') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°147 - Fevereiro de 2013 - Ano XIII

Anuncie aqui

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU, entre 8  e 31 de janeiro de 2013

Naturismo no Fórum Social Mundial (FSM2013), em Porto Alegre

 

Glacy Moraes Machado, do Blog da Glacy, Carina Moreschi e Marcelo Pacheco, do portal Brasil Naturista,  estarão no dia 27 de janeiro das 17 às 19 horas, na sala Multiuso 2 da Usina do Gasômetro, em uma atividade com o título: “Porto Alegre precisa de um espaço naturista?”, e contará com uma breve apresentação da filosofia naturista, a apresentação multimídia de espaços naturistas e o histórico do movimento no país, espaço para perguntas e organização de uma excursão para o clube “Colina do Sol”, em Taquara, para a criação de um espaço de debates com o intuito de gerar uma posição naturista dentro do FSM2013, suas reivindicações e sugestões para o novo mundo que se quer.
 

Quem quiser participar ligue para o número celular (51) 8414 3997.

 

Leia o texto publicado na página do fórum justificando a iniciativa.

 

A participação de naturistas no Fórum Social Mundial Temático ocorrido em Porto Alegre teve como objetivo apresentar o Naturismo à sociedade em geral. O debate, cujo título do evento "Porto Alegre precisa de um espaço naturista?" levantou questões sobre cidadania e sobre a pretensão da cidade ser aberta e receptiva a novas experiências.

O debate começou às 17 horas do dia 27 de janeiro, teve participação de 15 pessoas, mas somente 3 destas não eram naturistas ou não praticavam o Naturismo regularmente. Não foi possível ficar nu naquele espaço.

No debate chegaram à conclusão que Porto Alegre talvez não precise, mas pode, sim, ter uma praia naturista nas margens do rio Guaíba, que está voltando a ter uma balneabilidade aceitável. Mas a questão surgida foi primeiro deve-se ter um grupo organizado para pleitear uma área naturista ou primeiro pede-se a área à Prefeitura e depois se forma um grupo naturista? Lembrou-se que já havia sido oferecido uma ilha particular para os naturistas há algum tempo, mas o interesse atual é que seja um local público e não privado.

A intenção dos organizadores Marcelo Pacheco, Glacy Machado, Carina Moreschi e Cândida Furtado era a de levar os interessados para a Colina do Sol, em outra ocasião, para que pudessem experimentar a vivência naturista, já que não foi possível estar ao natural naquele local. Mas o debate na Colina acabou não ocorrendo.

Acredita-se que o esvaziamento do fórum tenha sido causado pela tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, que desviou as atenções e os ânimos.

Na véspera os quatro organizadores participaram da "Marcha dos excluídos" pela cidade em meio a representantes de sindicatos e grêmios estudantis. Mas o pequeno grupo chamou atenção e acabou sendo entrevistado ao vivo pela rádio Guaíba, que fazia a cobertura jornalística do evento. A emissora acabou promovendo um escrutínio entre os ouvintes com o tema do evento: Porto Alegre precisa de um espaço naturista? O resultado é desconhecido.

Informações e imagens de Glacy Machado

 

(enviado em 22/01/13 por Portal Brasil Naturista)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.