1ª página NAThistória NATPolítica NatPolítica2 NATEspecial NATURISTeen

De Olho na Mídia

FBrN NAtcuriosidades

    No próximo mês de outubro todos os eleitores brasileiros deverão comparecer às urnas para escolher, entre os diversos candidatos, “os melhores” para ocupar os mais diversos cargos políticos. Isto não é novidade. O modo de se fazer o escrutínio modificou-se muito em seu formato, passando dos votos em cédulas para o voto eletrônico. O modo de votar evoluiu acompanhando as inovações tecnológicas de nosso tempo, mas será que as cabeças dos políticos também evoluíram com o passar dos anos ?

     OLHO NU fez uma pesquisa, perguntando a diversos colaboradores se eles conhecem políticos candidatos de suas regiões que abertamente falam sobre o assunto naturismo, que prometem ajudar nossa causa ou que já fizeram algo efetivamente pró naturismo.

Eleições e Naturismo

Por Pedro Ribeiro e colaboradores

     O eleitor brasileiro já está mais do que acostumado com as promessas feitas pelos candidatos a cargos públicos legislativos em campanha e não cumpridas quando eleitos. Tudo isso já até virou piada na boca do povo e motivo de descrédito e má vontade da população em relação aos políticos. Dentre a massa humana que é eleita de 4 em 4 anos, há aqueles raros que realmente cumprem muito do que prometeram. Cabe a nós, eleitores, garimparmos entre o cascalho que nos é imposto pelas propagandas eleitorais os realmente sinceros e que possuam um passado de luta e consistência.

     O Naturismo no Brasil voltou a se desenvolver a partir da década de 80, após quase 20 anos de ostracismo provocado, entre outros motivos, pela repressão política e censura à imprensa, impedida de divulgar qualquer manifestação que fosse considerada atentatória à “moral e bons costumes” vigentes, o que dificultou imensamente a criação de novos grupos naturistas organizados.

     Agora já temos cerca de 15 anos de retorno do Naturismo aos meios de comunicação e durante este tempo já foi possível perceber quais políticos foram aliados e quais foram contra nós explicitamente, em ambos os casos. Foi muita gente “em cima do muro”, temerosos em afirmar uma posição por causa de possíveis represálias de seu eleitorado conservador. Neste contexto o Naturismo contemporâneo foi se desenvolvendo.

 

     Ainda a grande maioria dos candidatos possui cabeça conservadora (ou quer parecer que a possui) a julgar por seus discursos iguaizinhos de 40 anos atrás. Em recente votação na Câmara de Vereadores do município do Rio de Janeiro, por exemplo, onde um projeto de lei que instituía áreas de praias para a prática do Naturismo, poucos vieram ao microfone defender nossos direitos, mas a grande maioria “esculachou-nos”, alegando coisas como lugar de pornografia, atentado à moral do povo do Rio de janeiro ou atentado contra as Escrituras Sagradas. Não é melhor sabermos os nomes direitinho desses representantes do povo ? Pois bem aí vai a relação completa dos vereadores que se colocaram contra a aprovação do Projeto de Lei apresentado na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro em Novembro de 2000, se por acaso você souber que estão candidatos a algum cargo, vaia neles. O radialista Áureo Ameno, Eli Patrício e Wilson Leite Passos. Esqueçam-nos para sempre. Na ocasião se declararam publicamente, na sessão de debate e votação, Leila do flamengo, Pedro Porfírio e o cantor Agnaldo Timóteo. Se forem candidatos, merecem apoio pelo que disseram em plenário (ver reportagem completa em OLHO NU nº 6 – janeiro de 2000).

     O projeto de Lei citado aí em cima era de autoria do então vereador Alfredo Sirkis, que foi um dos políticos que nos deu apoio integral durante seu mandato como Secretário do Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro, inclusive com a criação da área naturista na praia do Abricó, em 1994, logo depois proibida pela Justiça. Sirkis não teve receio de se expor publicamente neste caso, publicando artigos em jornais nos defendendo e sofrendo acusações absurdas, como a de instalar a imoralidade na cidade. Porém Sirkis não é candidato a nada nesta eleição e continua exercendo cargo na Prefeitura do Rio de Janeiro, como Secretário de Urnabismo. É pena.

 

     O caso do Abricó, gerou um outro herói. Fernando Gabeira, deputado federal pelo PV-RJ na época, logo após a proibição do naturismo na praia, apresentou Projeto de Lei na Câmara de Deputados, em Brasília, que, resumidamente, autorizava os governos municipais e estaduais instituírem áreas para a prática do naturismo em todo território nacional, onde houvessem grupos interessados e organizados que assim o desejassem. O Projeto foi aprovado na Câmara e ainda está tramitando no Senado Federal, enfrentando muito preconceito dos Senadores que elegemos. É assim que as coisas caminham no Brasil. Fernando Gabeira é candidato à reeleição com Deputado Federal, agora pelo PT do Rio de Janeiro(nº 1324). Se entrarmos em seu site (http://www.gabeira.com.br/gabeira/politico/projetodelei/7.html )veremos que o projeto sobre o Naturismo é considerado obra importante.

