') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°108 - novembro de 2009 - Ano X

Anuncie aqui

Ainda com pequeno atraso desta vez, o jornal OLHO NU está novamente no ar. O mês de outubro foi ainda de muita discussão nos grupos virtuais naturistas, a respeito das imagens gravadas na praia de Tambaba, pelo programa Pânico na TV, durante o VII Encontro Brasileiro de Naturismo. OLHO NU teve acesso a grande parte destas opiniões e chegou à conclusão que a indignação foi geral. Infelizmente não pudemos publicá-las porque nem todos participantes destes grupos autorizaram a divulgação de suas opiniões.

Mas os meios de comunicação aprontam sim com o Naturismo, não é de hoje, e não é só no Brasil. Para exemplificar isto temos uma matéria traduzida da revista N Magazine, que mostra como também naturistas norte-americanos estão ressabiados com atitudes predadoras por parte de algumas empresas do ramo. Na reportagem em questão trata-se da MTV norte-americana a vilã da vez. Leia em De Olho na Mídia.

Outro destaque desta edição é a coluna de Paulo Pereira, em Naturalmente. Desta vez ele analisa a preocupação de muitos naturistas em se setorizarem, fazendo grupos especiais dentro do próprio Naturismo. Paulo acha que esta subdivisão é prejudicial à unidade do naturismo brasileiro.

Mais um livro com a temática Naturismo terá seu lançamento neste mês de novembro. Trata-se do título "As verdades que as roupas escondem". Segundo o autor, Evandro Telles, trata-se de uma coletânea de artigos reunindo reflexões de escritores naturistas nacionais e internacionais. Leia detalhes sobre o lançamento em NATAgenda.

Jorge Bandeira nos envia uma monografia de autoria de Suana Medeiros da Silva, graduada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Em setenta e uma páginas a autora estuda a situação da praia de Tambaba, "um espaço singular não só pela nudez social de seus frequentadores, mas também pela representação de uma cultura resistente ao processo de aculturação mundial", fazendo um levantamento histórico do naturismo e da praia de Tambaba. Em NATAcadêmico.

Florencia Brenner, atuante militante do movimento nudista-naturista na Argentina escreveu artigo sobre a mulher que quer ser nudista ou mesmo sobre aquela que nunca quis ser naturista, abordando séculos de repressão e condicionamento aos quais forma submetidas. Em NATComportamento, tradução de Jorge Bandeira. 

Três artigos, sendo dois de Evandro Telles e um de Laércio Silva, são reproduzidos pelo jornal OLHO NU nesta edição. Publicados originalmente no blog peladistas unidos, Telles reflete sobre as mil maneiras diferentes de usar o olhar, o qual geralmente vem cheio de preconceitos e pudores. O outro sobre como precisamos melhor encarar a naturalidade da vida. O de autoria de Laércio foi publicado originalmente no jornal Diário da manhã, trata do hedonismo e da sociedade de consumo. Em NATArtigos 1, 2 e 3.

O ano de 2010 será mais uma vez ano de eleições gerais no Brasil para os principais cargos eletivos, inclusive deputados federais e estaduais. Está na hora de os naturistas começarem a se movimentar para ajudar a escolher aqueles que realmente possam fazer algo por nossa causa. Nesta edição você começa a conhecer candidatos que têm em sua plataforma eleitoral também o naturismo. Em NATPolítica.

Confirmada a estreia, na Venezuela, da primeira peça escrita com temática naturista naquele país, e em quase toda a América Latina. A exceção fica por conta do Brasil, que em 1994 lançou em João Pessoa, uma outra com mesmo tema, mas que teve carreira curta e visão distorcida do Naturismo. Esta atual parace mais estar dentro da filosofia pela qual militamos. Em tom de comédia e com seis atores nus quase todo o tempo, o espetáculo merece nossa conferida. Em NATTeatro

Duas viagens são relatadas por seus protagonistas nesta edição. Uma delas é um outro relatório de Peter Dietrich sobre sua inesquecível visita ao Rio de Janeiro  realizado em fevereiro deste ano. A outra é o depoimento do naturista francês Jacques LeMaire, em sua visita à ilha de Creta e arredores, neste último verão europeu. Em NATViagem e NATViagem 2.

E em NATTurismo informe-se um pouco sobre o naturismo praticado no Caribe, em dois resorts conhecidos, mas que causam polêmica por permitirem entrada somente a maiores de 18 anos de idade.

Veja também nesta edição:

NATRegistro - Curso de oratória ao natural; Vistam-se os manequins; Recanto Paraíso; GoisNAT; Mirante do Paraíso; Praia do Pinho.

NATCultura - Palestra Cultura Naturista; exibição de naturismo em museu alemão.

NATEntrevista - André Herdy concede entrevista exclusiva explicando porque convocou eleições gerais para 15 de novembro.

NATNotícias - Colina do Sol à venda?; SONATA tem novo presidente; Graúna não apoia convocação para eleições.

NATNavegando - Naturistas Unidos; Nuidsmo em Córdoba Tanti Yatan Rumi; Vôlei nudista na ESPN.

Nu em Notícia - Abóboras peladas; Preso por estar nu em sua cozinha; Pelados na loja; Atletas pelados navegam no Mar do Norte; Professores não ficam nus.

NATInternacional - Verdes querem mais espaço para nudismo; Safári fotográfico em Córdoba - Argentina.

Mídia Naturista - Fotos naturistas disponíveis para quem quiser.

Cartas dos Leitores - Mensagens, questões, opiniões enviadas pelos leitores entre 15 de outubro e 6 de novembro de 2009.

Esta edição ficará disponível pelo acesso principal até o dia 5 de dezembro de 2009

Boa leitura. Boa diversão. Boa reflexão.

 

Pedro Ribeiro

Editor

pedroribeiro@jornalolhonu.com

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.