') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°147 - Fevereiro de 2013 - Ano XIII

Anuncie aqui

Surf nu Pinho - a 1ª edição

por Pedro Ribeiro*

 

O primeiro torneio de surfe naturista realizado na praia do Pinho comemorou os 25 anso da FBrN e foi vencido por Rafael Goulart

Fazendo parte das comemorações do Jubileu de Prata de fundação da Federação Brasileira de Naturismo, a praia do Pinho sediou o seu primeiro torneio competitivo de surfe, conhecido como Surfe nu Pinho.

 

Doze atletas, todos homens, se inscreveram para competir por prêmios de seu interesse, como acessórios para a prática do surfe e troféus. A competição foi dividida em 4 baterias, nas quais três surfistas competiam em cada uma. Depois o melhor de cada bateria competiu na final, de onde saíram os nomes vencedores.

 

Img: Jaime Batista da Silva

A norma para participar era não usar calções na hora de pegar as ondas

A norma para participar era não usar calções na hora de pegar as ondas. Usava-se uma camisa collant colorida para facilitar a identificação do competidor pelos quatro jurados. Um deles, que não quis se identificar, é membro da Federação Catarinense de Surfe e da ASociação dos Surfistas Camboriuenses. Ele revelou que o evento não teve ainda o apoio nem reconhecimento das duas instituições, cujas diretorias ainda têm alguma discordância do fato de surfar nu. Diferente do que ocorre na praia de Tambaba, onde a Federação Paraibana de Surfe apoia e reconhece, desde sua primeira edição em 2008, o torneio realizado lá como seu evento oficial, mesmo não valendo pontos para o campeonato estadual. Mas se a organização da praia do Pinho persistir com este evento, a tendência poderá ser de mudança de postura nas edições futuras.

 

Rafael, com o conhecido Gari do Pinho, é naturista e não se importa em surfar nu

Quase a totalidade dos participantes desta edição já costuma pegar ondas na praia do Pinho. A diferença é que a maioria nunca fez isso sem roupas. E esta inibição ficou bem visível por conta do comportamento destes atletas em se vestirem assim que acabava sua prova na água. Uma das exceções é Rafael Goulart, 35 anos, é naturista e já surfou várias vezes sem roupa na praia do Pinho. No entanto revela que seu hábito gera reclamações dos outros surfistas, que alegam não se sentirem à vontade com sua desinibição, embora surfem numa praia designada para este fim. De qualquer forma, ele acha que a não obrigatoriedade para os surfistas ficarem nus enquanto pegam onda no dia a dia da praia pode trazer mais jovens que possam se interessar pelo naturismo.

 

Gilmar (à direita), surfista naturista veterano, encontra outro veterano do Naturismo, Celso Rossi.

Outro naturista é um veterano com 23 anos de surfe. Moisés Alves tem 41 anos de idade, morador de Navegantes, cidade bem próxima ao Balneário Camboriú, onde se localiza a famosa praia de nudismo. Disse que já na primeira vez que foi à praia do Pinho, já surfou "pelado", coisa que adora fazer porque sente uma "liberdade incrível". Ele não concorda coma a alegação comum entre os não adeptos da prática de que surfar sem roupas machuca a região genital.

 

Jonathan é calouro na praia do pinho e no Naturismo

Jonathan Jones, 24 anos, ao contrário de Moisés, é iniciante na prática do surfe naturista e do próprio naturismo. Nunca tinha estado antes na praia do Pinho. E gostou da primeira experiência. Pretende voltar mais vezes, tanto como surfista quanto como naturista.

 

Gilmar frequenta a praia com a família

Mais um naturista surfista é Gilmar Martins, 25 anos. Já frequenta a praia do pinho há quatro anos, juntamente com pais e irmãos. Todos ficam acampados no  Camping. Quando não está surfando, ele trabalha como pintor.

 

Jedielson foi o único não naturista que recebeu premiação: "não gostei de surfar nu"

Contrariando todas as opiniões acima, Jedielson Linhares, que a muito custo atendeu a um pedido de entrevista, não gostou de surfar nu. Ele, que foi classificado em terceiro lugar, foi daqueles surfistas que só tiraram o calção somente para entrar na água sobre a prancha. Depois disso, nem pensar. Ele disse que se machucou ao entrar na água. "Se eu estivesse vestido, isso não teria acontecido".

 

Os jurados ficaram sob uma tenda montada dentro da área do camping da Praia do Pinho: não contou com apoio das associações de surfistas

Entre os jurados, Maurício foi o único que topou dar entrevista, mas não permitiu fotografias. Ele não é naturista. Avaliando a competição disse que o bom nível dos atletas competidores e boas ondas da ocasião valorizaram enormemente os vitoriosos. Ele é surfista e frequenta a praia do Pinho, vestido, somente para pegar "as altas ondas" do lugar há mais de sete anos.

 

A classificação final foi:

Primeiro lugar: Rafael Gallotti

Segundo lugar:Moisés Alves

Terceiro lugar: Jedielson Linhares

Quarto lugar: Gilmar Martins

 

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

Leia mais sobre o V Encontro de Dirigentes Naturistas e Jubileu de Prata da Federação Brasileira de Naturismo.

 

NATEvento - resumo de tudo o que aconteceu

NATEntrevista - Celso Rossi retorna à origem

NATArte - A arte do corpo de José Abajo Izquierdo


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.