') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°222 - Maio de 2019 - Ano XIX

Anuncie aqui

PlaNAT - 24 anos de Naturismo no Planalto Central

 

A belíssima propriedade, sede do Clube Naturista do planalto central, o PlaNAT, foi a paisagem deslumbrante para a comemoração do vigésimo quarto aniversário da tradicional associação naturista brasileira. Associados do clube e visitantes vindos de várias partes do Brasil fizeram um evento magnífico num final de semana ensolarado, com frio noturno e calor abrasador durante o dia.

 

Além das atrações normais do espaço conhecido como Paraíso das Cascatas, tais como as cascatas que nomeiam o local, o lago, as piscinas e a sauna a organização do evento preparou outras que ajudaram ainda mais na confraternização e no ajuntamento de todos os presentes, entre eles o presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Pedro Ribeiro, que se somou às sessenta e seis pessoas nos dois dias de festa.

 

No sábado pela manhã o povo fez a tradicional caminhada pela trilha que leva até a cascata do lago. Da trilha se avista boa parte da imensa propriedade de Elias Pereira, presidente do PlaNAT. Após o almoço, que foi regado a vários sorteios de brindes, houve o bingo em benefício da Federação Brasileira de Naturismo, que conseguiu arrecadar R$ 500,00 para ajudar a instituição a quitar uma dívida com o imposto de renda.

 

img; Irene Mota

A equipe vencedora da gincana comemora a vitória

Logo após, uma pequena gincana movimentou a festa. Dois grupos competiram em busca de medalhas como premiação. As divertidas provas começaram com uma caça ao tesouro, onde tiveram que decifrar charadas matemáticas para ir avançando nas pistas que levaram ao grande tesouro escondido: duas caixas de bombons de chocolate. As três provas seguintes foram mais físicas: travessia de obstáculos às cegas; trenzinho cego e acerte o balde com o balão cheio de água.

 

Após o jantar uma dupla de cantores contratados para animar a festa fez muitos cantarem e dançarem. O embalo cantado pelo vocalista Dom Juan continuou na beira da piscina, numa noite fria porém enluarada, ao redor de uma fogueira acesa especialmente para aquecer os ânimos. O bate papo durou até as 2 da manhã. Apesar do frio houve alguns (e algumas) corajosos que enfrentaram as águas gélidas da piscina sob a lua cheia.

 

O domingo amanheceu com neblina, mas logo o sol quente rompeu a barreira e já no final do café da manhã já iluminava e esquentava com força os naturistas.

 

Neste momento ocorreu o ponto máximo do evento. O plantio de 50 mudas de árvores diversas nas terras da propriedade, no intuito de reflorestar o local. Os naturistas voluntários se dirigiram ao ponto escolhido, receberam uma muda cada um, fizeram a escavação e plantaram aquilo que em breve vingarão como árvores frondosas e trarão sombra e frutos. Foram momentos muito interativos e emocionantes.

 

 

 

 

Logo após, a diretoria do PlaNAT se reuniu com a diretoria da FBrN virtualmente, antes do almoço.

 

Durante o almoço, mais sorteios de brindes. E não muito depois o último momento da grande festa. Todos reunidos em volta do bolo de aniversário para homenagear a associação, não sem antes haver os discursos de agradecimentos de Elias Pereira e de Pedro Ribeiro, que ressaltou a importância de se associar às diversas associações naturistas brasileiras e de adquirir os cartões INF com o selo do ano vigente. Também foi lembrada da importância de participar dos eventos oficiais da federação, como o Encontro naturista Norte-Nordeste deste ano, na Paraíba e do Encontro Latino Americano do próximo ano, em Quito no Equador.

 

(enviado em 22/05/19 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2019
Todos os direitos reservados.