Primeiras impressões do Global Naturist Forum

Durante os dias 14 e 15 de novembro passado, o mundo naturista celebrou o que talvez possamos considerar um dos eventos mais relevantes a nível mundial: o Fórum Naturista Global .

Uma espécie de grande encontro online de Nudistas, Naturistas, Associações e Federações de todo o planeta, que se estruturou em quatro grandes blocos de conferências em que as principais questões sobre nudez social que preocupam muitos de nós e das quais nós Todos nós conversamos, eu diria, com muita frequência.

No sábado, 14 de novembro, foram realizadas as duas primeiras sessões: uma com apresentações de renomados dirigentes naturistas, que falaram sobre o estado do naturismo no mundo, e a segunda com um painel de conhecidos naturistas e influenciadores do nudismo, onde foi discutida a expansão da atratividade do naturismo entre grupos específicos (mulheres, jovens, grupos LGTBIQ, etc ...).

No domingo, foi a vez dos modelos de negócios baseados no Naturismo e na forma como têm sido afetados pela pandemia, encerrando o Evento com mais um bloco dedicado ao funcionamento atual a nível global, por e para o naturismo, comunicação e colaboração aberta do que deveria ser uma grande e única comunidade mundial de nudismo (deveria, mas tememos que isso esteja longe do que é realidade).

Durante a aproximadamente hora e meia que durou cada sessão, foi aberto um período de perguntas aos quase duzentos assistentes e participantes de cada bloco. Tailândia, América (Norte e Sul), Canadá, Cingapura, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, etc. foram alguns dos muitos países representados no Fórum.

Nossa associação, AAPNC , esteve presente tanto no primeiro e terceiro, quanto no último bloco. Temas que nos tornaram muito atraentes quando intuímos que neles todo o cerne interessante da situação atual do naturismo mundial estaria “cozido”.

Digamos que todo o Fórum foi realizado em inglês. Talvez tenha sido por isso que sentimos falta da presença da maioria das associações espanholas de nudismo, com exceção do Clube Catalão de Naturismo , Naturigal e AANUMA, que estiveram representados, ou a presença do Presidente da FEN , Ismael Rodrigo .

Sook-hwa Noh , atual membro do conselho da Federação Espanhola de Naturismo, esteve envolvido no segundo bloco no sábado, mas não pudemos comparecer. Embora, para falar a verdade, muitos dos tópicos cobertos naquele bloco também foram repetidamente mencionados em outros.

Vários pontos importantes que teríamos de destacar do muito que foi discutido no Fórum.

Sabíamos que assistir era verificar em que temperatura estava o termômetro da situação atual do naturismo, mas não imaginávamos em que medida.

A INF-FNI ( Federação Naturista Internacional ), representada inicialmente pelo seu Presidente Sieglinde Ivo , foi talvez a que recebeu as críticas mais duras no evento.

A crescente oposição à forma de agir (ou não) do INF-FNI, tornou-se mais do que evidente durante o desenvolvimento do primeiro bloco neste sábado. E talvez por isso, nenhum representante significativo da Federação Internacional foi visto novamente em blocos posteriores.

A INF-FNI foi acusada de ser pouco menos do que obsoleto. De forma velada nas videointervenções, mas visceralmente no próprio bate-papo do evento. A posição sobre o Naturismo “não comercial” que a Europa representa, em comparação com o “comercial” que a seu ver transcende a América e outros países, foi discutida pela presidente Ivo e por Stephane Deschenes, promonudista canadense e mundialmente conhecido, que também argumentou que dividir a INF em subgrupos apenas a tornaria mais “ineficaz do que já é”.

Um debate entre a necessidade de estabelecer a operação do INF com fins lucrativos versus a atual operação sem fins lucrativos foi discutido durante grande parte da intervenção do Presidente Internacional.

“Chegou a hora de fundar uma INF-FNI Comercial? Que vantagens esta opção comercial traria para integrar federações não europeias? O atual INF-FNI com as federações europeias como “organização sem fins lucrativos”, e o INF-FNI comercial com as federações não europeias como “organização com fins lucrativos”?

Ambas as organizações teriam mais espaço para operar, mas isso também aumentaria a popularidade? Podemos, portanto, esperar um aumento no número de membros? Seriam fundadas e filiadas mais federações não europeias, porque teriam um representante que deixaria de tratar dos assuntos europeus? " - disse a Presidente Ivo.

