SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

Editorial

Cartas

NATURISTeen

NATExperiência

NATCuriosidades

NATNovidades

De Olho na Mídia

NATEvento

NATPersonagens

NATVariedades

     No dia 25 de janeiro de 2003, a Rede Bandeirantes de Televisão exibiu uma reportagem sobre a praia de Tambaba, no litoral da Paraíba. A matéria foi ao ar durante o programa chamado “Sabadaço”, com apresentação de Gilberto Barros, mais conhecido como Leão. O total do que foi exibido sobre o Naturismo durou cerca de 16 minutos com muitas imagens e alguns depoimentos. OLHO NU conferiu a reportagem e conta tudo o que aconteceu de mais importante. E no final uma crítica a respeito do que foi mostrado.

GILBERTO BARROS NA PRAIA NATURISTA DE TAMBABA

Por Pedro Ribeiro*

     A reportagem começa com Leão fazendo a apresentação aos telespectadores e localizando geograficamente o local. Primeiramente mostra a pequena praia que vem antes da entrada para a praia de Naturismo e informa que se trata de uma área livre, aberta ao público, e, em seguida dirigindo-se ao acesso ao outro lado diz “aqui começa o portal proibido”. Entrevista o rapaz que está na entrada e que faz papel de segurança e orientador, o qual informa que só pode entrar casais, e homens sozinhos jamais são permitidos. Leão lê a placa instalada na entrada com as regras do Naturismo e invade o lado do Naturismo, sem, contudo, tirar qualquer peça de roupa, nem sequer os sapatos.

 

     Logo aparece no vídeo Rosângela A. Corrêa, a atual presidente da SONATA (Sociedade Naturista de Tambaba), que serve como anfitriã ao Leão. Rosângela informa que todos os visitantes devem praticar o Naturismo, portanto a nudez deve ser total, top less também não é aceito, e devem seguir o Código de Ética Naturista.

     Rosângela: - Foi uma experiência que vi em Tambaba, vi no Naturismo, quem tira a roupa da primeira vez, a sensação é tão boa... é uma máscara que cai, é uma filosofia de vida, é o respeito.

     Leão: - Quem fez você tirar a roupa pela primeira vez?

     Rosângela: - Foi um guia, conheci em Tambaba... Cheguei na Paraíba com um guia. Cheguei em Tambaba, eu com minha mãe... tirar a roupa... e tirei “na maior”... gostei. Vi o respeito. Me aceitei. Comecei a me amar mais... me aceitar do jeito que eu sou... minha barriguinha...

     Leão: - Você e sua mãe?!

     Rosângela: - Eu e minha mãe!

     Leão: - E a tua mãe?

     Rosângela: - Também. Até hoje ela freqüenta Tambaba. Ela com meus filhos, e Tambaba é nossa praia.

 

     Os próximos entrevistados por Leão foram o programador de computadores e evangélico Nealcir Rones de Souza e Alexandre de Albuquerque, estudante de Relações Internacionais: “Não vejo nenhuma conotação sexual no Naturismo. Talvez você encontre mais sexo em Ipanema do que aqui. Sexo nada, nada. É normal pensarem isso, porque associam a nudez ao sexo. Mas a partir do momento que a pessoa tira a roupa e está aqui na praia, desmistifica tudo. Cai essa barreira, caem esses conceitos”.

 

     Voltando a Rosângela, declara: “A curiosidade é normal – mas tem que ser um curioso que nos respeite, que aceite nossa filosofia. O Naturismo não é para ser visto, é para ser praticado. – Nós não estamos numa jaula, num zoológico para sermos observados por pessoas. As pessoas são educadas para tirar a roupa para fazer amor escondidinho no quarto, para tomar banho . Então isso elas têm que aprender, que é uma filosofia de vida e que Naturismo não é só ficar nu. É o respeito pela natureza, pelo próximo e por você mesmo.

 

     A gente não fica observando se o pênis do homem é grande ou pequeno, se a mulher tem barriga, se tem peito caído...

 

     Leão: - É proibido entrar homem sozinho?

     Rosângela: - É. Na maioria das áreas naturistas do Brasil é proibido o homem entrar desacompanhado de mulher. É impossível o homem não ter uma amiga, uma namorada, mãe, tia, filha, que venha à praia.

 

     Em outro momento, Rosângela: - É claro que à noite, temos um ventinho e a gente se protege. Existe a diferença entre se proteger e se esconder.

