias antes da chegada dos primeiros convidados ao sítio, já estava cuidando de todos os detalhes para que tudo fosse um sucesso. Planejando a infra-estrutura para o número de pessoas que havia confirmado a ida à Brasília, cuidando da divulgação do evento na imprensa e emissoras de rádio e TV, distribuindo os convites para todos os naturistas cadastrados em todo o Brasil, Elias não parou um minuto sequer por mais de duas semanas anteriores.

 

     No dia 7, sexta-feira, quando começaram a chegar os primeiros convidados o trabalho triplicou. Pessoalmente foi receber os convidados que vinham dos mais distantes pontos do país, no aeroporto ou na rodoferroviária, ficando o dia inteiro neste vai-e-vem incansável, até porque os horários de chegada nunca coincidiam. A primeira chegada estava marcada para as 6 horas da manhã na rodoferroviária. Após pegar os convidados os levava até aonde quisessem para então mais tarde recolhê-los e levá-los para o sítio, quando este já estava em condição de recebê-los. Sempre de bom humor e falando ao celular quase uma centena de vezes, tentando solucionar problemas de última hora tais como confirmação da presença da imprensa, ou então saber porque as camisetas do evento ainda não estavam prontas ou o contrato para a filmagem que ainda não estava acertada.

 

     O Clube Naturista Planalto Central, sede da PLANAT, funciona na Fazenda do Engenho, que temVista geral da piscina e a grande casa seu acesso na BR 060, estrada que liga Brasília a Anápolis. São cerca de 40 km da praça dos Três Poderes até o sítio, mas ainda dentro do Distrito Federal. Para alcançar a região muitas cidades satélites de Brasília são deixadas para trás. A primeira vista é deslumbrante, pois é uma imensa área verde, com uma grande piscina, um campo de futebol, dois lagos e duas casas. Uma das casas possui vários quartos com diversas camas de solteiro, que funcionaram como uma espécie de albergue da juventude. Foi onde se concentrou o maior número de hóspedes que tinham direito a uma cama. Na outra casa, funciona o restaurante e mais algumas suítes com camas de casal e mais dois banheiros coletivos. Em toda área gramada é possível acampar, e foi justamente aqui que se contou o maior número de visitantes.

 

     Os empregados da fazenda não são naturistas. É uma família grande que cuida de toda a infra-estrutura e do restaurante, jovens em sua maioria. A fazenda possui alguns animais como bois, pavões, galinhas e cachorros. Em toda parte há os avisos que aquela área é naturista e que a nudez total é obrigatória. Nas entradas das casas havia estandartes com as regras internacionais do Naturismo.

O jogo de vôlei não falta     Na sexta-feira o número de hóspedes já passava de 20. À noite, muitos jogos de sinuca, truco e conversa. Já havia algumas crianças, mas nenhum adolescente. No sábado a quantidade de hóspedes já estava triplicada e muitas crianças estavam presentes. A piscina era o principal ponto de encontro e de conhecimento. Foi ali que todos começaram a sentir a importância do evento pela quantidade de “forasteiros” presentes. Havia gente das mais variadas partes do Brasil, do norte, nordeste, sul, sudeste e, como não poderia deixar de ser, a grande maioria da região centro-oeste brasileira. Ali na piscina organizavam-se o time de vôlei, os passeios pelasIniciando a trilha no meio da floresta trilhas e, em especial, os banhos na bica, que era um cano que captava água de um rio que passa por dentro da propriedade. A preocupação com a segurança, principalmente com a das crianças, fez com que Elias solicitasse ao Corpo de bombeiros do Distrito Federal dois soldados guarda-vidas para a piscina. No sábado, dois rapazes, e no domingo, um casal.

 

 A bica do rio fez grande sucesso    Os dias foram ensolarados com muito calor e um frescor nas noites. Porém o clima típico da região fazia com que vez ou outra o céu escancaradamente azul se transformasse numa massa cinzenta que se derretia em temporal, para minutos depois estar novamente azul e ensolarado.

 

     No sábado, a reportagem da REDETV esteve no local, fazendo entrevistas e filmando tudo. Passaram horas dentro da propriedade. A equipe, constituída de uma moça (a repórter), e dois rapazes (um cinegrafista e o ajudante), percorreu minuciosamente todos os locais aprazíveis, tendo o cuidado de não gravar imagens de quem não gostaria de aparecer. Cada pessoa que não quis recebeu uma fita vermelha para amarrar no pulso. Esta era a senha para não ser fotografado ou filmado. A matéria foi ao ar, em rede nacional, por volta das 21h20 e durou cerca de um minuto.

 

     No domingo, amanhecido com uma forte neblina, outra equipe da REDETV apareceu bem cedo no sítio,Entrevista ao SBT mas desta vez a matéria seria apresentada apenas na afiliada local. Fizeram novas imagens e entrevistas e prometeram voltar mais tarde quando fosse a hora real da posse da nova diretoria. Não voltaram. E o resultado do trabalho não pode ser apreciado pela maioria dos naturistas presentes, por ter sido apresentado apenas no noticiário local. Por volta das 12h outra equipe de TV. Desta vez foi uma afiliada ao SBT. A equipe fez a cobertura da posse, porém avisou que seria apenas também para o noticiário local. No entanto a matéria foi exibida em rede nacional na madrugada de segunda para terça-feira.

