1ª página NAThistória NATPolítica NatPolítica2 NATEspecial NATURISTeen

De Olho na Mídia

FBrN NAtcuriosidades

     Olá, amigos Naturistas de todo Brasil.

     Ainda não é verão nestas paragens mas a edição do OLHO NU já está quente. Como não poderia deixar de ser também metemos a mão na cumbuca da eleição. O próximo mês será decisivo para o país, quando milhões de eleitores vão às urnas para eleger os próximos legisladores. Naturistas não devem ficar de fora deste pleito e ter consciência absoluta em quem votar, pois são destes políticos escolhidos por nós, que poderão sair as leis que poderão consolidar e beneficiar o Naturismo no Brasil. É muito importante votarmos nos candidatos a deputados estaduais, deputados federais e em senadores corretos.

       OLHO NU pesquisou com seus colaboradores de todo Brasil para saber se existem candidatos que nos apóiam. Confira o resultado no caderno 4. Antes disso você poderá ler no caderno 3 como é que está o andamento do projeto de Lei  de Fernando Gabeira a respeito de áreas naturistas. As notícias são boas.

      Começamos uma série especial sobre o nudismo masculino nos filmes de cinema norte-americanos. A matéria escrita por um naturista da terra do Tio Sam relata como o corpo humano é tratado com preconceito, medo e desconfiança nas telas de Hollywood, principalmente o masculino. Confira esta interessante matéria no caderno 5.

       A história do Naturismo no Brasil continua a ser contada por Roberto Soares no caderno 2. Desta vez ele abrange a época em que o naturismo ficou escondido dos meios de comunicação na época da ditadura militar. Descubra que o Movimento que parecia morto e enterrado continuou germinando e só pôde reaparecer após a volta da liberdade de expressão.

       E as religiões continuam dando pano para manga em matérias sobre Naturismo. Leia no caderno 7 as opiniões mais atuais de dois grandes grupos religiosos, evangélicos e católicos, através de matérias disponíveis nos meios de comunicação atuais. Imperdível. É para análise e meditação.

       A Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) informa as datas do novo CONGRENAT, congresso naturista a ser realizado em breve. Vá direto ao caderno 8. E a seção de Fellipe Barroso traz mais uma reflexão e uma letra de música de Cazuza e Frèjat. Confira no caderno 6.

       Notícias, informações, humor. Boa leitura e muita consciência.

 

Pedro Ribeiro.

Editor.

ÍNDICE

NATHistória - “Encontro com o Paraíso – 4º capítulo – O Sonho não Morreu” por Roberto Soares ...   ............................................................................................................................................. caderno 2

NATPolítica“Senador se interessa pelo projeto de Fernando Gabeira”  por Roberto e Lurdes Soares  ............................................................................................................................................. caderno 3

NATPolítica 2“Eleições e Naturismo” por Pedro Ribeiro e colaboradores .............................. caderno 4

NATEspecial“Nu Frontal – o aumento da aceitação da nudez masculina no cinema – 1ª parte” por Keath Graham .................................................................................................................... caderno 5

NATURISTeen“Rótulos” por Fellipe Barroso e “Ideologia” de Cazuza e Frèjat .................... caderno 6

DE OLHO NA MÍDIA“Como a Igreja vê os nudistas” por Dom Carlos Alberto E. G. Navarro; “O Naturismo, quem diria, tem cada vez praticantes evangélicos” por Marcelo Santos; “Naturismo atrai evangélicos, que até evangelizam em pelo na praia” por a.l.c.; “O resultado do debate” por Estevão Prestes ............................................................................................................................................... caderno 7

FBrN “Congrenat 2002” ..............……………………………………………………………………………...…... caderno 8

NATCuriosidades ………............................................................................................................ Caderno 9

NATNotícias ……...................................................................................................................….. caderno 9

NATHumor ............................................................................................................................... caderno 9

Pedro Ricardo,

     O Olho Nu continua merecendo elogios e leitores. Os capítulos sobre a História do Naturismo no Brasil são particularmente interessantes, pela riqueza de informações que o Roberto Soares divulga. A discussão e os debates abertos das questões naturistas é outra contribuição valiosa deste jornal que leio vorazmente, de ponta a ponta,  assim que o recebo.

