') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°231 - Fevereiro de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

Falta menos de um mês para a realização do primeiro encontro latino americano realizado pela recém formada CLANUD - Confederação Latino-Americana de Nudismo. O VIII ELAN será realizado na cidade de Quito no Equador e pretende reunir as lideranças do movimento naturista de toda América Latina. A importância deste evento se traduz pela possibilidade de despertar o Naturismo ainda incipiente na quase totalidade dos países dessa região do planeta. Será apenas um final de semana, mas há a possibilidade de ficar mais tempo no país desfrutando de suas belezas naturais em outras regiões. Os pacotes turísticos  apresentados pela organização do evento são muito atraentes. Informe-se mais em VIII ELAN.

 

Fevereiro é o mês do carnaval, com, muita folia e brincadeira por todo o Brasil. Mas também é o mês que se comemora o nascimento de Luz del Fuego, a patrona do Naturismo Brasileiro. Em homenagem a ela, no dia 21 de fevereiro comemora-se o DIA NACIONAL DO NATURISMO. E  os Naturistas do Espírito Santo lembram a data na praia de Barra Seca.

 

Saiba porque o Dia Nacional do Naturismo se comemora no dia 21 de fevereiro e porque Luz del Fuego é a patrona do Naturismo brasileiro. Em NATHistória. Na mesma seção descubra o livro "O natural e o nu" da pesquisadora Mayara Pavanato, disponível para download gratuitamente.

 

Leia também a NATHomenagem que Jorge Bandeira presta à Luz del Fuego nos seus centro e três anos de nascimento.

 

O carnaval não se esqueceu do naturismo nem de sua precursora brasileira Luz del Fuego. A escola de samba capixaba Chega Mais fez desfile na avenida em Vitória com o nome da vedete como enredo. Alguns naturistas se travestiram de sambistas e foram prestigiar a apresentação. Em Naturismo e Sociedade.  

 

Paulo Pereira está de volta ao Jornal OLHO Nu com mais um artigo para reflexão. Desta vez a percepção da nudez pelo ser humano, a sua própria e a do próximo. Afinal todos nascemos nus, então "não existe, na verdade, outro nu além daquele que se percebe nu. Por definição, tanto bíblica como do bom senso, não há nudez na natureza. O ser humano se faz o mais vestido e o mais nu dos animais”... Está nu, portanto, quem se percebe nu. Em NATArtigo.

 

Paula Silveira está exercendo o cargo de presidente do SPNat. A AMANAT elege nova diretoria para gerir a praia de Massarandupió, na Bahia. Também foi eleita a nova diretoria da Ecovila da Mata, o condomínio naturista do Norte da Bahia, bem próximo à praia de Massrandupió. Veja em NATNotícias.

 

É também em Massarandupió que começa uma nova NATLuta, pela criação do Monumento Natural das Dunas de Massarandupió, que visa proteger a região da especulação imobiliária.

 

A Federação Internacional de Naturismo convida os naturistas do mundo inteiro a interagirem em seu novo blog, com muitos textos e opiniões. Também convida naturistas jovens para participarem do Rally de Primavera em cidade holandesa em maio próximo. E ainda. a edição de fevereiro do boletim FOCUS, com destaque para a História do naturismo mundial. Em Notícias da FBrN.

 

O verão está em seu pleno curso, com muitas chuvas, é verdade, mas também muito calor. As praias naturistas esperam por sua visita. OLHO NU dá as dicas de como chegar a uma delas, a praia de Barra Seca, no Espírito Santo. Em NATVerão.

 

No primeiro dia de fevereiro, a Playa Luna, no Chile, festeja 20 anos de criação. Em meados de fevereiro a Florida, nos Estados Unidos, será o cenário para o Festival de meio-inverno de naturismo. E em maio, também no México, na Costa Esmeralda, encontro da Federação Mexicana de Nudismo. Veja em NATInternacional.

 

Glacy Machado é velha conhecida do Naturismo brasileiro. Cria da Colina do Sol, o condomínio naturista do sul do país, é extremamente atuante nos movimentos naturistas pelo Brasil e pelo mundo, é mais uma vez assunto de mídia não naturista. A mais recente matéria a seu respeito foi no blog Quanto Custa Viajar, que não autorizou a reprodução da matéria pelo jornal OLHO NU. Mas como o assunto nos interessa, e muito, aqui está o link para quem quiser saber mais deste ícone do naturismo brasileiro. Em De Olho na Mídia.

 

O blog dos naturistas belgas Nick e Lins fez uma seleção de oito outros blogs que, semelhante ao deles, falam sobre viagens a locais naturistas ao redor do  mundo, no modo mochileiro. Entre os citados está um único blog brasileiro OS NATURISTAS. Confira este e todos os demais Em MídiaNAT.

 

Em 2020, duas opções para vivência tribal na Amazônia, uma no Pará e outra no Amazonas.

 

Uma semana antes do carnaval o NATVale promove a NATFolla. Durante o carnaval a Colina do Sol faz folia. Logo depois do carnaval, o Ecoparque da Mata faz um Baile à Fantasia.  O Graúna faz seu primeiro encontro têxtil de 2020. No último dia de fevereiro  a ANAbricó festeja os aniversários do 1º bimestre. Em março, o SPNAT relembra o carnaval com o Baile de Máscaras.

 

SPNAT, NATCop, PlaNAT, Graúna, GNM, Ecoparque da Mata, NATes, NATVale, NU-RN, SONATA, Clube Rincão naturista e ANAbricó já têm prontos seus calendários de atividades para o ano de 2020. 

 

Todo último domingo do mês no Ecoparque da Mata, lá na Bahia, tem Feira da Mata onde você vai encontrar produtos orgânicos, arte e artesanato indígena e muito mais. E mais. O Ecoparque está passando uma rifa para ajudar a Conclusão do Centro Cultural na Aldeia Kariri Xocó.

 

Para quem gosta de atividades naturistas com um viés alternativo, o grupo NATZen, não filiado à FBrN  faz diversos eventos indoor na cidade de São Paulo, com muita Yoga e meditação. E um outro evento durante o carnaval deste ano, traz encontro que mescala nudez e religiosidade. Em NATAlternativo. Também há eventos de entidades não filiadas à FBrN em NATRegistro: Aniversário do Mirante do Paraíso, Encontro na Freguesia do Ó e Happy Hour Nu in Rio, reservas abertas.

 

E na seção NATClassificados naturista paulista procura amizade com mulheres naturistas.

 

E já está anunciado. O Nono Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, em Manaus, em outubro. Em IX ENNN.

 

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de Março.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.