') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°222 - Maio de 2019 - Ano XIX

Anuncie aqui

Nudismo no Brasil: uma visão geral completa

por Nick e Lins*

22 de abril de 2019

Traduzido do blog Naked Wanderings

 

Todo mundo parece ter uma opinião sobre o Brasil e nem sempre é sobre futebol. Quando se trata de nudismo neste enorme país sul-americano, as ideias tendem a ser muito diferentes. De um lado estão aqueles que acreditam que cada passo, cada movimento ou tudo o que o brasileiro faz tem um tom sexual. Que é um país que só respira sexo e onde a nudez não sexual nunca poderia acontecer. Em outro lado, estão aqueles que pensam que todas as outras praias do Brasil são uma praia de nudismo.

 

Bem, passamos três meses procurando as melhores possibilidades sobre o nudismo no Brasil e podemos dizer que os dois lados estão errados. Se você quer saber a verdade sobre o que é possível para os naturistas neste país impressionante, leia mais.

 

Sobre o nudismo no Brasil

 

De início, vamos lhe dar algumas informações básicas sobre naturismo no Brasil. Primeiro, nós mergulhamos de cabeça  (que é a nossa maneira favorita) e nos deparamos com algumas dificuldades. Mas, de algumas coisas é melhor saber antecipadamente. Confie em nós.
 

Enquanto na Europa e nos EUA as federações, organizações e associações naturistas estão perdendo poder, elas ainda são uma grande coisa no Brasil. Quão desorganizado este país às vezes nos pareceu, o naturismo é bem decentemente organizado.

 

Falaremos sobre a organização mais adiante neste artigo, mas saibam: se você não é brasileiro, provavelmente nunca descobrirá como as coisas realmente funcionam. Talvez nem mesmo se você é brasileiro. A boa notícia é que você não precisa. Podemos dar-lhe as informações necessárias para ter ótimas férias nuas no Brasil sem ter que enfrentar as dificuldades do sistema.

 

Mais de uma vez pensamos que “é exatamente isso que as federações ocidentais sonham…”

Se você está viajando da Europa, dos EUA, do Canadá ou de qualquer outro país com uma longa história de naturismo, a dica mais importante que podemos lhe dar é esquecer o que você sabe. Embora a filosofia naturista no Brasil seja realmente apenas uma cópia das declarações do INF-FNI, o estilo de vida naturista ainda é bastante novo neste país. A FBrN, a Federação Naturista Brasileira, por exemplo, só existe desde 1988. A vantagem de uma federação tão jovem é que eles não adquiriram o pesado histórico de naturismo que vivenciamos com frequência no ocidente. Ficamos surpresos com a quantidade de jovens, mulheres e famílias que se dedicam ao naturismo neste país. O naturismo no Brasil também não é um mundo exclusivamente para  brancos e a questão sobre o homem solteiro (ou pelo menos medidas contra essa questão) não é um problema como em muitos outros países.

 

Associações e federações naturistas no Brasil

 

Como dissemos antes, todo o sistema pode fazer todo o sentido para um brasileiro, mas para nós foi um labirinto em que ficávamos presos com mais frequência. Por sorte, fizemos amigos ao longo do caminho que tentaram nos explicar como as coisas funcionam e o que você lerá abaixo é o que entendemos a partir disso. Basta lembrar que nosso português não é perfeito e que nos perdemos na tradução de tempos em tempos.

 

A principal organização é, naturalmente, a FBrN, a Federação Brasileira de Naturismo, que abrange o naturismo em todo o Brasil. Mas este país é enorme e as distâncias são infinitas. Encontros nacionais ocorrem, mas os eventos mais comuns são organizados por associações ou clubes.

 

O Naturismo é praticado oficialmente em 10 dos 26 estados do Brasil. Cada um desses 10 estados tem uma ou mais associações. No total, são 13 desses. Depois, há também 8 praias oficiais de nudismo (das quais visitamos 6) que são de certa forma controladas por uma associação.

 

Então começa a ficar difícil (já não era? Não, certamente não).

 

Há clubes, resorts, campings, pousadas e quem sabe quais outros tipos de instalações naturistas. Às vezes um clube também é um resort, às vezes um resort não tem nada a ver com a associação inteira ou mesmo com a federação nacional, às vezes parte de um resort é administrada por um clube e a outra parte é gerenciada por empresas privadas e provavelmente encontraremos outros casos. bem.

