') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°222 - Maio de 2019 - Ano XIX

Anuncie aqui

Tambaba paraíso ameaçado

por Renato Cordeiro*

 

Frequento Tambaba, essa belíssima praia localizada na Paraíba, há mais ou menos 18 anos. No meu entender, Tambaba, por sua natureza, sua beleza fascinante, por ser a primeira praia naturista oficializada no nordeste , e por ter sediado o 31º. Congresso Internacional de Naturismo em 2008, o primeiro fora da Europa e dos Estados Unidos, é o principal símbolo do naturismo brasileiro.
 

Tambaba destaca-se no município de Conde, que também possui outras praias deslumbrantes como Coqueirinho e Tabatinga .
 

Acabo de passar uma semana em Tambaba com minha mulher e ficamos muito preocupados com algumas coisas que vivenciamos junto com outros amigos naturistas em relação à segurança da praia, a escada de acesso e a falta absoluta de água para o banho dos naturistas .
 

Reparos precários e falta de reparos ameaçam a integridade de banhistas e visitantes de Tambaba

- A escada de acesso, subida e descida, para Tambaba está em estado lastimável. Vários degraus inexistem e outros em claro estado de deterioração. Temo que em algum momento possa haver um grave acidente com naturistas, idosos ou crianças.
 

- Lamentavelmente não há mais seguranças na praia... e segundo frequentadores assíduos de João Pessoa, os guardas municipais não fazem mais rondas na área. Esta situação é perigosa para os naturistas, suas mulheres e/ou acompanhantes, e poderá levar a situações desagradáveis .
 

A prefeita Márcia Lucena, de Conde (site da Prefeitura de Conde) , em solenidade na Prefeitura em março de 2018, quando da oficialização da cessão/doação de terrenos com extensão de 11 hectares localizados na praia de Tambaba à Federação Brasileira de Naturismo disse que “o nosso foco é desenvolver o turismo e a economia do Conde, mas sempre pensando em primeiro lugar em preservar a identidade cultural do município com o máximo de respeito ao meio ambiente”. Segundo o site , o secretário executivo estadual de Turismo Ivan Burity afirmou que a reestruturação da área de Tambaba “se trata de um marco histórico para o turismo paraibano e a prática do naturismo não só na região, mas de dimensão internacional”.
 

Nesse sentido, é fundamental que a Prefeita Márcia e o governo estadual reconheçam sua responsabilidade na conservação de Tambaba. A curto prazo, a prefeitura poderia ajudar efetivamente na reconstrução da escada de madeira, colaborar na regularização da água dos chuveiros e fazendo retornar as necessárias rondas da Guarda Municipal. O custo é mínimo, em relação ao retorno para o município com o turismo.
 

Vale ressaltar que as pousadas de Conde e até mesmo de João Pessoa que recebem um bom número de turistas brasileiros e estrangeiros que vêm a Paraíba para conhecer Tambaba, também deveriam contribuir para a manutenção e segurança desse paraíso naturista. Todos ganharão com essa mudança de mentalidade, os naturistas e turistas naturistas, as pousadas, a prefeitura, o governo estadual e o Meio Ambiente .
 

A Federação Brasileira de Naturismo na figura de seu presidente Pedro Ribeiro, e Alex Sandro de Souza, novo presidente da Sonata, serão os grandes representantes dos naturistas num sólido renascimento da nossa maravilhosa Tambaba.
 

*Renato Cordeiro é carioca, biólogo,

ambientalista amador, frequentador

de Abricó e Tambaba.

 

(enviado me 30/09/19 via Whatsapp)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2019
Todos os direitos reservados.