SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

Editorial Cartas NATHistória NATOpinião NATVariedades NATVerão NATURISTeen

     NA EDIÇÃO Nº27 DO JORNAL OLHO NU FOI PUBLICADO UM ARTIGO SOBRE O FILME "LUZ DEL FUEGO" DIZENDO SER O ÚNICO JÁ FEITO SOBRE O TEMA. GOSTARIA DE CORRIGIR ESTA INFORMAÇÃO POIS EXISTE UM DOCUMENTÁRIO COM CENAS REAIS DE LUZ DEL FUEGO CHAMADO "NATIVA SOLITÁRIA" DE ALMEIDA FLEMING(BRASIL/1953).

     NO FILME, EXIBIDO PELA CINEMATECA DO MAM - RJ, EM  MAIO DE 1995, NUM FESTIVAL DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS CHAMADO "EROS", APARECE DORA VIVACQUA (LUZ DEL FUEGO) EXPLICANDO SUA FILOSOFIA NATURISTA E AS REGRAS DE FUNCIONAMENTO DE SUA COLÔNIA DE NUDISMO.RECHEADO DE CENAS REAIS NA ILHA O FILME CONTA QUE A BARCA RIO-PAQUETÁ ÁS VEZES QUASE VIRAVA POIS TODOS CORRIAM PARA O MESMO LADO PARA VER A ILHA E SEUS FREQUENTADORES PELADOS NA DÉCADA DE 50.

     OU SEJA, DESDE AQUELA ÉPOCA JÁ EXISTIA O FALSO PURITANISMO BRASILEIRO QUE REPROVA A IDÉIA MAS NÃO RESISTE A CURIOSIDADE!

José Walton

josewalton@uol.com.br

     Obrigado, José, por sua intervenção e correção extremamente oportuna. O que eu quis dizer, e não ficou claro, é que era o único filme de ficção (embora baseado em fatos reais) sobre Luz já produzido.

Caro Pedro,  

     Acabei de ler o último Olho nu. Puxa, que rico! Aparentemente a ultima reunião foi um grande sucesso. Pouco a pouco as coisas mudam e as consciências naturistas se acordam. O mais difícil, mas o mais importante, agora é divulgar uma imagem familiar do naturismo para mostrar ao público que nossa opção de vida e saudável e não tem nada a ver com as opiniões dos nossos inimigos como o famoso advogado que faz perder tanto tempo a todos!  

    Mês de novembro, voltei a Tambaba com minha esposa, por duas semanas. Que delícia! Daqui a pouco a pousada da praia vai ter uma nova cozinha para receber os freqüentadores duma forma mais "gastronômica"...

    A SONATA continua seu trabalho de fiscalização da praia. Apesar de algumas pessoas mal inspiradas que propagam rumores errados na imprensa, a idéia do Naturismo evolui positivamente. Só faltam as famílias com crianças. Isso, de novo, e o maior problema do Naturismo brasileiro: alguém que chegue numa praia naturista pode pensar que o Naturismo é um atividade reservada ao adultos. A conseqüência é as idéias erradas do público (nudez=sexo e perversão). Quanto mais numerosas as famílias que freqüentam as praias, menos problemas de moralidade vai haver (?).Por isso que tem de transmitir o espírito naturista a seus filhos para que a criança seja educada como verdadeiros naturistas, e não ficar com roupas na praia, como muitas vezes!

     É muito importante de passar o espírito naturista para a juventude, bem cedo, para manter o Movimento vivo.

    Quanto ao problema dos solteiros, tenho de testemunhar, que a maioria dos comportamentos errados que eu vi nas várias praias  naturistas brasileiras, Tambaba incluída, foi de homens casados!  Atitude sexual em público, ou se masturbando semi escondidos... Talvez o consumo excessivo de bebidas alcoólicas na praia seja a explicação?

     Eu posso afirmar que se houvesse mais criança nas praias, estes homens não se comportariam desta maneira, como nas nossas praias naturistas européias.

Até breve, grande abraço.

Jacques L.

jl.pegasus@wanadoo.fr

 

     Já fui algumas vezes na praia de Abricó no Rio, com minha noiva. Mas por causa de uma briga judicial ela está interditada para o naturismo, e nós ficamos sem opções. Vocês sabem me dizer se a praia da Reserva também está interditada? Onde fica esta praia?

Obrigado.

Wagner Rotta.

wagnerrotta@uol.com.br

Olá, Wagner. A praia do Abricó continua mesmo interditada judicialmente para a prática do Naturismo. Alguns naturistas, que freqüentavam Abricó na época em que ela estava liberada, foram para a Praia da Reserva, na Barra da Tijuca, aqui no Rio de Janeiro. Mas aviso que também não é permitido oficialmente e pode haver complicações com a polícia, embora raramente haja casos de intervenção policial. Não são muitos os naturistas. A praia é freqüentada por várias “tribos” distintas (assim é como os grupos são conhecidos) e há uma convivência pacífica. A Associação Naturista de Abricó finca sua bandeira na praia e reúne os naturistas em sua volta.