 

Muito confuso, mas você só precisa saber disso: para as suas férias nuas, isso não importa muito. Porém, se você é um blogueiro tentando escrever um artigo decente sobre naturismo no Brasil, é um grande problema.

 

Resorts naturistas e praias de nudismo no Brasil

 

Embora, por alguma razão, haja pessoas que acham que a nudez é permitida em praticamente todas as praias do Brasil, esse certamente não é verdadeiro. Tentamos visitar o maior número possível de lugares naturistas no país e acreditamos que podemos dizer com orgulho que fizemos um trabalho decente.

 

Para sua conveniência, nós os organizaremos por estado, indo do sul para o norte.

 

Nudismo no Rio Grande do Sul

 

Colina do Sol Naturist Resort no Brasil

 

Resort naturista Colina do Sol

Dizem que a Colina do Sol é o primeiro resort naturista no Brasil que não está em uma praia. É um ambiente natural maravilhoso de 64 hectares com vários lagos, duas piscinas, instalações esportivas e muita natureza para aproveitar e passear. O resort também tem uma mercearia e um restaurante.

 

A Colina do Sol está localizada nas maravilhosas colinas ao redor de Porto Alegre, que é a capital do Rio Grande do Sul e também a localização do aeroporto mais próximo. Existem vários tipos de alojamento que vão desde uma casa de hóspedes básica até aluguer de bungalows ou quartos de hotel.
 

Clique aqui para nossa revisão especificamente sobre a Colina do Sol

Clique aqui para reservar sua acomodação diretamente na Colina do Sol.

 

Nudismo em Santa Catarina
 

Praia de nudismo de Pedras Altas no Brasil

 

Praia de nudismo de Pedras Altas

Há muito pouca informação sobre essa praia de nudismo localizada a uma hora ao sul de Florianópolis. Nenhum dos nossos contatos nos contou sobre isso. Nós apenas de alguma forma tropeçamos nela enquanto buscávamos oportunidades naturistas on-line no estado de Santa Catarina e achamos que deveríamos tentar. Talvez tenha sido porque fomos lá sem nenhuma expectativa, mas o que encontramos foi uma bela e pequena praia de nudismo, talvez com 50 metros de largura, com um belo mar verde-azulado e calmo.

 

Ainda mais surpreendente é que há também um pequeno acampamento ao lado da praia, outra coisa de que não ouvimos falar. Honestamente, não temos ideia de como as reservas neste acampamento precisam ser feitas, talvez sejam apenas membros ou talvez você precise apenas aparecer.
 

De qualquer forma, Pedras Altas certamente vale uma viagem de um dia se você estiver na área. A praia de nudismo não tem instalações, mas há um bar com preços razoáveis ​​na parte têxtil da praia, onde você pode comprar bebidas e trazê-las para a parte nua. Você também pode usar os banheiros neste bar.

 

Quando estávamos lá, apenas um punhado de outras pessoas estavam na praia de nudismo, todas nuas.

 

Clique aqui para alojamento perto de Pedras Altas.

 

Praia de nudismo na Praia de Galheta

 

Praia de Galheta é a única praia de nudismo na ilha de Santa Catarina, onde também está localizada Florianópolis. Há duas maneiras de chegar a esta praia de nudismo. Ou você entra pela praia Mole e quando se depara com o mar você caminha para a esquerda até encontrar um caminho através das rochas. Siga este caminho até o fim e você está na Praia da Galheta. O outro caminho é através de uma trilha longa, íngreme e exaustiva indo de Barra de Lagoa. A menos que você goste de uma boa caminhada antes de relaxar na praia, não recomendamos isso.

 

Em ambas as vezes que visitamos a Praia da Galheta, a grande maioria (digamos, cerca de 85%) eram têxteis. Os nudistas estavam espalhados por este trecho de 1 km de praia, mas a maioria parecia escolher um lugar no outro extremo, tão longe do caminho para a praia Mole. Infelizmente também achamos que descobrimos o porquê. Na entrada da praia, alguns homens gostam de ficar por perto, o que nos fez sentir muito desconfortáveis, não apenas por seus olhares constantes, mas também pelo modo como eles se tocam. De qualquer forma, o extremo é um lugar muito melhor para ficar nu. Em algum lugar perto de um dos dois bares de praia também funciona bem.

