Encontros Norte-Nordeste, vencendo desafios

A partir de 2013 mais um evento anual foi agregado aos eventos oficiais já existentes da Federação Brasileira de Naturismo. Trata-se do Encontro Norte-Nordeste de Naturismo. O objetivo inicial era estimular a formação de novas organizações naturistas nas duas enormes regiões do Brasil. Foram nove edições até agora que, aos poucos, têm alcançado o objetivo inicial, mas novas metas foram traçadas no decorrer dos anos.

O jornal OLHO NU acompanhou todas as edições, das quais você poderá recordar todos os momentos. Na seção 20 anos.

E mais nesta edição:

NOVO Em sessão plenária na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputados fazem pilhéria do Naturismo em votação de projeto de lei que favorecia os naturistas do estado. Em NATLuta.

NOVO E de novo vem pedido de socorro de Massarandupió. Empresa hoteleira portuguesa quer acabar com Naturismo na praia das Dunas por motivos comerciais. Também em NATLuta.

NOVO A polêmica sobre a vacinação contra o covid-19 chegou ao Naturismo. Ubiratan Fazendeiro apresenta sua opinião sobre as falsas notícias que permeiam ultimamente todos os grupos sociais da Internet a respeito da vacina contra esse vírus devastador. Em Naturismo & Sociedade.

NOVO Casal vive no meio da mata, como Adão e Eva, na única Ecovila Naturista / Nudista do Brasil, que fica no estado da Bahia. Vídeo de Leokárcio Cavalcanti revela toda a magia de viver a filosofia naturista vinte e quatro horas por dia. Em NATAssociações.

NOVO O refrigerante Sprite faz campanha publicitária aproveitando o verão e a pandemia. Veja em Nudez & Sociedade

Faleceu no Rio de Janeiro, a naturista Ivete da Silva, esposa do articulista do jornal OLHO NU Paulo Pereira. O Mirante do Paraíso, o resort naturista de Igaratá, no estado de São Paulo está se despedindo do naturismo neste feriadão de finados. Arnaldo, o proprietário, convida para o último final de semana ao natural. Em NATNotícias.

Leia as primeiras impressões sobre o Fórum Naturista Global, evento virtual realizado nos dias 14 e 15 de novembro e que reuniu lideranças e adeptos do Naturismo do mundo todo. Os debates foram com tensão e críticas à atual administração da Federação Internacional de Naturismo. Em NATDebate. Leia também o discurso da atual presidente da Federação Internacional de Naturismo.

NOVO De Olho na Mídia mostra a matéria da CNN Brasil sobre as praias de nudismo brasileiras entrevistando o presidente da Federação Brasileira de Naturismo, aproveitando a ocasião do Verão que começa no Hemisfério Sul e as relação com a pandemia do covid-19

NOVO Está disponível para leitura a nova edição de NUDELOT - a revista eletrônica sobre naturismo publicada na Argentina. Tenha acesso a toda edição através do OLHO NU. E mais: Acaba de ser lançada nas redes sociais uma nova publicação dirigida ao público naturista. Trata-se da revista eletrônica Ser Naturista, sob responsabilidade de Cléber Ferreira, com as contribuições de Cristiane Pires, Lauro Dias e Alessandro Teixeira, naturistas conhecidos das redes sociais. Produzido em formato pdf que se encaixa perfeitamente para leitura nos smartphones, proporciona uma leitura dinâmica e agradável. Em NATMídia.

NOVO O PlaNAT divulga as condições e os preços da hospedagem do próximo Congresso Brasileiro de Naturismo, que será realizado em março de 2021, em Goiás, em Santo Antonio do Descoberto, veja o banner promocional. E ainda veja a campanha que a FBrN está fazendo para que os naturistas adquiram o cartão INF, o cartão internacional do naturista. Em Notícias da FBrN.

Em Porto Alegre um grupo de pessoas tem saído às ruas à noite visitando os pontos históricos e turísticos da capital gaúcha inteiramente nus, aproveitando-se das rua desertas provocadas pela pandemia. A matéria é reprodução do jornal JÁ. Em NATCuriosidades

Na Argentina alguns resorts naturistas voltam a funcionar após meses de fechamento por causa da pandemia do covid-19. Em NATInternacional.