       A Praia da Reserva fica na antiga avenida Sernambetiba, atual Lúcio Costa, e os naturistas ficam em frente ao estacionamento do Ruço.

  Alô Pedro.

     Com o verão chegando a freqüência da praia de Olho de Boi em Búzios, vai aumentando, somando com os freqüentadores fiéis o ano todo, chega dias em que o reduzido espaço tem que ser bem utilizado para que caibam todos. Cada vez mais eclética, até os visitantes de um dia que chegam a cidade nos grandes iates de turismo, dão um jeito de passarem algumas horas naquele minúsculo paraíso.

Abraços.
Obs: Segue em anexo duas fotos de minha esposa, tiradas no local.

Clique sobre as fotos para vê-las ampliadas.

Airam da Silva Santos

dante21@ligbr.com.br  

 

     Muito oportuna a matéria sobre os naturistas evangélicos. Sou evangélico membro de uma igreja tradicional e fui convidado a passar um dia em Tambaba, também por um membro de uma Igreja Batista tradicional de Recife.  Foi minha primeira experiência com o Naturismo. Hoje freqüento o PLANAT – Planalto Central Naturista em Brasília. Estou feliz da vida e em paz comigo mesmo.


"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angustia, ou a perseguição, ou a fome,  ou a NUDEZ, ou o perigo, ou a espada?"
Bíblia Sagrada - Romanos 8.35


Nada, Nada nos separará do amor de Deus em Cristo Jesus.

Salomão Pereira

salomaopereira@starmedia.com  

 

 

Queridos amigos,


     2002 foi um ano muito especial para nós, ano de reinício, uma vez que havíamos perdido o antigo Bat Batidas na ressaca e um excelente emprego no estouro da Soletur, ambos no final de 2001.


     E todos vocês participaram direta ou indiretamente deste reinício, apoiando-nos, freqüentando e animando nosso novo Bat Batidas. Incentivando nossas realizações, trazendo mais gente, apreciando nossos coquetéis e petiscos, ou mesmo enviando de longe sua energia.


     A reserva naturista de Massarandupió é hoje muito melhor que até o ano passado. Vive cheia de alegrias, de familiaridade, de naturismo.


     Somos, eu e Lurdes, eternamente gratos por todo este apoio e incentivo, e desejamos, também em nome de nossa equipe, um muito feliz Natal para todos, ao lado de suas famílias e amigos, e que 2003 seja para vocês como 2002 está sendo para nós graças a vocês, repleto de realizações, paz e saúde, mas com
muita naturalidade.


Mui cordial e naturalmente seus,


Roberto & Lurdes Soares + Diego, Betinha, Tutinha, Zé Bola, Adilma e Cita

robertoelurdes@hotmail.com

 

     Estou lendo pela primeira vez este jornal, e confesso estar maravilhado com o conteúdo e a união entre os naturistas. Eu e minha esposa já estivemos na Colina do Sol, no ano de 1998, ficamos felizes em conhecer aquele paraíso, agora morando em Natal, em breve estaremos fazendo uma visita a Tambaba, pois mesmo não freqüentando nenhum local, somos naturistas por natureza, adoramos a liberdade.   Estaremos atentos as noticias e em breve fazendo com certeza, grandes amizades.  Aproveitando de ante-mão a todos UM FELIZ ANO NOVO.

Sem assinatura.

fixaart@ig.com.br

OLHO NU publica gratuitamente anúncios classificados para correspondência entre leitores venda, troca, ou compra de qualquer objeto que tenha ou não relação com o Naturismo. Porém não aceitaremos anúncios de cunho erótico ou pornográfico, por não ser esta nossa linha editorial. Os interessados devem responder diretamente aos anunciantes e OLHO NU não se responsabiliza pela veracidade das informações.

Escreva para jornalolhonu@bol.com.br

OPORTUNIDADE
Clube Naturista em expansão no Rio de Janeiro procura um casal naturista para, mediante retorno financeiro, integrar a administração. Requisitos: comunicativos, habilidade em computador e promoção de eventos.  Inf. 021-9329-1743
Editorial e índice Cartas dos Leitores e NatClassificados NATHistória - "Encontro com o paraíso" - último capítulo NATOpinião - "Para o naturismo crescer ainda mais..." NATVariedades e NATHumor NATVerão - Relação de todas as praias, clubes e associações naturistas do Brasil NATURISTeen