SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

Editorial

Cartas

NATURISTeen

NATExperiência

NATCuriosidades

NATNovidades

De Olho na Mídia

NATEvento

NATPersonagens

NATVariedades

NATURISMO: vanguarda ideológica

Por Fellipe Barroso*

            A televisão, quando disposta a mostrar um trabalho bem feito, invade nossa casa com questões interessantes, não muito percebidas pela maioria.

 

            Seriados e novelas de época, além de muitos especiais, procuram mostrar, com fidelidade, o modo de vida na época retratada.

 

            Olhares distantes da cenografia, figurino e maneira de falar poderão perceber os padrões de comportamento que regeram a sociedade ao longo dos tempos. Pequenas atitudes, hoje extremamente comuns, já foram, no passado, violentamente castigadas.

 

            O que há de interessante nisso tudo?

 

            Notar que a civilização não consegue aprender com seus erros. Parece ser um dom do ser humano condenar tudo o que é novo. Talvez porque, para quem não interessa, o novo pode ser ameaçador, modificar os povos de tal a se tornarem incontroláveis, distantes da alienação que ainda vivemos. Ou um mero e persistente erro, que sempre acontecerá.

 

            Felizes aqueles que em seus pensamentos de vanguarda, puderam, mesmo que pagando com a vida, abrir os olhos, lenta e gradativamente, da cega massa mundial.

 

            Este é um dos papéis do naturista. Ainda vítima de preconceitos e acusações sem sentido, caminha pela linha do tempo à espera de um reconhecimento. Este, porém, só virá quando se há um consenso geral, que anda muito em falta. Desvios ideológicos atrapalham a caminhada daqueles com boa intenção, e transformam todos em “presas” fáceis para os setores mais conservadores.

 

            Não seria demais pedir conscientização e raiz naquilo que se faz. Não adianta gritar por “paz e amor”, ou “anarquia”, por exemplo, se nem se sabe o porquê destes gritos. O naturismo não foge à regra.

 

            Diariamente centenas de pessoas em todo o mundo divertem-se despidas de suas vestimentas, e grande parte destas se mostra com atitudes inenarráveis, e por que não, lamentáveis dentro dos nossos ideais.

 

            Base: é a palavra chave e mínima que se pede aos nossos irmãos. Sem uma base ideológica, as coisas perdem seus fins, e tudo não passará de uma “onda do momento”. Onda esta que pode arrebentar na areia cheia de “lixo”, ou seja, a parte que nunca interessou, e por isso a estragou, tornando-a dispensável.

 

 

            Já que o assunto é ideologia, vamos aproveitar já o ritmo de carnaval e refletir ao som deste samba-enredo. A pessoa narrada sim, era um exemplo de digno seguidor de seus ideais.

G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio

(João Carlos / Carlinhos Fiscal / Quaresma)

 

Desperta, nasceu!

Cem anos nos pampas, que herança!

Coração vermelho a palpitar

Cavaleiro da esperança!

 

Luís do proletário carleando a nação

Enfrentou adversários

Fez do verbo o seu canhão

Sonhos d “P” de coragem

Cheios de “C” de paixão

 

(bis)

Pelas trilhas dessas terras, dessas terras

Expressão de arte e guerra, não se encerra

Igualdade em seu pensar

Bolívia, Rússia, China, um exílio que ensina

Proporciona um novo lar

 

Fruto de sua batalha

Fêz-se a tropicália

No senado ascender

E a coluna vai embora

Prestes soube e fez a hora

Esperar é perceber

 

Hoje de cara pintada

Grande Rio irmanada, com imenso prazer

Tocantins se manifesta, a hora é essa

Prestes a acontecer

 

(Refrão)

Ah! Eu tô maluco, amor!

Ah! Quero reformas, já!

Ah! Quero paz e amar!

Sou Caxias, vou marchar.

 

Editorial e índice Cartas dos Leitores e NATClassificados Você já está em NATURISTeen NATExperiência - "Vivendo no paraíso" por José Ricardo Garcia NATCuriosidades - "Famosos e a nudez"; "Proteção da Natureza e do meio-ambiente" por Johannes W. Ruigt e "Kuat 2003 promete" NATNovidades - "Nova diretoria da AGAL" ; "1º campeonato naturista de jogos de praia"  e "Guará-nat, nova pousada naturista no estado de São Paulo" De Olho na Mídia - "Gilberto Barros na praia naturista de Tambaba" NATEvento - "Entre nessa festa!"  por Pedro Ribeiro. Cobertura completa do evento da posse da nova diretoria NATpersonagens - "A força que vem do Norte" e "Por força de ofício..."  por Pedro Ribeiro. Acesso à pagina principal. NATVariedades - "Anedota" por Joahannes W. Ruigt e NATHumor