Desde setembro do ano passado ainda está parado no senado esperando "entrar" na Ordem do Dia para ser votado o projeto de lei de autoria da ex-deputada federal e atual candidata à vereadora no Rio de Janeiro, Laura Carneiro, que legaliza e regulamenta a prática naturista no Brasil. Os naturistas precisam se mobilizar para que não aconteça com este projeto o que aconteceu com o outro apresentado em 1996, que "morreu" no Senado sem ter sido aprovado ou rejeitado. Veja como ajudar, acessando agora a NATPolítica.

NOVO Veja os lindos mosaicos de naturistas que Cristiane Pires do SPNAT produziu para divulgar nossa filosofia. Agora uma homenagem às festas do fim de ano. Veja em NATNovidades.

NOVO A Federação Internacional de Naturismo envia sua mensagem de fim de ano para todos os naturistas; Está disponível para leitura a edição de dezembro do boletim bimestral FOCUS, com matérias interessantes sobre o naturismo mundial. Além disso, leia que a Federação Internacional de Naturismo estabeleceu as datas comemorativas do Dia Mundial do Naturismo para o ano de 2021. Também transferiu  a data da realização do 37º Congresso Internacional de Naturismo na Eslovênia, o pequeno e belo país da Europa, para o mês de outubro de 2021. O evento normalmente bianual reúne as lideranças naturistas de mais de 36 países de todo o Globo, onde, além da confraternização, debates e decisões sobre o futuro do naturismo mundial é também realizada eleição para diversos cargos administrativos da instituição. Veja a lista completa dos candidatos aos diversos cargos. Nesta ocasião, será eleita a nova diretoria da Federação Internacional de Naturismo para o biênio 2021-22.

Conheça uma nova experiência naturista. É o Etnoturismo naturista com vivências e imersões em aldeias indígenas da Amazônia. São várias datas ao longo deste ano. Se tem espírito aventureiro procure sua oportunidade em NATPasseio. NOVO E mais. Rapel, trilhas e muita aventura em outros passeios inesquecíveis. Já está marcada a festa de Carnaval naturista no Recanto Paraíso.

NOVO O NATVale suspendeu temporariamente os diálogos superinteressantes com naturistas, curiosos e simpatizantes via transmissão ao vivo, que estavam sendo realizados todos os sábados à tarde.

NOVO A ANACE convida para confraternização de fim de ano.

O PlaNAT convida para a Confraternização de fim de ano.

A Ecovila da Mata, condomínio naturista no Norte da Bahia, completou no dia do início da Primavera 8 anos de fundação. Waldo Andrade, seu criador relembra a data com uma carta de agradecimento e informa que há somente 9 unidades de casas restantes para venda e é hora de aproveitar as condições para adquirir agora mesmo. E mais, o vizinho Ecoparque da Mata marcou mais uma Virada da Expansão para passar o Ano Novo.

A NATES (Naturistas do Espírito Santo) marcou Réveillon na praia de Barra Seca.

Os naturistas da Grande São Paulo (o SPNat) comemoram dez anos de criação do grupo com um encontro em janeiro.

O Grupo Naturismo Mineiro (GNM) marcou o primeiro evento de 2021, em fevereiro.

A Associação Naturista da praia de Abricó está de volta oficialmente à praia e vai comemorar com debate e bolo de aniversário, juntamente com o Dia Mundial do Naturismo, neste sábado dia 12.

SONATA convida para a confraternização de fim de ano na praia de Tambaba.

Evento naturista no Rio de Janeiro, embora organizado por entidade não filiada á federação e realizado em local igualmente não oficial, ocorreu em novembro em sítio no bairro de Pedra de Guaratiba. É o happy hour Nu Rio2.

Na seção NATClassificados naturista vende uma casa super transada em Barra de Guaratiba, a quinze minutos da praia naturista de Abricó.

Estamos no último mês de um ano estranho e que, pelo jeito, vai continuar no próximo. Mas nem por isso vamos nos furtar de deixar a todos nossos desejos de paz e saúde, com muito respeito e Naturismo no próximo ano. Para quem é cristão, um Feliz Natal. NOVO Aproveitando a ocasião a Confederação Latino Americana de Nudismo produziu um vídeo comemorativo que você assiste aqui.

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Até a primeira edição de 2021.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 241 - dezembro de 2020


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.