SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO DO BRASIL E DO MUNDO

EDITORIAL NATHistória NATDebate NATNovidades NATEvento NATVariedades NATURISTeen NATPresente
 
 

Chegamos ao segundo ano de nosso jornal naturista. Tudo começou com uma idéia na cabeça e um computador na mão. Não tínhamos qualquer pretensão, a não ser de falar e ler sobre o que mais gostávamos: NATURISMO. Foram dois anos de crescimento e aprendizado. Aprendemos muito com os leitores e com diversos colaboradores que vieram juntando-se ao grupo. Alguns vieram e ficaram , outros se foram, não escreveram mais por motivos diversos, mas deixaram, sem dúvida, seus registros, suas marcas. Agradeço todos eles, sem exceção, pois sem eles não teria sido possível chegar até aqui.

     A partir desta edição OLHO NU está sendo enviada em duas versões: uma é a tradicional, enviada como anexo em documento feito no WORD, o que facilitaria a impressão para quem gosta de fazer isso. A novidade é que agora está disponibilizado um endereço na INTERNET com a edição do mês, igualzinha a edição feita no WORD, para aqueles que preferem ficar conectado para ler, onde os downloads são muito mais rápidos do que esperar o WORD. Você que está lendo esta versão é porque optou por receber desta forma quando foi feita aquela pesquisa (lembra ?). Porém você optar, quando quiser, por receber somente na outra forma se isto lhe convier.

     Devido a problemas técnicos com o computador principal, que compõe este jornal, OLHO NU atrasou, mas você não perdeu por esperar. A edição está recheada de novidades e presenteia você com dois Wallpapers (NATPresente).

     A terceira parte da história do Naturismo no Brasil contado por Roberto Soares, focaliza Luz Del Fuego e sua Ilha do Sol.

     Alguns assuntos tratados na seção NATDebate de edições anteriores continuam causando muita polêmica. Nesta edição sexualidade, religião e até comida são temas dessa seção que foi desdobrada em duas partes.

     A praia de Massarandupió na Bahia foi palco de encontro naturista neste mês de julho passado. Leia a entrevista que Roberto e Lurdes Soares deram a respeito desse evento promovido por eles.

     E Fellipe Barroso faz analogia entre Naturismo e a situação econômica da Argentina e do Brasil e coloca a música Rádio Pirata, de Paulo Ricardo e Luiz Schiavon para ilustrar.

     Imperdível !

     De resto é nossa homenagem aos pais naturistas, que neste segundo domingo de agosto comemoram seu dia.

     Boa leitura e diversão.

Pedro Ribeiro

 

ÍNDICE

NATHistória“Encontro com o paraíso – 3º capítulo: A Ilha do Sol”  por Roberto Soares

NATDebate -  “Naturismo e religião” por Aguinaldo C. da Silva; “E os antigos tabus alimentares e sexuais; como são vistos pela boa religião ?” por Onaldo Alves Pereira; “Preconceitos no meio naturista” por Doni Sacramento; “Orientação sexual na praia da Galheta” por Affonso Alles

NATNovidades

NATEvento“NatMassa – evento de paz, amizade e Naturismo” – por Pedro Ribeiro

NATVariedades FotoFlagrante; NATHumor; “Risadas no Transitório”

NATURISTeen “Brasil X Argentina (isto não é necessário)” – por Fellipe Barroso; “Rádio Pirata” música de Paulo Ricardo e Luiz Schiavini; “Spencer Tunick na TV”

 

 
 

Pedro Ribeiro,


   Adorei este jornal. Tem tudo a ver. Há algum tempo me acostumei a todo o santo dia olhar a foto do dia. E quando recebo por e-mail, devoro. Leio tudo de uma só vez e depois releio com calma, degustando.

Humberto

hrcoelho@bol.com.br

Amigos,
     Segue uma pequena introdução contida no Guia Oficial da Federação Internacional de Naturismo, edição 2002/2003.
Procurei traduzir da forma mais fiel possível...

Abraços,
Daniel
==================================================================
O que é Naturismo?


     Quando se pede para definir o que é o Naturismo, qualquer naturista lembrará da definição de Agne, de 1974, que é a seguinte:


"Naturismo  é um estilo de vida em harmonia com a natureza, que se expressa através da nudez social, e caracterizado pelo auto-respeito, bem como o respeito a pessoas com diferentes opiniões e ao meio ambiente."

     Apenas alguns naturistas, entretanto, são familiarizados com as considerações da "Bund für freie Lebensgestaltung Hannover" (Liga de Hannover para o desenvolvimento do estilo de vida livre).
Engajados em um extenso trabalho de equipe, os membros do Comitê Cultural da Bffl produziram um conjunto de máximas, que se mantêm inalteradas até hoje.

 

"Naturismo é um novo estilo de vida sobre cuidar-se do corpo, da alma e do espírito em sociedade. Nós vivemos o ideal da liberdade, conscientes de seus limites, aceitando nossa responsabilidade. A expressão de nossa vontade é a nudez, nosso ingresso para a sinceridade".