 

     Continuando sua peregrinação pela praia, Leão encontra a professora Rose Barbosa.

     Leão: - Há quanto tempo a senhora é naturista?

     Rose: - Acho que uns 11 anos.

     Leão: - Da onde?

     Rose: - João Pessoa.

     Leão: - E dá aula em João Pessoa? E qual sua relação com seus alunos e seus colegas? Eles sabem que a senhora é naturista?

     Rose: - Alguns alunos sabem. Os colegas, todos sabem... os diretores...

     Leão: - E como é o comportamento deles em relação à senhora?

     Rose: - Olha, quando é a primeira vez que eles sabem, alguns ficam assim, dão um risinho e tal. Mas aí eu explico o que é o Naturismo e as pessoas entendem. Acho que a partir do momento que você tem argumentos, que você sabe o que é a filosofia do Naturismo, a coisa fica mais fácil. As pessoas aceitam. Você se amando toda a sua vida se torna mais fácil, sua vida afetiva, pessoal, profissional.

 

     Em seguida, Leão faz entrevistas com um casal de jovens, Paulo Silva do Piauí e Nilza Costa da Paraíba, namorados há três anos. E fica impressionado com a convicção da dupla em relação ao Naturismo, principalmente com ele que declara que é a primeira vez que fica nu numa praia naturista. A moça já é praticante há três anos. Depois com um rapaz aparentemente sozinho na área, de nome Paulo rocha, estudante, e finalmente entrevista também o dono da pousada e restaurante de Tambaba, José Cleber Pinto.

 

     A reportagem entremeou as entrevistas com imagens de pessoas na praia, jogando vôlei, mergulhando, tomando sol ou simplesmente andando.

 

Comentários e críticas:

     Considero a reportagem em questão a mais natural já realizada para a televisão. Não houve imagens apelativas do tipo que deslizam câmeras pelo corpo das pessoas de maneira erótica e muitas vezes grosseira. As respostas dos entrevistados foram ótimas, com destaque especial às dadas pela Presidente da Sonata, que representou muito bem o Naturismo. Porém falta ainda criatividade por parte dos entrevistadores, que acabam caindo na mesmice das perguntas de sempre.

 

     No entanto, não concordo com que as imagens das partes genitais dos corpos das pessoas precisem ser digitalizadas para não serem mostradas. O pênis e a vulva fazem parte da anatomia humana e são naturalmente visíveis, aliás como em todos os mamíferos. Ocultar estas partes significa justamente desprezar a filosofia naturista que prega a aceitação integral do corpo humano e pode levar a crer, aos menos esclarecidos, que a nudez dos órgãos sexuais é errada. Sei que o Brasil tem até um comportamento mais liberal quanto a exibição do corpo humano na televisão, em alguns outros países seriam escondidas nádegas e seios também. Em todo o caso, penso que quando a reportagem fosse sobre áreas naturistas não deveria haver este tipo de censura nos programas, nem quando fossem exibidos em horários diurnos (como foi o caso).

     De qualquer forma parabenizo à equipe do programa Sabadaço, e ao apresentador Gilberto Barros por terem respeitado em seus enfoques os naturistas e o Naturismo.

 

*Naturista e conselheiro da FBrN

natpedro@ig.com.br

     Todas as fotos acima forma tiradas diretamente da televisão, do programa em questão. Você poderá vê-las ampliadas clicando sobre cada uma. Clique também sobre as miniaturas abaixo para ver mais fotos da reportagem.

Editorial e índice Cartas dos Leitores e NATClassificados NATURISTeen - "Naturismo: vanguarda ideológica" por Fellipe Barroso NATExperiência - "Vivendo no paraíso" por José Ricardo Garcia NATCuriosidades - "Famosos e a nudez"; "Proteção da Natureza e do meio-ambiente" por Johannes W. Ruigt e "Kuat 2003 promete" NATNovidades - "Nova diretoria da AGAL" ; "1º campeonato naturista de jogos de praia"  e "Guará-nat, nova pousada naturista no estado de São Paulo" Você já está em De Olho na Mídia NATEvento - "Entre nessa festa!"  por Pedro Ribeiro. Cobertura completa do evento da posse da nova diretoria NATpersonagens - "A força que vem do Norte" e "Por força de ofício..."  por Pedro Ribeiro. Acesso à pagina principal. NATVariedades - "Anedota" por Joahannes W. Ruigt e NATHumor