') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°143 - Outubro de 2012 - Ano XIII

Anuncie aqui

Um das tentativas para se fazer a foto oficial

O Trigésimo Terceiro Congresso Internacional de Naturismo, realizado na Croácia, entre os dias 13 e 16 de setembro, foi o grande evento do mês passado. Vinte e três países dos cinco continentes enviaram delegados para participarem das assembleias e trabalhos. Junto com eles foram os "convidados" que fazem o número de participantes triplicar e tornam e encontro mais interessante. Só do Brasil foram treze pessoas, apenas três oficialmente, o restante foi para curtir as belezas e organização de Koversada, um dos maiores parques naturistas da Europa. OLHO NU acompanhou de perto toda a movimentação e traz para seus leitores o resumo de tudo o que aconteceu e viu acontecer nestes quatro dias de muita alegria e confraternização. São cinco cadernos especiais e mais a reprodução das matérias a respeito do evento publicadas na edições diárias do "Últimas notícias".

 

Em NATEspecial 1, o relato da chegada e a admiração pelo local naturista. A recepção calorosa dos outros brasileiros que haviam chegado um dia antes,as primeiras impressões no dia chuvoso e a solenidade de abertura.

 

Em NATespecial 2, o reconhecimento do terreno, as primeiras reuniões de trabalho a volta do sol aos poucos.

 

Em NATespecial 3, sol e mar nos dois últimos dias de Congresso. Os trabalhos finais. A foto oficial e o passeio de barco pelos fiordes e cidades ao redor de Vrsar.

 

Em NATEspecial 4, o resumo crítico do Congresso.

 

Em NATEspecial 5, as fotos que registraram tudo.

 

A reprodução das matérias publicadas diariamente pelo OLHO NU está em 33º Congresso Internacional de Naturismo. A visão da Federação Brasileira de Naturismo sobre o evento está em Notícias da FBrN.

 

Mas o mês de setembro foi pródigo em eventos naturistas espalhados ao longo dos dias. O V Tambaba Open de Surf Naturista reuniu cerca de 50 surfistas de todas as idades nas águas da praia de Tambaba para concorrer aos prêmios do torneio. A mídia não naturista deu também cobertura ao esporte e ajudou ainda mais a divulgar nossa filosofia. OLHO NU não pode estar presente porque estava na Croácia cobrindo o evento internacional, porém reproduzimos as matérias publicadas a respeito que você pode conferir em NATEVento e em De Olho na Mídia, que, aliás, também traz a perfomance de Julíndio Macuxi no programa de Luciano Huck cantando um sucesso do conjunto Blitz no intuito de ganhar a reforma de seu carro imprestável.

 

E não foi só isso. No feriadão de 7 de setembro, foi inaugurado um grande empreendimento imobiliário que promete abrir espaços para a consolidação maior do naturismo no Brasil. O projeto Ecovila da Mata, de Waldo Andrade e Marisa Fraga, impressiona por sua grandeza e ambição. São 100 mil metros quadrados próximos à famosa praia naturista de Massarandupió. OLHO NU acompanhou tudo com o seu correspondente Doni Sacramento, em NATEmpreendimento.

 

Três artigos compõem também esta edição. Aguinaldo da Silva traz "O Naturismo Como Instrumento Educador" onde afirma que a educação sexual é um fator básico para a boa formação do ser humano e que o Naturismo tem sua parcela de contribuição neste campo da educação, pois conduz a uma visão equilibrada e realista do corpo e do sexo. Em NATArtigo 1.

 

Em NATArtigo 2, Evandro Telles mostra o "Elo perdido do Naturismo", também explanando sobre a sexualidade, mostrando que a nudez sem intenções pode provocar profundas reflexões sobre o corpo e a forma como relacionamos com o mundo que nos cerca, com benefícios também no psíquico.

 

E mais uma vez, Evandro Telles em NATArtigo 3 ressalta a importância de as entidades naturistas brasileiras seguirem a orientação da Federação e celebrarem a chegada da Primavera em todos os recantos, porque abre um leque de opções para observarmos a natureza nas mais diversas formas e dá um colorido diferente que nos proporciona reflexões.

 

Em NATuralmente, Paulo Pereira comenta três matérias publicadas na imprensa diária e as relaciona com o Naturismo, falando sobre erotismo em fotografias de nu, conflito entre ciência e fé e a descoberta de mais um ancestral do homem: o homo habilis.

 

E novos eventos estão sendo agendados para os próximos dias. Para Novembro, uma semana antes do feriadão do dia 15, há o "Tambaba toda sua", que vem com oferecimento de um pacote turístico bem em conta e atrativo, que ainda promete levar para outras atrações da região e jantar festivo. Em NATTurismo.

 

Já para este feriadão de outubro o SPNat convida os naturistas para voltarem a ser crianças no encontro promovido no sítio Santa Isabel, entre os dias 12 e 14. Nas mesmas datas o Mirante do paraíso, o Recanto Paraíso, e o Rincão Naturista convidam aqueles que querem descansar para fazer isso em suas propriedades. Além disso a praia do Pinho faz o mesmo convite. E se antecipando em meses o Grupo Naturista Capixaba já informa que estão abertas as reservas para o carnaval, em Guarapari. Não é por falta de opção que você vai ficar em casa. Tudo isso em NATAgenda.

 

Também não perca o I Encontro Naturista do Norte e Nordeste, que será realizado no feriadão de 12 de outubro, na Aldeia Macuxi, no município do Conde, na Paraíba, onde os dirigentes das áreas localizadas nessas regiões poderão debater sobre assuntos comuns. EM NATNotícias. Leia também a nota de falecimento de Belmiro Portilho e o registro da entrega de certificação de área naturista à nova associação SergiNAT.

 

Os naturistas desportistas não poderão deixar de ir aos jogos das primeiras olimpíadas naturistas que serão realizadas no clube Rincão Naturista entre os dias 15 e 17 de novembro, com muitas modalidades de competição. Em NATEsporte. Também na mesma seção veja que o surf naturista foi levado a vários cantos da Paraíba numa exposição itinerante, promovido pelo movimento Naturistas Unidos.

 

As associações relatam suas atividades ocorridas em setembro, como em uma ação conjunta do NIP, do NIPBauru e do SPNat que celebrou a chegada da Primavera plantando mudas de árvores no sítio Xamã Luz do Sol. O Grupo Naturismo Capixaba também informa como foram suas atividades para celebrar a Chegada da Primavera e já agenda mais um encontro para o feriado de 12 de outubro. Em NATAssociações.

 

Em Nu em Notícia veja que Nudistas na Inglaterra tentam quebrar recorde de mergulho coletivo nu; Dezenas de nus para salvar o Mar Morto; Gays ameaçam ficar nus para protestar contra Pastor de igreja evangélica e Partida de rúgbi realizada na Nova Zelândia reúne jogadores nus.

 

Leia também a vigésima terceira edição do periódico argentino Revista Nudelot, com dezenas de matérias de interesse para o Naturismo. Em MídiaNAT.

 

NATRegistro -  O que rolou no Mirante do Paraíso e na praia do Pinho em setembro.

 

Cartas dos Leitores enviadas em setembro.

 

NATClassificados - Leitor quer conhecer melhor o Naturismo.

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Até a edição de outubro.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.