     Nós não estamos exagerando um pouco? Óbvio que Naturismo tem a ver com banhar-se nu, tomar sol nu, um bronzeado sem marcas. Ok, pode haver algum esporte, mas isso é tudo! Não, Naturismo é muito mais do que isso!


     Felizmente cada naturista vive o naturismo da sua própria maneira, aplicando sua própria definição, embora a maioria das pessoas considere o naturismo apenas um simples hobby.

 

Enviado pela FBrN (Federação brasileira de Naturismo)

fbrn@naturis.com.br

Caro Pedro,

 

  Gostaria de poder enviar mensagens para Naturistas que ainda não conhecem o Recanto Paraiso, no entanto até agora não instalaram telefone no Sítio. Assim só consigo fazê-lo quando estou aqui no Rio. Vc. poderia colocar uma notinha no Olho Nu?

   Com um abraço do

Ferraz

edelsonferraz@hotmail.com

 

           FEITO

     Adoro o naturismo e pratico já há 9 anos, mas minha atual namorada não gosta e não quer praticar e nem quer que eu pratique, gostaria de obter uma reportagem para pessoas assim de mente fechada, que vê bobagens no naturismo, e gosto muito de fotos, em lugares bonitos, se puderem me enviar eu agradeço. Abraços

Adriano  

univital@uol.com.br

Sr. Pedro Ribeiro:

               Tenho recebido regularmente as edições anteriores e apreciado.

                Uma sugestão: Por que não enviar o texto (fotos, etc) no próprio e-mail, sem attach.

                O texto enviado sob a forma de documento do Word torna-se "pesado", com download lento.

                Tome minha sugestão como uma possibilidade a ser considerada.

                Grato. Eduardo. ledu@via-rs.net

                Lido e anotado. Obrigado.

 Meu objetivo é fazer uma monografia séria sobre o assunto naturismo, acredito que a prática do naturismo vai além do que muitos imaginam, ou seja, o ato de tirar as roupas e ficar nu em grupo.
No momento estou coletando informações, primeiro para ter uma idéia melhor do naturismo e segundo para saber como ordenar as informações e procurando não trazer fatos errôneos sobre o assunto proposto.  Por este motivo é que peço a ajuda de todos que acreditam e praticam o naturismo. Caso exista
interesse de alguém em ajudar-me, gostaria de saber: O que é Naturismo? Formas positivas, negativas do Naturismo na vida. Modus vivendus do naturista? O futuro do Naturismo no Brasil e no mundo? Pode-se
confundir naturismo com exibicionismo? Artigos, Regras, filosofia, documentários, depoimentos, Regulamentos, Associações, Clubes, Praias naturistas, locais de encontro com naturistas, O Naturismo, naturalismo e nudismo. Naturismo  como filosofia de vida. O Naturismo e a família. Naturismo e religião. Comunicação entre naturistas, etc.

Fraternal abraço

Márcio

songxulo@yahoo.com.br

 Concordo realmente com a idéia naturista, estou começando agora a literatura sobre o assunto, devo ir no mês que vem para um recanto de nudismo, gostaria de alguma orientação; aonde; como; custo; sou casado e vou junto com a minha esposa. 2) tenho uma dúvida, os participantes de swing são também naturistas e frequentam os mesmos lugares?

José Augusto

jaalbuquerque@hotmail.com

     Eu e minha esposa, somos naturistas ha pouco mais de um ano, e estamos felizes em ter de nosso lado uma natureza tão bela e a dignidade de nossos amigos naturistas da praia de naturismo mais bonita do Nordeste que é TAMBABA.

Carlos Alberto

cafs2002@ig.com.br

OLHO NU publica gratuitamente anúncios classificados para correspondência entre leitores venda, troca, ou compra de qualquer objeto que tenha ou não relação com o Naturismo. Porém não aceitaremos anúncios de cunho erótico ou pornográfico, por não ser esta nossa linha editorial. Os interessados devem responder diretamente aos anunciantes e OLHO NU  não se responsabiliza pela veracidade das informações.

Escreva para jornalolhonu@bol.com.br

1) VENDA


Vendo cabana no Rincão:(Porteira semi aberta) Com 64 m2 de área útil coberta. Dois quartos, sala em dois ambientes, cozinha e banheiro.Toda mobiliada:quarto: cama, 2 criados mudos, uma cômoda e televisão.(antena parabólica em sociedade com o vizinho). Sala: mesa, 4 cadeiras, bar, estante, e salamandra. Cozinha: fogão, geladeira e eletrodomésticos. Banheiro: piso em granito, banheira de hidromassagem.

Solarium com excelente vista para o Clube. Deck de 5mx2m nos fundos. Estacionamento para dois ou mais carros, junto à casa. Porão espaçoso para guardados. Varanda COBERTA, de 4mx2m, ideal para uma rede...

Contatos

Carmen e Nunes

carmenunes@ig.com.br
xx 21 2548 6905

xx 21 9955 8533

2) CORRESPONDÊNCIA

 

Naturistas que queiram fazer amizade, trocar e-mails e fotos escrevam para Vinícius. Moro em Curitiba, PR.

Marcus Vinícius

nudis@ig.com.br