 

Clique aqui para alojamento perto da Praia da Galheta.

 

Praia do Nudismo Praia do Pinho no Brasil

 

Praia de Nudismo Praia do Pinho e Resort

A joia da coroa do naturismo em Santa Catarina é certamente a Praia do Pinho. Um maravilhoso trecho de praia de nudismo com seu próprio acampamento naturista e pousada.

 

Como esta praia é controlada pelo camping, as regras são muito mais seguidas do que, por exemplo, na Praia da Galheta. A nudez é obrigatória e tirar fotos de outros naturistas é estritamente proibido. A equipe controla a praia e o mesmo fazem os salva-vidas.

 

O acampamento tem cerca de 200 vagas para barracas, uma cozinha e um bloco de chuveiro / WC. A pousada tem vários quartos agradáveis ​​em diferentes categorias de preço. Há também acomodações tipo bangalô.

 

A Praia do Pinho possui dois bares e restaurantes, o bar da praia é significativamente mais caro que o outro.
 

Clique aqui para nossa revisão especificamente sobre a Praia do Pinho

Clique aqui para reservar diretamente.

 

Nudismo em São Paulo

 

Rincão Clube Naturista resort naturista no Brasil

 

Rincão Clube Naturista resort naturista

Enquanto em São Paulo há várias associações naturistas, achamos surpreendente que o estado tenha apenas um resort naturista. E um bastante desconhecido também. Mas que beleza!

 

O Rincão Clube Naturista pode não ter uma praia como a Praia do Pinho ou o tamanho da Colina do Sol, mas é um maravilhoso oásis de tranquilidade nas serras de Guaratinguetá. Entre a cidade de São Paulo e o Rio de Janeiro. Há uma área de camping, bem como quartos na pousada ou bangalôs para alugar.

 

A piscina com seu bar é onde a maioria dos visitantes costuma passar os dias relaxando sob o sol brasileiro. Há vários lagos cercados de árvores com flores roxas, um restaurante que serve comida deliciosa (só nos finais de semana) e uma sauna para quem acha que o Brasil ainda não é quente o suficiente. Um dever durante a sua visita é fazer a caminhada até a cachoeira. Esta cachoeira não é tão espetacular, mas a caminhada de 30 minutos para chegar até lá pode ser feita completamente nu e oferece uma vista incrível dos arredores. Também na cachoeira você pode se banhar nu.

 

Clique aqui para nossa revisão especificamente para o Rincão Naturista

 

Nudismo no Rio de Janeiro

 

Praia do Nudismo Praia do Abricó no Brasil

 

Praia do nude de Praia do Abricó

Nossa visita à Praia do Abricó pode ser considerada um pouco… uma experiência estranha. Fomos avisados ​​pelo simpático povo de ANAbricó (a associação que controla a praia de nudismo) para visitar apenas quando estão presentes. Que é declarado ser todos os sábados e domingos. Pensamos que este aviso era para nos impedir de ter uma situação como a que tivemos na Praia da Galheta, onde a grande maioria dos visitantes está vestida.

 

Então nós fomos em um sábado, mas devido às condições do tempo (estava nublado com uma grande chance de chuva) a associação decidiu não ir. O que nós encontramos na praia foi um pouco estranho. Em primeiro lugar, não havia mulheres e a maioria dos homens era solteira. Nenhum deles estava deitado ou nadando no oceano. Eles estavam apenas de pé ali. Um par de metros um do outro. Checando um ao outro. A atmosfera era muito desconfortável e nos sentimos como a cada segundo poderia ocorrer uma orgia, um negócio de drogas ou um ataque terrorista. Nós assistimos a esta cena estranha por alguns minutos e então decidimos sair.

 

Massagem na Praia do Abricó, praia de nudismo no Brasil

Nós quisemos dar à praia outra chance assim nós voltamos no dia seguinte, no domingo. Desta vez, a associação estava presente e as coisas não poderiam ter sido mais diferentes. Um ambiente completamente descontraído, nenhuma das estranhezas do dia anterior podia ser vista em qualquer lugar. As pessoas estavam relaxando e se divertindo, havia um bar que serve cervejas e um sujeito que dá massagens. A propósito, se você visitar a Praia do Abricó, devemos enfatizar que você precisa receber uma massagem do Marco Antonio. Eles são apenas celestiais!

