') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°147 - Fevereiro de 2013 - Ano XIII

Anuncie aqui

Ilustração de Jotta Pinheiro disponível no blog do João Pinheiro

Fevereiro. Mês do carnaval e do Dia Nacional do Naturismo. No dia 21 comemora-se o aniversário da madrinha do Naturismo brasileiro, Luz Del Fuego e, por causa disso, também comemora-se nosso dia naturista. Personalidade  polêmica, considerada uma mulher muito avançada para a época em que viveu, a capixaba Luz, praticamente sozinha, conseguiu implementar a filosofia naturista em nosso país de acordo com os padrões do código de ética internacional. Trouxe para sua Ilha do Sol personalidades conhecidas do mundo inteiro para a prática do Naturismo real e nada "picante", como mostrou o contrário o equivocado filme de David Neves sobre sua vida. Dora Vivácqua, seu nome de batismo, merece todo nosso respeito e admiração pela coragem e determinação. Em pleno século XXI há pessoas que não podem revelar para a sociedade que frequentam áreas naturistas por medo de repressão, imagine nas décadas de 40, 50 e 60 do século passado. Imagine como era difícil ser uma Luz del Fuego. Por vinte anos a "bailarina do povo", alcunha como também era conhecida, lutou por um ideal e o realizou. Morreu assassinada em 1967, por razões ainda obscuras, mas deixou um legado que continuou de maneira mais fechada, levada por outros pioneiros que não deixaram o movimento morrer. Porém, somente em 1985, um evento mudou tudo de novo e o Naturismo reacendeu. A praia do Pinho foi o marco da nova luta, liderada por um jovem dinâmico, com nenhum conhecimento sobre a história anterior do Naturismo, que se aventurou e arriscou seu patrimônio e futuro profissional em empreendimentos inéditos e ousados. Era Celso Rossi que surgia, recontando e recriando a história do Naturismo no Brasil. Grandes avanços tivemos, com áreas espalhadas de Norte a Sul, com encontros, congressos e representatividade. Conquistamos espaços na mídia. Ainda não chegamos a um nível de desenvolvimento neste setor de uma França ou Croácia, mas a história ainda está sendo feita. Por isso temos muito a comemorar e a brindar a todos os que se empenharam e se empenham para podermos hoje em dia falarmos que vamos a uma área naturista sem ser taxado de louco. Parabéns ao Naturismo brasileiro. Parabéns Naturistas pelo seu dia.

 

Nesta edição apresentamos a cobertura completa do festejos dos 25 anos de fundação da Federação Brasileira de Naturismo, realizada em janeiro no lugar onde a retomada começou: a praia do Pinho. Aproveitando a ocasião foi marcado para o mesmo período o V Encontro dos Dirigentes Naturistas na sede da AAPP (Associação dos Amigos da Praia do Pinho), outro local ícone do Naturismo contemporâneo brasileiro. Leia tudo em NATEvento. Como comemoração da data houve o primeiro torneio de surfe naturista do Pinho, em NATEsporte, uma performance "nudo-fotográfica" com um artista espanhol, em NATArte e uma entrevista exclusiva com Celso Rossi, que volta ao local onde tudo começou depois de 20 anos, em NATEntrevista.

 

Mas não é só isso. O SPNat, Naturistas de São Paulo, comemorou seu segundo aniversário em sítio alugado em Bragança Paulista, interior do estado. A festa comandada por Rose Santana foi um grande sucesso, com baile de gala e bolo de aniversário. O Graúna já distribuiu seu boletim mensal de fevereiro. Muitas boas informações. O GoiasNAT divulga as regras de como participar de seus encontros e o Grupo Naturismo Capixaba informa como será seu encontro pré-carnavalesco que começa já neste dia 1 de fevereiro. Confira tudo em NATAssociações.

 

Em março, durante a Semana Santa, será realizado em Barra Seca, o Décimo Terceiro Congresso Brasileiro de Naturismo, ocasião em que será escolhido o novo presidente da FBrN. Já está passando da hora de fazer as reservas para não perder o mais importante evento naturista do ano. Há cotações de hotéis e excursões programadas. Não perca o trem. Veja em XIII CongreNAT e XIII CongreNAT 2.

 

Dois artigos prometem provocar muita reflexão nos leitores. No de Aguinaldo da Silva, Ser Naturista, ele afirma que o naturismo se destaca como uma prática educadora que tende a promover uma consciência de equilíbrio e respeito, com a proposta de considerar o corpo humano algo plenamente natural e digno de ser exposto, o que poderá conseguir dissipar aquelas fantasias que são construídas em torno do que está oculto, que atiça os impulsos carnais e desenvolve a sensualidade. Em NATArtigo. O outro artigo, de autoria de Evandro Telles, afirma que o poeta pode ter uma compreensão melhor da vida e, por conseqüência, do Naturismo, pois sua voz vem do coração, essa é a sua identificação, não está identificado com o corpo nem com a mente. Ao contrário da sociedade em geral, que costuma classificar o naturismo na guia "temas polêmicos". Em NATArtigo 2.

 

 Em NATuralmente, Paulo Pereira apresenta uma breve retrospectiva de sua vida em relação ao Naturismo, por conta do recebimento do "Diploma de Reconhecimento" outorgado pela Federação Brasileira de Naturismo. Como sempre, uma aula de história. Imperdível.

 

A luta pelo Naturismo é infindável e não pode haver trégua. Lá na Paraíba continua a mobilização pela preservação ambiental de Tambaba e a permanência do Naturismo. Fique muito atento. Em NATLuta.

 

Uma olhada rápida bem-humorada para uma boa NATReflexão.

 

E muito mais:

 

NATAgenda - Eventos em Yatan Rumi, estância naturista argentina, em fevereiro; Carnaval 2013: Recanto Paraíso, Mirante do Paraíso, Rincão Naturista e Praia do Pinho apresentam sua atrações para quem passar a folia de momo viajando.

 

NATTurismo - Praia do Pinho convida os turistas que estão por perto para passar o dia nas suas areias; Tambaba é eleita um dos 36 destinos de praia mais interessantes pela revista Viagem e Turismo.

 

NATTurismo 2 - Informe-se sobre o passeio Naturista à Ilha Grande, no litoral Sul do Rio de Janeiro, em abril.

 

NATRegistro - Aceite o convite para participar do Café com letras em Vitória; Convite para aproveitar o Feriadão em SP no Mirante do paraíso; Roteiro da "FBrN na estrada mais uma vez"; Saiba como adquirir o novo livro de Evandro Telles "Naturismo, um estilo de vida transformador".

 

NATInternacional - Federação Espanhola consegue reverter ação de proibição de nudez em cidade balneária; Associação americana falha em conseguir patrocínio para os clubes filiados.

 

De olho na mídia - Revista nas bancas traz matéria sobre o SPNat; Veja como foram as gravações de reality show israelense na praia do Abricó; Jornal publica matéria sobre Surfe nu Pinho; Naturistas dão depoimento em site sobre problemas de bairro; 25 anos da FBrN na mídia; Naturismo no Esquenta da TV Globo.

 

Naturismo & Sociedade - Pela primeira vez o Naturismo foi convidado para participar do Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

 

Nudez & Sociedade - Museu de Viena vai aceitar visitantes sem roupas em exposição sobre o nu; Nudez em escultura de gelo é obrigada a ser coberta; Tira fotos em nudez na neve virou mania na Internet.

 

Nu em Notícia - Jogador de basquete aceita posa nu por uma boa causa.

 

NATClassificados - Naturista do ES procura amigos; Cabana para alugar em Pedras Altas, neste verão.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Até a edição de março.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.