') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°39 - dezembro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | NATNotícias 2 | Nu em Notícia | De Olho na Mídia
NATPersonagens | Notícias da FBrN | NATEspecial | NATReflexão | NATCuriosidades | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°48 - setembro de 2004 - ANO V

Republicação das mensagens enviadas pelos leitores para a seção Cartas enviadas de 5 de agosto a 4 de setembro de 2004

Reportagem em O GLOBO sobre as placas de Abricó

Caro Pedrinho: 

Embora sem vê-lo mais, desde o início do Abricó, quero cumprimentá-lo pela excelente matéria do jornal O Globo. Sei do seu empenho - somos testemunhas - e nada como se assistir o resultado de um esforço, de uma luta, saindo vencedor. A sua conquista (é claro, dirá você, tenho uma equipe etc...) mas repito, A SUA CONQUISTA é uma marca que ninguém apagará e nenhuma atitude fanática ou radical derrubará. Além do que, essa causa que você abraçou, é mais uma das poucas causas cívicas e se referem ao exercício da verdadeira cidadania pois que o que está em jogo, muito mais do que a mera exposição de nossos corpos ou a integração à Natureza, é um PRECONCEITO e esses, preconceitos, sejam quais forem, devem ser alijados de nossas vidas, corações e mentes... A causa naturista ganha dimensão humanista -  ser humana é de sua própria essência, quando ela enfrenta a hipocrisia de uma sociedade fraca, porque ainda jovem, e administra os limites - para tantos por aí - de temas como sexualidade, nudez, saúde e erotismo com as fronteiras vivas da pornografia, do chulo e da covardia nossa, de nos encararmos e nos vermos em nosso esqueleto frágil e DESPIDO de tudo o que uma "máscara" denominada "vestimenta" pode e faz com esta sociedade ainda submersa em gavetas medievais.

O naturismo, para mim, sempre foi um grito contra o preconceito. Um brado de alerta contra nosso lado preguiçoso, inerte, maniqueísta e faccioso. E assim, um grito pela verdade, pelo desnudamento das almas e dos espíritos, com os seres humanos se amando e se admirando muito mais pelo que são "do lado de dentro" do que pela estética imposta e antinatural que segrega quem não teve a sorte de ser belo, ou atleta, ou mais disposto, ou mais rico, ou ainda jovem. Idosos e crianças se dão as mãos e caminham juntos, sem nada a esconder um do outro, como nas estatuetas chinesas de marfim, de séculos imemoriais _  exemplificando a sabedoria que se integra à pureza e à inocência. 

Parabéns, Pedro. No bojo de seu ideal, o Naturismo incomoda porque lateja de Verdade e de Humanidade. O mais engraçado é que estamos todos nus - o Rei está nu...! Será que "eles" não sabem? 

Saudações, 

 

Carlos Eduardo de Araújo Lima

caduado1@globo.com 

(enviada em 1 de setembro de 2004)       


casal indeciso

Bom Dia . 

Moro em São Paulo, tenho 31, casado e tenho uma filhinha de 2 anos!

Minha esposa e eu somos de uma família muito "fechada" católica, e nós sabemos que eles, nossos familiares, jamais praticariam o nudismo, então praticamos em casa mesmo (é lógico com cuidado para que os vizinhos não nos vejam, e evitar qualquer constrangimento.

Eu adoro chegar da fábrica tomar aquele banho e ficar nu. A sensação é a melhor que existe, minha esposa também adora ficar nua em casa, há 3 anos atrás, antes de casarmos fomos para o Sul, em Florianópolis, e conhecemos a praia da Galheta! Ficamos muito felizes, mas na hora de tirar a sunga e a minha esposa o biquíni, ficamos muito inseguros, pois havia alguns nudistas lá no canto da praia, e ficamos com receio que eles viessem até nós e xingassem, pois não sabíamos se podíamos entrar e ficar sem sermos convidados. Conclusão: acabamos ficando nus ali por 2 horas no máximo, e depois fomos embora frustrados!!

No outro dia fomos para Camboriú e chegamos a menos de 1 km da praia do Pinho e resolvemos voltar, pois bateu aquela dúvida!! Mas no fundo era tudo que queríamos!! Eu acho que agora estamos mais preparados pois faz 2 anos que casamos. Temos uma filha linda e estamos nos despindo aos poucos dentro de casa. Minha filhinha adora tirar a roupa e ficar nua pela casa.