 

Estas são as duas coisas mais importantes que você deve saber sobre a Praia do Abricó: Faça uma massagem e certifique-se de ir quando a federação estiver presente! O segundo você sabe pelos sinais na entrada do caminho, bandeiras na praia e pessoas com chapéus verdes ou vermelhos. Se você não os vê, volte e visite outro dia.

 

A Praia do Abricó pode ser alcançada a partir do centro do Rio em cerca de 2 horas através de transportes públicos, por isso, é recomendado pegar um Uber. Decidimos ficar no Recreio dos Bandeirantes, que é o bairro à direita na Praia do Abricó e pode muito recomendar o hotel Ramada.

 

Clique aqui para mais opções de acomodações perto da Praia do Abricó.

 

Praia de nudismo de Olho de Boi

 

Esta é uma praia de nudismo localizada perto da famosa e festiva cidade de Búzios, ao norte do Rio de Janeiro. Não visitamos esta praia, pelo que não podemos fornecer informações de primeira. Se você já esteve lá, informe-nos como é.
 

Clique aqui para opções de alojamento perto de Olho de Boi.

 

Nudismo na Bahia

 

Praia de nudismo Massarandupió no Brasil

 

Praia de nudismo em Massarandupió

Massarandupió foi a primeira praia de nudismo que já visitamos fora da Europa, há mais de 6 anos. E adoramos desde o primeiro momento em que deixamos cair nossas calças nesta praia. Nem precisa dizer que estávamos muito ansiosos para visitar este lugar novamente depois de todos esses anos para ver o que aconteceu com ele.

 

Alerta de spoiler: Nós amamos ainda mais!

 

Enquanto no passado havia apenas um cartaz dizendo que você está entrando em uma praia de nudismo e deveria se livrar de qualquer tecido, hoje é muito melhor sinalizado. Você pode ver que a associação local ganhou controle sobre a praia e se esforçou muito para melhorá-la.

 

Por outro lado, Massarandupió não perdeu seu caráter selvagem. Ainda não está superlotado, é apenas uma praia de areia muito grande e larga com um monte de nudistas tendo um ótimo tempo pelado. Imagine as praias de nudismo do Atlântico na França, mas com menos pessoas, melhor clima e o mar com uma temperatura como a água do banho.

 

Enquanto costumava haver apenas um bar, agora há um segundo. Nós testamos ambos (sim, é o que fazemos para você, querido leitor) e temos que dizer que ainda recomendamos o original: Barraca do Juvenal. Ótima comida e bebidas baratas, o que mais você precisa para completar o seu dia na praia de nudismo?

Clique aqui para opções de acomodação perto de Massarandupió.

 

EcoParque da Mata e Ecovila da Mata, resort naturista no Brasil

 

EcoParque e EcoVilla da Mata resort naturista

Teoricamente, estes são dois lugares diferentes, mas tecnicamente são apenas um. A diferença é que o EcoParque é um acampamento naturista e pousada, enquanto o EcoVilla contém casas reais em um condomínio naturista, das quais algumas são para alugar e outras para venda. Então você pode realmente ir viver no EcoVilla.
 

Waldo, que dirige os dois lugares, é uma das pessoas mais inspiradoras que conhecemos há muito tempo. Ele é uma cachoeira de informações sobre naturismo e espiritualidade e, embora ele sempre pareça extremamente relaxado, ele deve ter um milhão de coisas em mente. Waldo não só dirige os dois lugares naturistas, também faz projetos ecológicos na região, trabalha em conjunto com as tribos locais, trabalha para a preservação da floresta, cuida dos animais em apuros (havia a corujinha mais fofa na EcoParque quando estávamos lá ) e quem sabe o que mais ele faz.

 

EcoParque e EcoVilla também são mais do que apenas um local de fuga para naturista. Eles são frequentemente visitados por retiros de ioga, meditação ou bem-estar e, quatro vezes por ano, organizam os seus próprios retiros. Como todo o resort é ecológico, o alojamento não é certamente de alta tecnolgia. Não espere uma TV de tela grande ou ar condicionado, mas sim sons da natureza.
 