     Apreciei particularmente a publicação da matéria da AGAL, no caderno 5 do nº 23. Peço desculpas por não ter enviado nenhuma foto, mas achei que as selecionadas ficaram muito bem. Apenas não entendi porque algumas delas cobriram parte do texto.

Parabéns e um grande abraço,

Affonso

a.alles@uol.com.br

Desculpe-me, Affonso, pelo problema técnico ocorrido com as páginas que você recebeu.    _____________________________________________________________________________________________

Olá Pedro e amigos,

    Venho por meio deste, parabenizar o pessoal da Associação dos Amigos da Galheta (AGAL), pela postura e pela matéria enviada na edição anterior. Gostaria de dizer, que dentre à posição da AGAL, entre outros, é que fazem da Praia da Galheta o meu local preferido para prática do naturismo há alguns anos.

    Quem não educa, proíbe. O trabalho que vem sendo mantido na Galheta  vai além do Naturismo. É um exemplo de possibilidade para convivência pacífica, para uma educação libertária e para o respeito a individualidade do ser humano.

    A respeito de pessoas desacompanhadas; gostaria de acrescentar, que ao contrário do que muitos pensam, somos seres inteiros, totais. Não somos incompletos, "metade de laranja", ou que nosso objetivo é achar um ser que nos complete. Às possíveis carências que por ventura podemos sentir no decorrer de nossas vidas, devemos procurar dentro de nós mesmos e não no outro. Só assim estaremos inteiros, íntegros, para nos relacionarmos autenticamente com as outras pessoas.

     Também queria alertar, para o cuidado que devemos ter com os rótulos que dispensamos às coisas e as pessoas com muita freqüência. Rotular, significa delimitar e por conseqüência restringir o conhecimento de
algo baseando-se em estereótipos e criando estigmas. Isso além de reforçar a crença do mesmo fortalece a cultura e o sistema os inventou.

Natural Abraço,

Carlos de Paiva

Psicólogo, São Paulo

carlospf@terra.com.br

____________________________________________________________________________________________________________

Caro Pedro,

       Inicialmente gostaria de felicitá-lo pela iniciativa do Olho NU, que se tornou essencial para os naturistas no que diz respeito atualização e conhecimento do que ocorre no mundo naturista. Aproveito a oportunidade para registrar que vejo o mundo naturista muito masculino, vide a presente edição do jornal, não encontramos nenhum texto de autoria feminina. Entendo que tal situação é um tanto prejudicial ao
Movimento pois afasta muitas mulheres do meio, o que impede maior aceitação social.

       Entendo que estimular a participação feminina no naturismo é fundamental para o seu crescimento, não só do ponto de vista estatístico (as mulheres são numericamente maior, segundo o IBGE), mas também porque a maior resistência de envolvimento das famílias são das mulheres.

       Gostaria de discutir esta posição com outros naturistas (inclusive femininas). Por fim, gostaria de entrar em contato com naturistas de Sergipe, preferencialmente Aracaju, meu e-mail é:
niltonfonseca2001@bol.com.br
Um abraço, e que o sucesso do Olho Nu perdure por muitos anos.

Nilton

niltonfonseca2001@bol.com.br               

     Muito bem, Nilton. Também nós do OLHO NU acreditamos que a presença feminina deva ser maior e pedimos encarecidamente que as mulheres participem mais, com idéias, artigos e sugestões. Não obstante a presidência da Federação Brasileira de Naturismo ser exercida por uma mulher, muitas se sentem ainda inseguras para participar ativamente do Movimento. Escrevam para ele.

____________________________________________________________________________________________

Olá, Amigos

     Em primeiro lugar os meus parabéns por uma página tão aberta e frontal, como esta sobre o naturismo. Somos um casal de portugueses, adeptos do naturismo, apaixonadíssimos pelo Brasil, mas infelizmente achamos que o Governo Brasileiro tem que ainda aprender muito sobre este tema, principalmente em relação à Europa Central e até diria mesmo em relação a Portugal. De qualquer maneira FORÇA ! P’ra frente é que vai o caminho !

ps: quem diria uma mentalidade tão aberta e liberal no Carnaval, e o resto do ano ??!!
(uma forcinha da nossa parte)

Paulo Agostinho

BW- Alemanha

FPaulo@aol.com

____________________________________________________________________________________________________________

NOTÍCIAS DE PARIS

Caro Pedro,

     Gostei muito do último Nº de Olho Nu. Só uma coisa, cuidado de não tornar-se uma revista de polêmica sobre vários assuntos fora da vida naturista. Já existe material por isso.

