') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°143 - Outubro de 2012 - Ano XIII

Anuncie aqui

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU, entre 1 de setembro e 4 de outubro de 2012

Começa nesta quinta-feira, 13, Congresso da INF

 

Nesta quinta-feira, 13 de setembro, começa no resort naturista de Koversada, na Croácia, mais um Congresso Internacional de Naturismo, que reúne dirigentes de mais de 30 federações do mundo todo filiadas à entidade. O local é considerado um dos mais bonitos e completos complexos naturistas do mundo, situado na costa do país com o mar Adriático.

 

O jornal OLHO NU já está com sua equipe a caminho para fazer uma grande cobertura com a qualidade que lhe é peculiar. No dia a dia, resumo dos principais acontecimentos. Na edição de outubro cobertura completa.

 

(enviado em 12/09/12 por Pedro Ribeiro)


Congresso internacional começa com solenidade de abertura

 

Elias Pereira, representante do Brasil, e Siegelide Ivo, presidente da INF se reencontram em mais um evento, com muita alegria

Às 16 horas, horário local, começou em Koversada, o 33º Congresso Internacional de Naturismo. A presidente da Federação Internacional de Naturismo, Siegelide Ivo, deu as boas vindas, em alemão, aos representantes das federações presentes e pediu desculpas pela falta da tradução simultânea nos três idiomas oficiais dos eventos: inglês, alemão e francês. Os tradutores tiveram que fazer seus trabalhos após as leituras de trechos dos discursos de abertura.

 

Vinte e três bandeiras dos países presentes estão distribuídas pelo salão de um dos restaurantes do complexo naturista de Koversada, transformado em sede do evento. O tema do congresso nesta ocasião é Psicossomatologia, apresentado pelo doutor alemão Elmauthaler, que explicou que a falata de contato físico entre as crianças e seus pais podem gerar muitos problemas psíquicos quando elas se tornam adultas.

 

O médico naturista alemão apresentou o tema oficial do Congresso: Psicossomatologia

A Federação Brasileira de Naturismo está sendo representada por Elias Alves Pereira, em lugar do presidente João Olavo Rosés, que, por motivos particulares, não pode comparecer ao evento. Elias está sendo assessorado pelo ex-presidente José Tannús e pelo diretor de relações internacionais Diogo Moreschi.

 

Às 18 horas um pequeno coquetel encerrou as atividades oficiais do dia, que terão seus momentos mais pesados a partir da manhã de sexta-feira.

 

Neste primeiro dia a prática do naturismo se tornou quase impossível, pois, após semana de tempo aberto e calor, uma frente fria derrubou as temperaturas e trouxe muita chuva. A previsão do tempo para amanhã, no entanto, é a volta do sol.

 

(enviado em 13/09/12 por Pedro Ribeiro)


Noite festiva no final do primeiro dia

 

Durante o jantar no 33º Congresso Internacional de Naturismo, realizado no resort naturista Koversada, um grupo folclórico da Croácia apresentou canções e danças típicas do país para os comensais. O ritmo e animação do grupo atraiu vários naturistas para participar da dança numa grande roda festiva e animada. Como já é de costume o ex-presidente da FBrN, Elias Pereira, chamou a atenção pela espontaneidade e alegria, dançando em meio aos participantes.

 

Hoje pela manhã começou pontualmente às nove, o primeiro encontro de trabalho, conhecido como sessão técnica, reunindo os representantes dos vinte e três países presentes. A pauta foi a apresentação e autorização dos delegados; a checagem do direito de votos de cada entidade representada e eleição dos escrutinadores. Na segunda parte da reunião já começam as deliberações com a aprovação da agenda para este congresso e a aprovação da ata do 32º Congresso da INF, realizado em 2010, na Itália.

 

Após o almoço, a programação prevê a sessão de relatórios, onde serão apresentados os relatórios dos membros do comitê executivo central da INF; o relatório financeiro e os relatórios dos auditores.

 

 

 

 

 

 

(enviado em 14/09/12 por Pedro Ribeiro)


Congresso prossegue neste sábado

 

Elias Pereira em momento de votação

O segundo dia de trabalhos do 33º Congresso Internacional de Naturismo começou mais uma vez pontualmente às 9 horas da manhã. Foram apresentados relatórios econômicos para discussão e aprovação do plenário das entidades internacionais filiadas. O Brasil apresentou uma moção pedindo a inclusão do idioma espanhol como quarta língua oficial da INF. Porém ele não pode ser votado por ter sido apresentado fora do prazo.

 

 

 

 

 

 

Ontem à noite mais um momento de lazer durante o jantar, com apresentação de um grupo de cantores com músicas mais regionais e depois um cantor com um teclado fez muitos presentes se lembrarem de tempos passados ao som do rock e música dançante das décadas de 60 e 70 do século passado.

 

Na tarde de hoje as últimas deliberações e espaço para as diversas federações apresentarem suas palavras. Amanhã pela manhã o encerramento com a infalível foto oficial.

 

(enviado em 15/09/12 por Pedro Ribeiro)


Irlanda será a próxima sede do Congresso e o Brasil poderá ser a seguinte

 

Na tarde de sábado foi confirmado o local do próximo congresso internacional. Será na Irlanda, em 2014, em data a ser decidida para melhor aproveitamento do verão naquela região. José Tannús pediu a palavra e apresentou algumas moções para decisão no próximo congresso: alteração da definição de Naturismo com o acréscimo da expressão transcendentalidade; inclusão do idioma espanhol como língua oficial e a pré candidatura do Brasil como sede do XXXV Congresso Internacional de Naturismo, em 2016, dando opções de poder ser no Rio ou em São Paulo, o que causou manifestação muito favorável dos delegados e público presente. A decisão somente será tomada, no entanto, na Irlanda.

 

A foto oficial acabou sendo antecipada para hoje, de forma espontânea. Hoje à noite o último jantar do pacote. Amanhã, domingo, haverá um passeio de barco pelo mar Adriático como forma de encerramento oficial do evento.

 

(enviado em 15/09/12 por Pedro Ribeiro)


Excursão de barco pelo mar Adriático encerra com chave de ouro o Congresso

 

O gerente geral de Koversada entrega um quadro de um artista croata para a presidente da INF

Uma noite dançante, com cerimônias de entrega de lembranças e homenagens, encerrou festivamente de forma oficial o 33º Congresso Internacional de Naturismo, realizado no resort naturista Koversada, na Croácia. Foram três dias e de muitos debates e deliberações. Quem foi apenas como convidado dos delegados não podem reclamar, pois a maravilhosa infra-estrutura do local e os dias de sol e calor ameno fizeram a alegria daqueles que queriam apenas aproveitar paralelamente o evento.

 

O presidente da FEN e sua esposa imitam cena do filme Titanic

 

Para completar, a tradicional excursão, que ocorre em todos os congressos, foi feita de barco, num curto mas proveitoso cruzeiro naturista pelo mar que banha a costa croata, visitando a cidade de Vsar e Rovins, cruzando através dos fjordes que decoram a paisagem, com direito a parada para mergulho em alto mar, que, diga-se de passagem, esteve sempre calmo e de um azul profundo.

 

Agora é aguardar o próximo encontro marcado para fria Irlanda, em 2014.

 

(enviado em 16/09/12 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.