Clique aqui para nossa revisão especificamente sobre EcoVila e Ecoparque da Mata

 

Nudismo na Paraíba

 

Praia de nudismo de Tambaba no Brasil

 

Praia de nudismo em Tambaba

Disseram-nos que a Praia Tambaba deveria ser a mais bonita praia de nudismo do Brasil. Esta foi a última da nossa lista e honestamente, tivemos nossas dúvidas. Nós tínhamos visto as águas verde-esmeralda em Pedras Altas e as magníficas areias brancas de Massarandupió, então, o quanto mais impressionante poderia ser?

 

Agora podemos dizer com toda a sinceridade… Praia de Tambaba é a mais bonita praia de nudismo do Brasil. Provavelmente uma das mais bonitas do mundo. É apenas a combinação que faz isso. Água morna azul-esverdeada, areia branca, um longo trecho de praia de um lado e várias enseadas menores do outro. É um daqueles lugares que só você vendo para acreditar.

 

Mas não podemos dar a eles toda a glória. Também temos que mencionar que o bar em Tambaba é mais caro do que os de Massarandupió ou Pedras Altas e que este também é o único lugar naturista no Brasil que parece ter uma regra para homens solteiros: eles só são permitidos quando têm um “Passaporte naturista”. Seja lá o que for isso.

 

O bar da Praia Tambaba é administrado pelo resort naturista local chamado Pousada Tambaba. Eles têm acomodações que pareciam um pouco superfaturadas para nós, mas, afinal, você acorda bem na mais bela praia de nudismo do Brasil. Se você quiser ir acampar, há um acampamento ecológico de roupas nas proximidades chamado Macuxi, que não tivemos a oportunidade de visitar, porque não trouxemos uma barraca.

 

Ficamos na região vizinha de Jacumã em um hotel têxtil chamado Pequena Sereia, mas não podemos recomendá-lo.

 

Clique aqui para encontrar uma acomodação melhor que a nossa perto da Praia de Tambaba.

 

Naturismo no Amazonas

 

Clube Naturista GRAÚNA no Brasil

 

Clube Naturista GRAÚNA no Brasil

Como você pode ler em nossa introdução, existem vários clubes naturistas em diferentes estados brasileiros que não estão diretamente ligados a uma praia de nudismo ou resort naturista. Como a maioria desses clubes apenas organiza evento cerca de uma vez por mês, foi difícil para nós acertar o timing. Somente na nossa última parada, no estado do Amazonas, nossas agendas tiveram uma coincidência e participamos de um evento do clube naturista local GRAÚNA.

 

Não listamos outros clubes nesta visão geral porque não tivemos a chance de conhecê-los, mas se eles forem parecidos com GRAÚNA, podemos garantir que você deve participar de um dos eventos deles se tiver a chance. Nós tivemos um grande dia com as pessoas incríveis de GRAÚNA.

 

Se você estiver interessado em se inscrever no GRAÚNA, verifique o website dele.

 

Clique aqui para encontrar alojamento em Manaus

 

Você deveria ir numas férias para o Brasil?

 

 

O Brasil não está no topo da lista da maioria dos naturistas de lugares futuros para visitar. O que é uma pena. Mas nós podemos entender isso. As notícias vindas deste grande país sul-americano nem sempre são as melhores e, para a maioria dos viajantes naturistas, é um longo caminho a percorrer se você não tiver certeza de onde vai acabar. Esperamos que, com essa visão geral e com nossos posts anteriores sobre naturismo no Brasil, possamos ter agradado seu interesse.

 

Se você gosta de férias nuas tropicais, muita natureza, incríveis praias de nudismo, pessoas adoráveis ​​e boa comida (e então nem sequer mencionamos as bebidas baratas), você realmente precisa considerar uma viagem ao Brasil para suas próximas férias nuas!

 

*Nick e Lins, um casal belga de naturistas viajantes, com aproximadamente 30 anos de idade, contam suas aventuras em um blog muito interessante. Essa e outras histórias, originais em inglês, estão publicadas no link https://www.nakedwanderings.com/blog/   

 

(enviado em 23/04/19 por Naked Wanderings)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2019
Todos os direitos reservados.