     Com esta carta, eu mando vários fotos. As primeiras, de La jenny, www.lajenny.fr ,aonde fomos, minha esposa e eu, início de julho. Aqueles fotos são a prova que existem praias naturistas onde todos ficam vestidos! Com uma temperatura de quinze graus, imagine... Foi muito engraçado, por que o dia depois, o sol chegou. Então, todos foram para a praia com alegria, mas ao meio dia, quando acabou o sol, o frio voltou! Em pouco tempo a praia estava deserta, só ficaram dois loucos: nós dois. Parece que este tipo de tempo é normal ao começo do verão.

      O segundo grupo de fotos são da "praia de Paris" (Paris plage) que o prefeito DELANOE decidiu organizar este ano. Foi uma grande polêmica sobre a legitimidade de tal decisão, e grande protesto dos motoristas de Paris. Apesar disso, a abertura da praia foi um grande sucesso. Só faltava o Senhor Sol! choveu durante dez dias... Finalmente, dia 12 de agosto, o calor voltou,  e muita gente invadiu o lugar. Encontrei até mesmo um brasileiro!!! Lá tem barracas de bebidas e comida, espaços para jogar "à la pétanque", ate mesmo uma zona com areia. No inicio da “praia” está uma porção equipada de água muito fina para refrescar. Só falta o mar, o rio está sujo demais e muito frio para tomar banho.

     Dia 15 foi feriado, o tempo estava muito bom, fomos para nosso antigo sitio naturista, que é o mais antigo clube da região, o C.G.F. (club gymnique de France. 1930)     www.cgf-nat.com   fomos membros por quinze anos. É sempre um prazer voltar a visitar este sitio onde permanece o espírito naturista, mesmo se os regulamentos mudaram para serem mais suportáveis às novas gerações. 13 hectares de mata e grama para esportes vários, chalés e lazer. Neste clube tem vários regulamentos de pura vida social. Por exemplo, para evitar o risco de queimadura na grama perto da piscina, pois todos andam sem sapatos, está proibido fumar. Também os cachorros devem permanecer nos chalés para não ter problemas de contacto entre os animais. Assim, com um mínimo de regras, tudo fica tranqüilo. Vou tentar obter fotos deste sítio, pois o site está pobre.

Grande abraço, até logo,

Jacques L.

jl.pegasus@wanadoo.fr

(veja mais fotos no clicando nas miniaturas aí embaixo)

DE PARIS

DE LAJENNY (a praia)

DO C.G.F. (o sítio)

Leia mais uma carta de leitor (a de André Luiz A. de C. e Souza) no caderno 3 NATPOLÍTICA.

OLHO NU publica gratuitamente anúncios classificados para correspondência entre leitores venda, troca, ou compra de qualquer objeto que tenha ou não relação com o Naturismo. Porém não aceitaremos anúncios de cunho erótico ou pornográfico, por não ser esta nossa linha editorial. Os interessados devem responder diretamente aos anunciantes e OLHO NU  não se responsabiliza pela veracidade das informações.

Escreva para jornalolhonu@bol.com.br

1)CORRESPONDÊNCIA

Naturistas que queiram fazer amizade, trocar e-mails e fotos escrevam para Vinícius. Moro em Curitiba, PR.

Marcus Vinícius

nudis@ig.com.br

 

 

OLHO NU está aceitando publicidade paga de qualquer empresa ou produto, ligado ou não ao naturismo. Entre em contato com o endereço jornalolhonu@bol.com.br e solicite maiores informações.

Nesta edição a NATURIS faz sua publicidade. Seja bem vinda.

1º página

NATHistória

NATPolítica

NATPolítica2

NATEspecial

NATURISTeen

De Olho na Mídia

FBrN

NATvariedades