     Também na esteira do projeto de Lei das áreas naturistas, a deputada Vanessa Felipe, do PV-RJ (nº 4310), também pode ser considerada aliada. Pois foi relatora do mesmo e se colocou totalmente favorável à nossa causa e conseguiu a aprovação do Projeto de Gabeira na Câmara dos Deputados. Ponto para ela que é candidata à reeleição como deputada federal pelo Rio de Janeiro. Porém, ela não tem se pronunciado sobre este assunto ultimamente, nem tampouco em sua campanha há qualquer menção ao Naturismo.

 

     Ainda no Rio de Janeiro, apenas um candidato a Deputado Estadual fala abertamente em apoiar o Naturismo em nosso estado. Trata-se de Vanísio Melo, candidato pelo nanico partido PRP (nº 41001). Vanísio também é freqüentador de áreas naturistas, é médico cirurgião plástico, já foi radialista participando do programa Aroldo de Andrade, da Rádio globo –RJ, no quadro “debates populares”, onde assuntos do cotidiano eram pauta das conversas nem sempre tranqüilas, por vezes quando o assunto Naturismo foi enfocado, Vanísio colocava seu ponto de vista favorável. Faz uma campanha dirigida aos naturistas quando está no meio deles e outra dirigida aos médicos (sua profissão) quando está entre estes. Nenhum outro candidato se colocou abertamente para esta questão até agora.

 

     O Brasil possui nove estados onde há praias ou lugares naturistas ou nudistas conhecidos, Rio Grande do Sul (Colina do Sol), Santa Catarina (praias do Pinho, Galheta e Pedras Altas), São Paulo (Rincão Naturista), Rio de Janeiro (Praias Olho de Boi e Brava e os sítios Recanto Paraíso e Solar de Guaratiba), Minas Gerais (Ramanat), Espírito Santo (praia de Barra Seca) , Bahia (praia de Massarandupió), Paraíba (Praia de Tambaba), e Amazonas (Amazonat, que fechou). OLHO NU pediu a seus colaboradores desses estados para enviar a relação dos políticos que ajudaram ou prometem ajudar o naturismo nestes locais. A relação é ínfima.

 

     De Florianópolis, Reynaldo Pires Ferreira nos envia a notícia que o povo naturista catarinense tem um candidato que já se preocupou com a causa naturista, Márcio de Souza, que atualmente é vereador do PT e autor da lei CMF 195/97 que regulamenta a prática do naturismo na Praia da Galheta, não só apoia o naturismo mas é um verdadeiro baluarte na luta contra todo o tipo de discriminação .  Agora ele é candidato a Deputado Estadual, em Santa Catarina.  É nascido em Florianópolis, já está no seu terceiro mandato consecutivo como vereador. É candidato pelo PT, nº 13690. Contatos com seu gabinete marciodesouza@cmf.sc.gov.br . Também de Floripa, Affonso Alles nos indica Mauro Passos, candidato a Deputado Federal pelo PT, (nº 1365). Ideli Salvatti, deputada estadual de SC de maior destaque em 2002 e candidata ao senado, também pelo PT, sempre tem manifestado apoio à causa naturista.

 

     “Nunca tivemos, em nosso Estado, apoio explícito de nenhum candidato.” Informa a presidente da Federação brasileira de naturismo, Maria Luzia de Almeida, diretamente do Espírito Santo. “A nossa praia,” continua, “quando de sua criação há 9 anos, recebeu apoio do prefeito e de alguns vereadores, que compraram nossa defesa.

     O prefeito daquela época, José Carlos Elias, hoje Deputado Federal pelo PTB, é candidato à reeleição. No início da Barra Seca ele nos deu um apoio velado, solicitando-nos que não o comprometesse. Ele só saiu de cima do muro quando percebeu que a praia não ofereceria nenhum risco perante seu eleitorado. Mas nunca se declarou publicamente o pai da criança, e nem inclui a praia em seus projetos e promessas. Mas ela sempre faz parte do calendário turístico da região.

     Existe um outro candidato, o Luiz Durão, candidato também à reeleição a deputado, que foi quem começou toda a história da Barra Seca, quando decidiu divulgar para a revista Quatro Rodas, em 1990 (quando ainda era o prefeito do município), que aquela área, hoje Barra Seca, ele destinava para a prática do nudismo e garantia a segurança dos freqüentadores. Isso nos foi contado por ele mesmo.  Mas ele também nunca divulgou abertamente que apóia os naturistas.

     O Dr. José Cardia, médico e vereador há mais de três legislaturas, foi quem realmente colocou a cara na mídia e nos defendeu abertamente divulgando os benefícios que nossa praia traria para a região. E ele não se enganou. Mas ele não está candidato.”

     Dos outros estados que possuem áreas naturistas não chegou qualquer informação de apoio por parte dos políticos candidatos.

* Pedro Ribeiro é o Editor do jornal OLHO NU e

presidente da Associação naturista de Abricó

natpedro@hotmail.com.br

1º página

NATHistória

NATPolítica

NATPolítica2

NATEspecial

NATURISTeen

De Olho na Mídia

FBrN

NATvariedades