SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO DO BRASIL E DO MUNDO

EDITORIAL NATHistória NATDebate NATNovidades NATEvento NATVariedades NATURISTeen NATPresente

BRASIL x ARGENTINA

(Isto não é necessário)

por Fellipe Barroso*

Uma disputa inevitável e, muitas vezes, até cômica é a aquela existente entre brasileiros e nossos vizinhos de continente argentinos.

O lado verde amarelo se gaba de suas belezas naturais (e só!), enquanto os filhos de Evita tentam falar inglês e exibir o emblema de França latina.

A disputa se torna ainda mais engraçada nos esportes e, dentre eles, o futebol, uma vez que todos os problemas pelos quais cada nação está passando vêm à tona como se o resultado da partida fosse determinar, também o final de uma disputa hegemônica que um passaria a ter sobre o outro.

Recentemente, nossos irmãos americanos (estamos na América, e não só os Estados Unidos!) passaram por momentos difíceis em sua economia. A paridade com o dólar tornou muito difícil suas vidas.

O povo, por sua vez, não ficou quieto, indo às ruas, batendo panela, fazendo o seu protesto, que chegou a indignar muitos brasileiros. Não pela atitude ante o governo, mas por impedir a realização da partida do Flamengo. Lamentável.

E, com isto, chegamos ao ponto.

Exibidos, ou não, a Argentina sempre manteve um padrão de vida melhor do que o do brasileiro. E quando se fala neste padrão, fala-se em educação. A população pode ser miserável, mas tem escola, e quem tem escola tem informação e que tem informação, tem argumento e conhecimento para protestar contra tudo aquilo que não lhe agrada.

O Brasil está caminhando para o mesmo lugar onde a Argentina foi parar. O final dessa história poderá ser bem diferente, uma vez que o povo não sente as dores de uma surra. Vai levando, levando, levando... e assim sempre será.

Parece loucura fazer uma analogia neste sentido, mas, por muita falta de cultura, os naturistas são, de certa forma, reprimidos pela população que só quer saber daquilo que lhe é imposto.

Parecia loucura fazer uma analogia, mas não é. Em se tratando de Brasil, tal comportamento vale para todos os aspectos de cunho social.

É hora de refletir, pensar, amadurecer e tomar as decisões certas. Ficar parado... não dá!

 

Na década de 80, o rock nacional estava em alta, chegando a haver o chamado MRB (música roqueira brasileira), segundo os críticos da época.

Os jovens de então que queriam mudar o mundo, ou mesmo o próprio bairro, formavam uma banda e expunham em suas letras suas mais profundas vontades.

O RPM foi a maior banda deste movimento, e naquela época, já ditava o que teríamos que pensar hoje.

Rádio pirata

(Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)

  Abordar navios mercantes

Invadir, pilhar, tomar o que é nosso

Pirataria nas ondas do rádio

Havia alguma coisa errada com o rei

 

Preparar a nossa invasão

E fazer justiça com as próprias mãos

Dinamitar um paiol de bobagens

E navegar o mar da traqüilidade

 

(Refrão)

Toquem o meu coração

Façam a revolução

Que está no ar, nas ondas do rádio

No submundo repousa o repúdio

Que deve despertar

 

Disputar em cada freqüência

Um espaço nosso nessa decadência

Canções de guerra

Quem sabe canções do mar

Canções de amor ao que vai vingar

(Refrão)

Spencer Tunick na TV

     O fotógrafo norte-americano Spencer Tunick é foco do documentário “As formas da Nudez” (Naked States). O roteiro acompanha o artista por todo território norte-americano quando ele ainda estava começando seu trabalho de fotografar pessoas nuas, focalizando suas dificuldades em arrebanhar pessoas para os eventos. Mostra também sua prisão em Nova York e depois sua vitória na Justiça.

     Mas o que pode chamar ainda mais atenção dos naturistas é a seqüência onde ele visita Sandy Hook, uma praia de nudismo no estado de Nova Jersey. Neste momento também Spencer teve que ficar nu e declarou que não se sentiu à vontade praticando Naturismo, porque não havia locais para colocar seu material de trabalho junto ao corpo e também por ter achado os naturistas daquela praia muito indisciplinados, se comparados com todos os outros grupos que já havia fotografado.

     O documentário foi ao ar várias vezes no mês de julho pelo canal pago HBO, e novamente será exibido na madrugada de sexta para sábado do dia 30 de agosto, às 3:45. Haja insônia. Mas quem quiser gravar... Colocar na agenda !

* Estudante e Naturista

fellipemb@hotmail.com