SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

Editorial Cartas NATHistória NATOpinião NATVariedades NATVerão NATURISTeen

     OLHO NU abre espaço para seus leitores emitirem suas opiniões sobre o naturismo em geral. Participe você também. Escreva para jornalolhonu@bol.com.br .

 

Para o Naturismo crescer ainda mais...

 

Por Nilton Fonseca*

  Caro Pedro,

     Inicialmente gostaria de cumprimentá-lo mais uma vez pelo OLHO NU, que já se transformou na tribuna do Naturismo brasileiro.

       Escrevo esta mensagem motivado pela reflexão que me ocorreu ao ler, na edição 26 do OLHO NU, duas chamadas da FBrN:

-          Tire a roupa e VIVA NU!

-          Arrisque e tire a roupa. Você só terá a ganhar!

     São duas chamadas contundentes e fortes que estimulam a nudez numa sociedade que se nega, em boa parte, em pelo menos discutir o Naturismo (vide Congresso Nacional), ainda que se leve em conta os inegáveis avanços no que se referem à mídia e oficializações dos espaços naturistas.

     Ao ler tais chamadas me ocorreu uma questão: quais as condições reais de vivenciar o Naturismo no Brasil ?

     Parece-me que não são tão fáceis, em especial para a grande maioria das pessoas que residem afastadas das áreas ou grupos naturistas, bem como para homens desacompanhados.

     Apesar de possuir um extenso litoral e de ter sido povoado, na sua origem, por índios que viviam nus, o brasileiro não vê a nudez como algo natural. A nudez, no Brasil, ainda possui uma relação diretamente proporcional com o sexo e o erotismo. Tal cultura se deve a influência determinante da religião que durante séculos ditou o modo de ser e agir dos seus fiéis, em especial no que diz respeito ao comportamento sexual. Deve-se levar em conta também, o peculiar machismo do brasileiro que sempre viu a mulher como objeto de prazer.

     A partir dos anos 70, com a abertura política este quadro começa a alterar-se, mesmo que lentamente, possibilitando que soprassem novos ares, e assim idéias, antes inaceitáveis como o nudismo, começam a ganhar espaço, em especial nos centros com maior intercâmbio com a Europa. Com o advento da internet o naturismo brasileiro ganha novo fôlego, fortificando o movimento.

     Mesmo tendo um cenário mais favorável, o naturismo ainda não possui o reconhecimento social, o que gera situações  do tipo das ocorridas no Rio de Janeiro e Tambaba (tentativa recente de redução da área naturista) entre outras, obrigando o movimento naturista a um constante embate para afirmação dos seus princípios, como também a adotar uma atitude de maior reserva  em relação aos pretendentes ao convívio naturista.

     Para não me alongar muito e sem querer ensinar o pai-nosso ao vigário, encerro defendendo duas teses que acredito serem essenciais para o crescimento do naturismo no país, juntamente com as demais políticas adotadas pelo movimento:

1)      Incentivar a maior participação das mulheres no Movimento

Entendo que a participação feminina é da maior importância, considerando que a adesão de uma pessoa do sexo feminino, GERALMENTE, ocorre agregada com a adesão de outras pessoas (maridos, namorados, irmãos etc.), o que NORMALMENTE não acontece com os homens, que GERALMENTE aderem isoladamente. Acho ainda, que a medida em aumentar a confiança das mulheres a possibilidade de fortalecimento do movimento é maior.

      2)      Necessidade de maior reflexão e estudos sobre o naturismo

Vejo a necessidade de consolidar um pensamento naturista brasileiro, pois são poucos os trabalhos científicos voltados para o naturismo. A importância de se pensar o Naturismo se dá pela necessidade de sua fundamentação, para fugir do velho bordão de que se é naturista pela “sensação de liberdade”. Temos que pensá-lo do ponto de vista da Psicologia, Filosofia, Antropologia, Sociologia, Economia etc, de modo a firmá-lo com segurança na sociedade sem correr os riscos de retrocessos, como temos visto atualmente, pela incompreensão da sociedade.

Saudações naturistas,

Nilton Fonseca.

*niltonfonseca2001@bol.com.br

OBS: Gostaria de entrar em contato com naturistas de todo o país, em especial de Sergipe e Aracaju. Meu e-mail é: niltonfonseca2001@bol.com.br

Editorial e índice Cartas dos Leitores e NatClassificados NATHistória - "Encontro com o paraíso" - último capítulo NATOpinião - "Para o naturismo crescer ainda mais..." NATVariedades e NATHumor NATVerão - Relação de todas as praias, clubes e associações naturistas do Brasil NATURISTeen