Gostaria de trocar idéias com casais que passaram pelo mesmo problema e que queiram nos dar alguma informação!!!

Estou pretendendo voltar ao Sul nas minhas férias e vamos até a praia da Galheta para curtirmos o Naturismo. Desta vez estamos certos que vamos tirar a roupa e ficarmos à vontade.

Muito Obrigado e Bom Dia!!

 

Valter Santos

valter.santos@globmail.com.br 

(enviada em 30 de agosto de 2004)


Até quando ?

Eu pergunto: até quando?

Primeiro vou me apresentar. Tenho 35 anos, solteiro e desde novembro do ano passado, um dos Secretário da ANA, cargo que aceitei do pres. Pedro Ribeiro com o maior prazer, justamente pelo reconhecimento de minha conduta ilibada frente ao naturismo. Todavia devido a meu estado civil, nunca me cansarei em lutar pelo meu direito, pois essa absurda proibição é totalmente inconstitucional, portanto passível de ser devidamente obtida através da justiça.

Pois bem, vejam o exemplo do grande amigo Eduardo... Barrado por ser solteiro! Será que nossos amigos da Paraíba ainda em pleno século XXI ainda acham que o casamento é a condição máxima de uma moralidade acima de qualquer suspeita, ou preferem para seu deleite visual uma praia cheia de corpos femininos? Talvez isso até justifique os garçons de sunga...Que é isso? 'Condições de higiene"? Por favor, vamos unir o naturismo e sermos coerentes, afinal de contas, como eu já disse, ou o naturismo se une, ou os solteiros vão começar a exigir seus direitos, só que na justiça.Bom naturismo a todos.

 

Cláudio Guerra

(Abricó - Rio de Janeiro)

museolog2001@ig.com.br 

(enviada em 15 de agosto de 2004)


Amantes da cultura naturista

Eu e minha esposa freqüentamos clubes de naturismo e acima de tudo gostamos da cultura naturista. Trocamos fotos com outros grupos e gostaríamos de estar participando deste grupo também. Freqüentamos atualmente o Ramanat (Extrema MG) e o Mirante do Paraíso (Igaratá SP). Gostaríamos de participar no jornal Olho Nu e de enviar fotos e receber fotos.

 

Giovani Lima de Sena

São Paulo - SP

giovani_sena@uol.com.br

(enviada em 12 de agosto de 2004)

 

Olá, Giovani. O jornal OLHO NU está sempre aberto para receber colaborações. Se for matéria escrita, não deixe de indicar a fonte caso não seja de sua própria autoria. Se forem fotos, não esqueça de dizer que elas são autorizadas para publicação, o nome do autor da foto e o lugar (se souber), caso elas não sejam da própria Internet. Um grande abraço.


Defendendo Tambaba

A respeito da matéria "Notícias (estranhas) da Paraíba" enviada pelo nosso irmão Eduardo Velasquez no dia 05 Ago 2004, tenho a dizer a todos, principalmente ao EDUARDO que ficamos felizes em você ter conhecido Tambaba, e que a praia é realmente bonita, porém, ela não tem dono e muito menos é particular, e que os garçons atendem usando sungas, o que é uma prática seguindo orientação da Vigilância Sanitária e que a nossa praia tem sua conduta ética e realmente perde a tranqüilidade com a presença de elementos com este espírito aventureiro e freqüentador de alguns desses sítios naturistas e ainda desacompanhado de sua companheira. 

Se não tomarmos conta de tais situações, acontece o que foi relatado pela garota na coluna NATLUTA sob o título "A praia que nós queremos" no jornal de nº 47 do mês de agosto/2004 na praia de Abricó-RJ. Apesar de não estar presente ao acontecimento, e ser freqüentador daquele paraíso (TAMBABA) a mais de dez anos, e ainda conhecer muito bem o nosso relações públicas RONES, saio em defesa dele e da praia para que as pessoas menos avisadas não se deixem levar por comentários sem pé nem cabeça e aproveito para convidar Eduardo a voltar a Tambaba e a todos que queiram conhecer nossa praia e desfrutar do que existe de melhor, que é a paz, a tranqüilidade, boa recepção e ótima amizade. 

Um forte abraço naturista a todos. 

