') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°147 - Fevereiro de 2013 - Ano XIII

Anuncie aqui

V Encontro de Dirigentes Naturistas e

Jubileu de Prata da FBrN

por Pedro Ribeiro*

 

Diversos dirigentes naturistas estiveram presentes no V EDN. Na foto Marisa Fraga e Waldo Andrade, da Ecovila da Mata e Glacy Machado, do blog da Glacy.

São vinte e cinco anos de história. Neste último mês de janeiro a Federação Brasileira de Naturismo completou seu jubileu de prata de fundação e foi comemorar justamente onde tudo começou, na famosa praia do Pinho, a primeira praia naturista reconhecida no Brasil. Fundado por Celso Rossi, numa situação bem esdrúxula, como relata em seu livro "Naturismo - a redescoberta do homem", levou o Naturismo brasileiro a novos rumos, após vinte anos de ostracismo, após a morte de Luz del Fuego, precursora do movimento no Brasil.

 

Para comemorar a data, a Federação Brasileira de Naturismo e o Complexo Turístico da Praia do Pinho organizaram eventos nos dois locais históricos dessa retomada oportuna: a própria praia do Pinho e a sede da Associação dos Amigos da Praia do Pinho, cujas instalações, conhecidas como Paraíso da Tartaruga, estão no alto do morro ao lado da praia, onde foi a sede inicial da própria FBrN, durante muitos anos. 

 

A parte formal do evento ocorreu durante a assembleia na sede da Associação dos Amigos da Praia do Pinho

O Complexo Turístico da praia do Pinho promoveu a parte mais festiva do evento com torneio de surfe naturista e baile ao som de música brasileira, enquanto a FBrN promoveu a parte mais formal, com assembleia deliberativa dos dirigentes naturistas, hasteamento da bandeiras e plantio de mudas de árvores simbolizando os vinte e cinco anos da instituição.

 

Também acabou ocorrendo uma inesperada participação de um artista espanhol, que veio especialmente para homenagear o aniversário da FBrN, juntando cinquenta naturistas para uma performance plástico-fotográfica nas areias da praia.

 

Tudo em três dias de sol intenso e praia cheia, com direito a almoço à moda gaúcha e noites dançantes ao som dos mais variados estilos.

 

Celso Rossi, João Olavo e Carlos Gil conversam descontraidamente

Na sexta feira, 11 de janeiro, foi aberto oficialmente o V Encontro de Dirigentes Naturistas na sede da AAPP (Associação dos Amigos da Praia do Pinho) no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O presidente da Federação Brasileira de Naturismo, João Olavo Rosés falou sobre a importância do evento, que tratará de assuntos importantes, como a sede do próximo ELAN e sobre a candidatura do Brasil para sediar o Congresso Internacional de Naturismo em 2016, mas ressaltou também a oportunidade que esses encontros propiciam no sentido de unificar ainda mais o Naturismo brasileiro e reforçar laços de amizade e comprometimento com a filosofia.

 

Luiz Hack, Carlos Gil e o artista Jose Izquierdo, que apresenta seu trabalho aos espectadores

A abertura no entanto começou bastante informal, com o serviço do coffeebreak antes de qualquer coisa. Já na abertura nomes importantes do naturismo brasileiro já se fizeram presentes como Celso Rossi e dirigentes de mais de 15 áreas oficiais. Também Claudia Cristina, representante da Appanna, associação naturista Argentina, e mais três amigos argentinos, prestigiaram o evento e o artista plástico espanhol José Abajo Izquierdo trazido por seu conterrâneo Carlos Gil, ex-representante da INF para o desenvolvimento do Naturismo na América Latina, veio presentear a federação com um trabalho inédito de perfomance fotográfica.

 

No sábado 12,  houve opções artísticas, esportivas, dançantes e reunião deliberativa.

 

O dia começou com o momento solene de hasteamento das bandeiras da Associação da Praia do Pinho, da Federação Brasileira de Naturismo, do estado de Santa Catarina e do Brasil pelos nomes relevantes do Naturismo brasileiro ao som do Hino Nacional cantado com muito sentimento pelos participantes do Encontro. Após o hino do Brasil, quatro naturistas argentinos também cantaram o hino da República Argentina sob atenção completa dos brasileiros.

