') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°143 - Outubro de 2012 - Ano XIII

Anuncie aqui

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU, entre 1 de setembro e 4 de outubro de 2012

VEM AÍ,  A MAIOR COMPETIÇÃO DO SURF NATURISTA DE TODOS OS TEMPOS!

Vídeo de divulgação do 5º Tambaba Open de Surf Naturista.

 

(reenviado em 13/09/12 por Carlos Santiago - Naturistas Unidos)


Tambaba Open de Surf tem recorde de participantes e atrai atletas de vários Estados do Nordeste

 

Surfistas de quatro Estados do Nordeste contribuíram para o recorde de participantes na 5ª Edição do Tambaba Open de surf, no município do Conde. O evento é o primeiro do mundo a unir filosofia naturista com a prática esportiva, e está sendo promovido pelo grupo Naturistas Unidos (NU) com apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), buscando divulgar o desenvolvimento do segmento e a atrair o público jovem, através do incentivo ao surf.

 

O primeiro dia de competições contou com a participação de 45 atletas da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, que entraram na água às 14h30, para as disputas da categoria Expression Session, onde a pontuação é avaliada com base no grau de dificuldade das manobras.

 

“Nós estamos muito felizes com esse quinto ano de evento, que mais uma vez está batendo recorde de inscritos, o que comprova o sucesso da iniciativa. A primeira competição foi realizada em 2008 com apenas 15 participantes e hoje o naturismo na Paraíba tem se tornado referência nacional por conta do crescimento do torneio”, revelou o organizador técnico da Federação Paraibana de Surf, Nilson Marinho.

 

A proposta tem sido difundida em todo país, através dos encontros e congressos de nudismo. A modalidade foi escolhida intencionalmente por possuir uma ideologia de liberdade, interação e respeito com a natureza que, segundo os organizadores, se encaixa com a filosofia naturista.

 

O torneio foi recentemente reconhecido pela Federação Brasileira de Naturismo como o maior evento esportivo do segmento e há cinco anos já faz parte do calendário oficial da Federação Paraibana de Surf (PBsurf). A expectativa dos organizadores é que em 2013, o Open Tambaba de Surf entre no calendário mundial da Federação Internacional de Naturismo, pois neste final de semana o projeto SurfNu está sendo apresentado pela delegação brasileira, no 33º Congresso Internacional na Croácia.

 

“A competição é um grande sucesso e já está gerando bons frutos, porque nós enxergamos que essa é uma excelente maneira de estimular o turismo local e colocar o Estado na rota de divulgação da mídia nacional. A ideia é utilizar o êxito da iniciativa paraibana para criar um Circuito Brasileiro de Surf Naturista, no ano de 2014, com a participação das 8 praias oficiais de nudismo espalhadas pelo país.”, comentou Marcelo Pacheco, vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo.

 

O primeiro dia também foi marcado pelo lançamento da Escolinha SurfNu, que será desenvolvida no local durante todo o verão, sob a coordenação do professor Linho Neto, campeão paraibano e nordestino de long board. A banda paraibana Pé de Côco encerra as atividades oficiais do sábado com um show comemorativo, a partir das 19h.

 

“A escolinha é um novo elemento para desenvolver a filosofia naturista, já que o surf é um esporte que compartilha com a nossa ideologia. A proposta é oferecer noções básicas da modalidade, com o foco nos turistas que visitam a área”, destacou o coordenador do Projeto SurfNu, Carlos Santiago.

 

As competições do domingo serão iniciadas às 11h com os competidores da categoria Local, destinada ao residente ou frequentador da praia de Tambaba, sem limite de idade, e que esteja devidamente habilitado pela Comissão de Credenciamento Local. Os atletas da Open entram na água logo em seguida, com o desempenho de surfistas de todas as idades e estilos. A premiação geral do torneio será realizada no domingo, às 16h, com entrega das pranchas, troféus e brindes, aos quatro primeiros colocados de cada categoria.

 

Fonte: http://www.paraiba.com.br

 

(enviado em 16/09/12 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.