') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°222 - Maio de 2019 - Ano XIX

Anuncie aqui

Maio, no Brasil, é o mês das mães e também o mês das noivas. Não há como não se emocionar quando vemos uma mãe com sua criança numa área naturista, bem à vontade e feliz. Essa imagem é o símbolo preferido do Naturismo. O jornal OLHO NU saúda a todas as mães em geral, e, em especial, as mães naturistas de todo o Brasil que, muito mais que enfeitar a filosofia, a engrandecem. E a noiva, condição em geral da mulher antes de ser mãe, terá um exemplo de noiva naturista neste mês, no casamento que será realizado durante o evento do grupo Nós Naturistas no final do mês.

 

Veja o que você encontrará nesta edição do jornal OLHO NU.

 

O Clube Naturista Planalto Central, o PlaNAT, comemorou 24 anos de fundação com muita alegria e cheio de novidades. Como parte das festividades promoveu o plantio de 50 mudas de várias espécies de árvores que vão ajudar a reflorestar a imensa propriedade naturista, não à toa conhecida como Paraíso das Cascatas. Veja em NATEvento.

 

Nick e Lins, um casal belga de naturistas viajantes, com aproximadamente 30 anos de idade, contam suas aventuras em um blog muito interessante. Fizeram uma tournée pelo Brasil, revelando tudo nas suas páginas na Internet. A parte da viagem quando visitaram diversas áreas naturistas brasileiras, desde o Rio Grande do Sul até o Amazonas, está descrita na íntegra e em português, em NATTurismo. É imperdível, por termos a chance de conhecer o ponto de vista de pessoas estrangeiras sobre o Naturismo brasileiro, em relato sincero e vibrante.

 

Outro relato sincero é de um amante da praia de Tambaba, que esteve no local há poucos dias e apresenta sua visão de como encontrou a mais famosa praia de nudismo do Nordeste, quiçá do Brasil, mostrando seus problemas e sugerindo soluções. Em NATOpinião.

 

Matéria do site BBC Brasil apresenta uma grande reportagem sobre o inédito casamento católico naturista que ocorrerá no dia 25 de maio, em um sítio no município de Igaratá, interior de São Paulo, no meio de um evento organizado pelo grupo Nós Naturistas. Oficializam a união um casal naturista já há bastante tempo. Em De Olho na Mídia.

 

Cada vez mais no Brasil surgem espaços alternativos que usam o nudismo naturista como uma das qualidades de seus eventos e encontros. Alguns naturistas filiados à Federação Brasileira de Naturismo têm visitado alguns locais e sugeriram matérias. Então conheça o Morada Terra Viva, um camping em Monteiro Lobato, interior de São Paulo, cujos organizadores têm uma visão holística do mundo e oferecem alimentação vegetariana e vegana. Em NATAlternativo. Também há espaços naturistas que oferecem cursos e eventos alternativos em suas áreas. É o caso do Ecoparque da Mata que ministra o curso "Agricultura e design regenerativo". É para participar. 

 

Nós já sabemos, mas não custa lembrar, que a luta pela afirmação do naturismo é constante e muitas vezes inglória. Mas quebrando tradições, chegou uma notícia boa, embora antiga, de que a prefeitura de São Mateus, no Espírito Santo, vai fazer (ou já está fazendo) uma série de melhoramentos na praia naturista de Barra Seca. Leia a notícia publicada pela imprensa local em NATLuta.

 

Já está marcada a data para a realização do VIII Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, na praia de Tambaba, em setembro. Leia também que Miguel Calmon, fundador do naturismo na Bahia, teve as cinzas de seu corpo lançadas no mar e no rio da praia das Dunas, em Massarandupió, em cerimônia intimista. Também na seção NATNotícias leia que a AGAL (Associação dos Amigos da Praia da Galheta) está reativada.

 

Em MidiaNAT, o portal Os naturistas apresenta o vídeo da Festa do Avesso do SPNAT, realizada na primeira semana de maio. E o próprio Naturistas da Grande São Paulo apresentam a vigésima sexta edição de seu boletim informativo Naturalmente, que traz a cobertura completa do evento realizado no final de março. Acesse a edição de Primavera da BN Magazine, da Federação Britânica de Naturismo. Leia a nova edição da revista eletrônica NUDELOT, produzida na Argentina com artigos de muito interesse ao naturistas.