 

Pontualmente às 10 horas, começou o 1º Torneio de surfe naturista da Praia do Pinho, disputado em quatro baterias por doze concorrentes, a maioria oriunda das praias da região catarinense. Quase ao mesmo tempo e sob Sol forte começou a exibição do artista plástico espanhol José Abajo Izquierdo, que, com a ajuda de cinquenta naturistas voluntários separados em duplas e com os corpos pintados, montou um painel humano nas areias da praia do Pinho, representado a iluminação do Sol e a sombra projetada a partir dos corpos. Vários órgãos de comunicação não naturistas estiveram neste momento presentes para cobrir os dois eventos.

 

De volta à sede da AAPP foi servido o almoço: costela assada na vala, iguaria preparada à moda gaúcha, deixando os naturistas refestelados de tanto comer, o que provocou quase uma siesta coletiva logo após.

 

Às quatro da tarde começou a assembleia dos dirigentes naturistas comandada pelo presidente da FBrN, João Olavo Rosès, que leu um texto pertinente de sua autoria que foi bastante elogiado pelos presentes. Em seguida ratificou a aproximação cada vez maior da ANAC (associação chilena de Naturismo) com o Brasil. Também informou que em breve o novo site da Federação Brasileira de Naturismo estará no ar, após ter sido vítima de invasão de hackeres que o sabotaram e que a ONG Praia do Pinho será reativada, principalmente para cuidar do cumprimento da ética naturista naquele local.

 

A assembleia deliberou sobre vários temas importantes, tais como a ratificação do Protocolo de Intenções para o estabelecimento de um fluxo turístico naturista entre Brasil, Chile, Argentina e Uruguai; Decisão do número de selos a comprar da Federação Internacional neste ano; A marcação de períodos e locais onde serão realizados os próximos eventos naturistas nacionais até o CongreNAT de 2015, que tem o Hotel Ocara, na Colina do Sol, como candidato à sede, em março daquele ano; Confirmação da pré-candidatura do Brasil como sede do Congresso Internacional de 2016, faltando ainda definir uma sede, que por ora estão entre o Clube Rincão Naturista, a Ecovila da Mata e no Hotel Parque das Primaveras, em Caldas Novas; Marcação de Assembleia Geral Extraordinária para criação do Conselho Consultivo e Edital de convocação para as próximas eleições no CongreNAt de março.

 

Celso Rossi entrega a Luiz Hack o certificado de área naturista para a AAPP

A data prevista da realização do XXXIII Congresso Internacional de Naturismo é 16 de setembro de 2014, na Irlanda.

 

O presidente do Rincão Naturista, Juvenal de Dominicis, exultou o sucesso da I Olimpíada Naturista realizada no ano passado e revela que pretende realizar novamente o evento no segundo semestre de 2014 e também lembrou que seu Clube naturista completa vinte anos de fundação em agosto deste ano, quando deverá ocorrer um evento comemorativo.

 

À Noite foi realizada no camping e na praia do Pinho a festa comemorativa da fundação da FBrN.

 

Muitos naturistas foram homenageados, inclusive aqueles que trabalham nos bastidores para tudo dar certo

No domingo, 13, foi encerrado na sede da Associação dos Amigos da Praia do Pinho o V Encontro de Dirigentes Naturistas, numa ensolarada manhã de verão. A emoção foi a tônica dominante em vários momentos, como o discurso de Celso Rossi, fundador da Federação Brasileira de Naturismo, que relembrou da trajetória da instituição e da luta realizada pelos seus sucessores para mantê-la ativa e atuante. Muitos naturistas foram homenageados com entregas de diplomas como reconhecimento por suas contribuições para o desenvolvimento do naturismo brasileiro, além da entrega das certificações de áreas naturistas aos dirigentes que ainda não a haviam recebido.

 

A infalível foto final foi tirada na entrada da AAPP pela praia do Pinho

Por sugestão do presidente João Olavo, e logo acatada pelas instituições, foram sorteadas entre os presentes estadias nas diversas áreas naturistas brasileiras, o que causou muita alegria aos vencedores. Para encerrar solenemente foi plantada uma árvore na entrada da AAPP que dá acesso à praia do Pinho, como marco dos 25 anos da federação. João Olavo conclamou a todos o comparecimento maciço no próximo CongreNAT, a ser realizado em final de março, na praia de Barra Seca, no Espírito Santo.

 

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

Leia mais sobre o V Encontro de Dirigentes Naturistas e Jubileu de Prata da Federação Brasileira de Naturismo.

 

NATEntrevista - Celso Rossi retorna à origem

NATEsporte - Primeiro torneio de Surfe Naturista na praia do Pinho

NATArte - A arte do corpo de José Abajo Izquierdo


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.