 

O momento da posse: Márcio Braga passa o cargo para Elias     Em solenidade pública, Elias Alves Pereira tomou posse de seu cargo de presidência da Federação Brasileira de Naturismo, no domingo, dia 9 de fevereiro, por volta das 14h. O cargo foi transmitido pelo então vice-presidente da FBrN, Márcio Ramalho Braga, que representou a presidenta Maria Luzia de Almeida. Em clima de descontração, a transmissão do cargo mereceu até o uso de gravatas por parte da nova diretoria, que fica agora assim constituída: Presidente: Elias Alves Pereira– Planat– DF; Vice-Presidente: José Mariano Silva Júnior – Sampanat – SP; 1º Secretário: Regina Célia Souza – Planat – DF; 2º Secretário: Márcio Ramalho Braga – Barra Seca – ES; 1º Tesoureiro: Waldyr Viegas de Oliveira – Planat – DF; 2º Tesoureiro: Jaime Batista Belém – Planat – DF. Esse time vai liderar o naturismo brasileiro pelos próximos dois anos. No mesmo momento foi também nomeado o novo time de conselheiros, que trabalhará nos próximos quatro anos: Presidente: Valdir de Souza e Silva – Recanto Paraíso – RJ; Conselheiros: Sérgio Kuhnner de Oliveira – Ex-Rio-NAT – RJ; Pedro Ricardo de Assis Ribeiro – Jornal Olho Nu – RJ; Maria de Lurdes Adams Soares – Massarandupió – BA; Rosângela A. Corrêa – Tambaba – PB e Affonso Alles – Galheta – SC.

 

     O novo time concretizou a primeira reunião para já tratar das principais metas a serem realizadas. EntrePrimeira reunião com a nova diretoria outras, ficou decidido que o grupo fará reuniões toda vez que forem necessárias através da Internet, em salas de bate-papo exclusivas; urgência na aprovação da Lei do deputado federal Fernando Gabeira, no Senado Federal; regularização da situação da FBrN junto à Federação Internacional de naturismo (INF); visitar todos os clubes e praias naturistas do Brasil; realizar mais um congresso naturista nacional ainda neste ano e abrir uma página na Internet. Além disso começará a ser estudado a implementação de uma sede fixa em alguma cidade brasileira, que servirá como referência e abrigará documentos e obras relativas ao Naturismo. Também planeja-se a participação da Federação no Congresso Internacional a ser realizado em outubro na Suíça.

 

A hora do soretio dos brindes, feito por uma criança     Após a solenidade, foi sorteada uma série de brindes para os presentes, trazidos pelas diversas delegações, bonés, chaveiros e exemplares do livro “Corpos Nus” de Paulo Pereira. A presença de muitas crianças abrilhantou ainda mais a festa. Foi uma festa familiar, sem dúvida. No entanto, o número de adolescentes podia ser contado nos dedos de uma das mãos. Alguns pais consultados acham que isso se deva ao fato de que nesta idade eles preferem estar em grupinhos, e na maioria das vezes naturismo não faz parte da vivência destes grupinhos.

 

     Muita paz e confraternização. Este foi o clima que rolou nos dois dias e duas noites de festividade entre os mais de 200 naturistas presentes ao evento. Elias, que conta com o apoio importantíssimo de toda sua família, que esteve presente integralmente, as três filhas, a esposa, o netinho, e os maridos das filhas, que pela primeira vez tiram a roupa em público, conta também com o apoio de quase a totalidade dos naturistas atuantes neste país. Num clima como esse, sua gestão à frente da federação tem tudo para ser vitoriosa. Parabéns.

*Naturista e editor do OLHO NU

natpedro@globo.com

Clique sobre as fotos acima para vê-las ampliadas e veja mais fotos do evento clicando aqui.

Não deixe de ler o caderno NATPersonagens.

Editorial e índice Cartas dos Leitores e NATClassificados NATURISTeen - "Naturismo: vanguarda ideológica" por Fellipe Barroso NATExperiência - "Vivendo no paraíso" por José Ricardo Garcia NATCuriosidades - "Famosos e a nudez"; "Proteção da Natureza e do meio-ambiente" por Johannes W. Ruigt e "Kuat 2003 promete" NATNovidades - "Nova diretoria da AGAL" ; "1º campeonato naturista de jogos de praia"  e "Guará-nat, nova pousada naturista no estado de São Paulo" De Olho na Mídia - "Gilberto Barros na praia naturista de Tambaba" Você já está em NATEvento NATpersonagens - "A força que vem do Norte" e "Por força de ofício..."  por Pedro Ribeiro. Acesso à pagina principal. NATVariedades - "Anedota" por Joahannes W. Ruigt e NATHumor