 

Navegando pelo YouTube o naturista poderá encontrar vários canais de interesse. Um deles é o de Betty Vieira que apresenta várias entrevistas interessantes com personagens atuais do mundo naturista. Nesta edição uma entrevista com Pedro Ribeiro sobre a praia do Abricó. Um outro canal é de um naturista do NATCop que dá sua visão sobre o Naturismo; Um outro canal do "Fatos Desconhecidos" apresenta vídeos com os mais diversos temas. Um deles é o Naturismo. Veja o vídeo com o título "6 curiosidades das praias de nudismo". Em NATNavegando.

 

A Federação Brasileira de Naturismo começou pelo norte da Bahia a visita oficial que fará a todas as entidades naturistas filiadas, quando ouvirá sugestões e opiniões sobre a administração e cobrará quitação das tarefas administrativas por parte das entidades, na semana seguinte foi a vez das entidades do estado da Paraíba. Na mesma seção leia que a Federação Internacional de Naturismo disponibiliza para leitura  a edição de abril do boletim oficial FOCUS. Leia também que o primeiro cruzeiro naturista do Brasil teve que ser adiado. Em Notícias da FBrN

 

Um grupo de associados naturistas de Abricó fizeram uma viagem conjunta para visitar a Vila de Massarandupió, no norte da Bahia, onde está localizada a praia das Dunas, a única praia naturista do estado. Os doze amigos viveram seis dias de intensas atividades. Em NATAsssociações.

 

Já não é mais novidade. O SPNAT lançou uma loja virtual para vender bonés, camisetas e outros produtos com seu logotipo. Em NATNovidades.

 

São Paulo e Rio de Janeiro organizaram, em cada cidade, as Pedaladas Peladas. Olho Nu acompanhou a pedalada carioca desde a concentração na Cinelândia, no centro do Rio, até o término na Praia Vermelha, em uma festa que faltou pouco para ser considerada naturista. Em Nudez & Sociedade

 

Portugal consegue liberar mais uma praia para a prática do Naturismo; Quito, no Equador, será a cidade sede do próximo Encontro Latino Americano de Naturismo, em 2020. Participe. E para outubro de 2019 já está marcada a próxima edição do Encontro de gala da natação em Paris. Os brasileiros estão convidados. Em NATInternacional.

 

O NATVale, o SPNAT, o GNM, o GNC e a NATES divulgam seus calendários de atividades para ano de 2019. Para junho há festa juninas marcadas para várias associações: O Graúna se encontra na primeira semana de junho. O SPNAT logo no início do mês. O NATCop também faz seu encontro junino. Barra Seca convida para a festa junina que promove para os moradores da região. Também o NATVale  e o Grupo Naturismo Capixaba promovem festas juninas em seu espaços. A ANAbricó faz a Festa do Milho. E para o ainda longínquo agosto, o Grupo naturista Mineiro já marcou sua festa junina também. Ainda sem data marcada o NIP anuncia mais um evento em piscina urbana.

 

A Colina do Sol está vendendo rifas de um terreno dentro da propriedade, por apenas R$ 50,00.

 

No final de maio, há outro encontro naturista em um bar no Rio de Janeiro. A partir do dia 1 de maio, que tal passar um final de semana naturista na Ilha Grande? E aproveite para conhecer a praia do Pinho levado por uma empresa de turismo. Em junho prepare-se para praticar o naturismo no Pará. Para julho de 2019 se programe para participar de Vivência NATTribal numa aldeia indígena verdadeira. Em outubro uma experiência inédita, passeando de barco naturista pelos rios da Amazônia. Em novembro já há programa visitar a praia naturista de Barra Seca. Os grupos que promovem estes encontros não são federados à FBrN. O Recanto Paraíso divulga agenda para encontros naturistas durante o ano.

 

E prepare-se. Vem aí o 12º Tambaba Open de Surf Naturista. Em setembro.

 

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de Junho.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2019
Todos os direitos reservados.