 

LUIZ 

(RECIFE-PE). 

luizrosarecife@uol.com.br

(enviada em 12 de agosto de 2004)


Parabéns  

1º - gostaria de parabenizar o nosso jornal pela passagem de mais um aniversário, desejando muitas matérias boas pelos anos que se seguem, e dizer do meu orgulho de pertencer a família naturista;

2º - lamentar por não poder atender ao pedido de nosso irmão Marcelo Nóbrega de Oliveira, solicitando doação de sangue para a sogra de sua cunhada, dona ETELVINA, desejando à ela toda saúde do mundo.
Um abraço naturista a todos. 

 

Luiz Rosa

Recife - PE

luizrosarecife@uol.com.br

(enviada em 8 de agosto de 2004)
 


Esta edição está maravilhosa. Cada vez melhor ler o jornal olho nu. Que tal fazer um CD com as edições anteriores e tal, uma coletânea. Eu já reservo o meu. Um forte abraço. 

Naturalmente

 

Cesar Fleury

toktel@terra.com.br 

(enviada em 6 de agosto de 2004)

 

Obrigado, Cesar, pelas palavras carinhosas. Quanto ao CD é algo a se pensar.

 


Assustado com o que leu

Li a matéria "A praia que nós queremos" e fiquei assustado com a moça que foi a Abricó. Tenho muito curiosidade de ir a um lugar naturista e Abricó era a opção mais próxima de nós. Infelizmente não considerarei mais o local. Espero que apliquem regras mais rígidas para garantir a privacidade dos freqüentadores. Um abraço a todos, 

 

Rodrigo Arcoverde 

Niterói - RJ

arcoverde@activesystems.com.br

(enviada em 6 de agosto de 2004)


Áreas naturistas em São Paulo e no Rio

Prezados amigos naturistas, 

eu e minha esposa somos naturistas pernambucanos e freqüentávamos a praia de Tambaba na Paraíba. Mudamos para Goiânia e ficamos distante daquele paraíso. Agora estamos mudando para Paulínia - SP, muito próximo de Campinas e do estado do Rio de Janeiro. Gostaríamos de saber se há naquela região algum paraíso naturista, ainda que seja no Rio. Um forte abraço, 

 

Guilherme Brasileiro

Goiânia - GO

kgbrasileiro@yahoo.com.br

(enviada em 6 de agosto de 2004)

Olá, Guilherme. No estado de São Paulo você poderá encontrar os seguintes sítios naturistas: Rincão Naturista (www.rincao.com.br) e Mirante do paraíso (http://www.mirantedoparaiso.com.br). pode entra em contato também com SAMPANAT (http://www.sampanat.com.br), que é uma associação naturista mas que não tem sede própria. No Rio de Janeiro, há o Recanto do Paraíso (http://www.paraisonaturista.com.br) , a praia Do Abricó na cidade do Rio (www.abrico.com.br)  e a praia OLHO de Boi em Búzios, que não possui página na Internet. Quem souber de outros lugares pode escrever para ele.


Notícias (estranhas) da Paraíba

Prezado Pedro: 

Finalmente conheci Tambaba. Achei a praia bonita mas me senti numa praia particular, tal a cretinice do "dono" da praia que é também dono da pousada e restaurante . Ele fez o favor de me deixar ficar na praia, mas deixou bem claro  que não aceita as carteirinhas do Rio porque segundo ele a diretoria não tem critérios para admissão dos sócios. Tambaba perderia a tranqüilidade com a presença de tais elementos.  Os garçons andam de sunga e a garçonete nua. 

Um abraço, 

 

Eduardo Velasquez

Rio de Janeiro- RJ

eduardovelasquez@ig.com.br

(enviada em 5 de agosto de 2004)


Projeto para passeios naturistas a Massarandupió

caro Pedro, moro na região metropolitana de Salvador-BA e estou formando passeios aos finais de semana para Massaranduió. Eestou querendo usar o seu Jornal para divulgação a pessoas interessadas em participar. Ainda é projeto para que no verão possa atender a quem deseje ir na nossa praia aqui no litoral norte baiano, e irei contar com sua colaboração, pode divulgar meu e-mail para quem desejar essa nova aventura no próximo verão ou até antes... 

um abraço e parabéns pelo jornal...

 

Jardel

Lauro de Freitas - BA

jrjardel@ig.com.br

(enviada em 5 de agosto de 2004)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.