“Esta abordagem de equiparar os não europeus aos interesses comerciais está errada. Sou membro da Federação de Naturistas Canadenses e temos o status de organização sem fins lucrativos há mais de 30 anos. Trabalhamos com clubes sem fins lucrativos, bem como clubes privados e outras empresas. Os não europeus têm interesses comerciais e sem fins lucrativos, assim como os europeus, então por que impor esse modelo de negócios? " - disse um assistente.

Parece não haver muita comunicação e menos ainda colaboração entre a "velha Europa" e o "novo mundo". As diferenças são brutais e a INF parece não acreditar que haja um problema. De Ivo e da sua atual equipe de gestão, disseram que parecem estar ancorados no naturismo que se fazia há mais de 60 anos, de espaços de clubes seletos dedicados ao nudismo. Mas fora disso, e segundo muitos dos participantes, o INF-FNI parece não querer ver a realidade. Uma realidade em que o mundo mudou, em que existem praias e espaços públicos a serem vigiados e problemas que colocam em causa a legalidade do nudismo em muitos países. Por isso, a Federação Internacional "não é vista nem esperada", alguns caíram. Focada em seu "passaporte e selos nus",

Ela também foi acusada de dirigir uma federação europeia e não internacional, para a qual alguns até pediram para mudar o nome da federação.

“ O cartão não vale nada ” , chegaram a dizer alguns participantes. Muitos lugares pararam de exigir seu acesso. Muitos membros estão desinteressados ​​nele e, conseqüentemente, muitas pessoas pararam de pagar por algo desnecessário, abandonando sua filiação internacional.

Falava-se até como era pré-histórica ter um cartão que nem sequer podia ser transportado no smartphone, a inexistência de presença nas Redes Sociais ou o que se faz com o dinheiro dos sócios, quando nada indica que algo está feito. Inclusive as línguas oficiais da Federação, esquecendo em seu site, em suas comunicações ou mesmo em seus estatutos os 400 milhões de falantes de espanhol que existem no mundo. Ou os portugueses, italianos ...

Nessa posição crítica estavam muitas federações e naturistas como os já citados Deschenes (aliás, postulados como alternativa às próximas eleições do INF) ou o casal NakedWanderings formado por Lins e Nick .

Às vezes, dava a sensação de estar participando de uma sessão plenária de congresso de qualquer país, onde o governo e a oposição prestavam contas de suas histórias. E é que, no fundo, “política” também faz parte do naturismo. É triste, mas vemos isso aí. Os candidatos estavam em campanha e isso era muito perceptível.

Mas isso era previsível e não necessariamente negativo. Queríamos estar lá para ver o que muitos argumentaram boatos.

Os jovens também foram discutidos. E muito. De sua desmotivação quando se trata de se envolver. Ou, como muitos apontaram, a falta de capacidade motivacional de quem comanda a cena naturista.

“O que é jovem não é que estejamos desmotivados por natureza, é que ninguém foi capaz de nos motivar a sermos ativos no nudismo” - argumentaram alguns dos poucos, muito poucos, que estiveram lá.

Muitas federações têm um grande número de pessoas com menos de 30 anos que respondem às atividades ou ações nas quais são incentivadas e que consideram atrativas. Se faltar isso, faltará também o ativismo nudista juvenil.

E também falaram sobre preços e taxas. Excessivo para o que é oferecido e, novamente, mais um impedimento para atrair setores como os jovens.

Além disso, falava-se da falta de atividades em geral entre os naturistas. De sua promoção talvez não bem-sucedida. Da censura nas redes sociais e da sexualização da nudez na sociedade. Da necessidade de aumentar a visibilidade dos nudistas. Do novo símbolo naturista que circula nas redes….

Muitos temas que, sem dúvida, dariam para muito mais sessões como esta.

E esperamos sinceramente que haja. Porque este exercício de interação, de dizer o que se pensa abertamente, de analisar a realidade naturista, não só é importante como é absolutamente crucial para não inverter o caminho que percorremos há décadas. Este é um bom começo.

Vamos trabalhar, mas vamos fazer juntos de uma vez por todas.

Fonte: Associação dos Amigos da Praia do Nudismo Cantarriján

(enviado em 17/11/20 via Whatsapp)


Leia o discurso de Sieglid Ivo, presidente da INF durante o Forum Global de Naturismo


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 241 - dezembro de 2020


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.