SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

Editorial

Cartas

NATURISTeen

NATExperiência

NATCuriosidades

NATNovidades

De Olho na Mídia

NATEvento

NATPersonagens

NATVariedades

Famosos e a nudez:

“Pintaria o diabo”

Dona Ivone Lara, primeira-dama da escola de samba Império Serrano, que adoraria desfilar nua, mas não o faz por causa de seus 80 anos.

“Deu o maior frio na barriga”

Bruno Gagliasso, ator, atualmente em “A casa das sete mulheres”, mini-série da Rede Globo de televisão, sobre a primeira vez em que ficou nu em cena.

Fonte: Revista ISTOÉ nº 1742, 19/02/2003

     Lembrando aos astros acima que se eles freqüentassem o Naturismo não teriam tais problemas, pois em nosso Movimento a idade pouco importa e a timidez ia desaparecer logo.

 

PROTEÇÃO DA NATUREZA E DO MEIO-AMBIENTE

 

Enviado por Joahannes W. Ruigt*

 

       Existe uma Carta Circular da INF ,referência 770.724 , datada de 18 de novembro de 1977 , isto quer dizer de mais de 25 anos atrás, que reza o seguinte:

 

       “ FAÇA DO SEU TERRENO DE CLUBE UMA RESERVA  NATURAL “

 

     No passado a INF e o Movimento Naturista tem ativamente tomada parte na conservação da Natureza e na preservação do Meio-ambiente. Nas várias ocasiões já foi feito. Isto resultou no tema do Congresso Naturista de 1970 em Londres onde as leituras e discussões aconteceram visando este assunto.Também foram mandadas diversas Cartas Circulares sobre este assunto na esperança de que as Federações e Clubes iriam tomar providências neste respeito.

 

     Nas certas ocasiões isto aconteceu. O INF tomou ativamente parte na ação européia contra a matança de pássaros migratórios , que  foram abatidos em grande escala nos paises mediterrâneos para servir de prato fino nas casas e restaurantes. Contudo existe um outro caminho que mais efetivamente pode alcançar um tal objetivo, que é de DECLARAR O TERRENO DO CLUBE COMO RESERVA NATURAL. Iniciativas como estas já foram adotadas por CCBN de Grã-Bretanha, e FBN da Bélgica.

 

     Por isso gostaríamos sugerir que você também entra em contato com as Autoridades do Estado e/ou Ong’s nesse respeito.

O INF aplaude a notícia desta Iniciativa e está  dando todo seu apoio.

 

 Isto pode levar a 3 conseqüências:

 

  1. Se você fizer uma Reserva Natural do seu terreno do Clube, todos os animais e plantas poderão viver e crescer sem confusão e podem ser estudados com toda calma.

 

  1. O efeito que tais medidas podem ter nos seus membros e nos filhos deles é muito favorável. Eles ficam cientes que a conservação da Natureza faz parte do Naturismo.

 

  1. O impacto que isso dá no mundo fora de tal Clube e no Naturismo em geral também é muito positivo. As Autoridades e a Imprensa como também a população vão notar os variados interesses do Movimento Naturista, tantas vezes mal entendidos. Isto poderia até eventualmente levar às exceções que estão fazendo feitas com respeito à permissão para o Naturismo em Reservas Nacionais, como foi o caso em Aquitaine na França.

 

      Assim discutam esta idéia e as medidas em detalhes com seus membros. Isto é de interesse da nossa ideal o Naturismo, mas também de interesse da Mãe Natureza que está em tão grande perigo.

    

     Texto encontrado num BULLETIN  da INF de 1996 no Arquivo da FBrN  na Colina do Sol , Taquara  RS

 

*Naturista holandês que vive na Bahia

davijan@pradonet.com.br

KUAT 2003 promete...

     Durante os meses de dezembro de 2002 e janeiro de 2003, o guaraná Kuat lançou uma campanha publicitária para uma nova imagem para a marca, que incluiu a distribuição de quatro formas diferentes das latinhas do refrigerante, trazendo nas embalagens desenhos coloridos e frases descontraídas, com a assinatura "2003 promete".

 

     Segundo o vice-presidente de marketing da Coca-Cola, Fernando Mazzarolo, “a campanha desenvolvida para Kuat mostra irreverência, ousadia e bom humor, e quer mostrar um novo conceito, inspirando vida nova, hora de rever conceitos, traçar metas mais ousadas, mudanças de comportamento e abandono de velhos hábitos”.  A lata que importa aos naturistas é de cor roxa, que dizia "Em 2003 vou viver mais próximo da natureza. Vou andar mais pelado”. É pena que a campanha já chegou ao final.

Mais informações no site: http://www.cocacolabrasil.com.br/nossasmarcas/kuat/kuat.asp

 

     E uma observação positiva. Tem-se notado o aumento do número de campanhas publicitárias usando a nudez natural como tema. O que chamo de nudez natural é aquela que a intenção não é ser erótica (não obstante toda a carga erótica que é impingida à nudez na nossa sociedade). Por exemplo, em campanhas antigas, quando havia a nudez, havia também certa malícia, ou observações através de buracos de fechadura ou de binóculos, etc. Um outro exemplo de nudez natural é esta campanha da Volkswagen.

 

 

 

Editorial e índice Cartas dos Leitores e NATClassificados NATURISTeen - "Naturismo: vanguarda ideológica" por Fellipe Barroso NATExperiência - "Vivendo no paraíso" por José Ricardo Garcia Você já está em NATCuriosidades NATNovidades - "Nova diretoria da AGAL" ; "1º campeonato naturista de jogos de praia"  e "Guará-nat, nova pousada naturista no estado de São Paulo" De Olho na Mídia - "Gilberto Barros na praia naturista de Tambaba" NATEvento - "Entre nessa festa!"  por Pedro Ribeiro. Cobertura completa do evento da posse da nova diretoria NATpersonagens - "A força que vem do Norte" e "Por força de ofício..."  por Pedro Ribeiro. Acesso à pagina principal. NATVariedades - "Anedota" por Joahannes W. Ruigt e NATHumor