Encontros Regionais - viajando pelo Brasil

Por Pedro Ribeiro

Img: Pedro Ribeiro

Rose Pessoa sustenta o candeeiro que simboliza a fraternidade dos Encontros Naturistas do Norte-Nordeste, na quinta edição do evento.

Nestes vinte anos de cobertura total do Naturismo brasileiro feito pelo jornal OLHO NU, não poderia faltar as matérias sobre os eventos naturistas oficiais da FBrN, que não eram os CongreNATs, mas encontros nacionais e regionais que tiveram objetivo maior de estimular a criação de novos grupos e associações, além de consolidar os já existentes nos locais onde os eventos ocorriam, além de agregar e confraternizar com os naturistas brasileiros, embora pudessem haver também assembleias gerais deliberativas quando convocadas antecipadamente. Foram Encontros Norte-Nordeste, Encontros de Dirigentes, Encontros Brasileiros. Nesta edição trataremos exclusivamente dos ENNNs.

O jornal OLHO NU convida você a desfrutar destes momentos passados e a sentir como se tivesse ocorrido há poucos dias. Documento emocionante e muito aprazível.  

Os encontros Norte-Nordeste de Naturismo, os ENNNs, são eventos anuais promovidos pelas associações daquela região, que se alternam na realização. Por muito tempo somente haviam quatro estados que poderiam organizar estes eventos, os que haviam associações cadastradas na FBrN: Bahia, Paraíba, Pará e Amazonas. Agora temos mais dois estados que poderão patrocinar próximos ENNNs: Rio Grande do Norte e Ceará, estados que frutificaram a partir destes encontros justamente. Leia tudo.

O Primeiro Encontro Norte-Nordeste de Naturismo foi realizado na praia de Tambaba, entre 12 e 14 de outubro de 2012. O tema do evento foi NATURISMO: UM ESTILO DE VIDA TRANSFORMADOR. Nesta ocasião foi elaborada a Carta de Tambaba, que norteia a efetivação do naturismo nas duas regiões do país.Clique nos links a seguir para poder saber de tudo que ocorreu.

Img: Pedro Ribeiro

os professores José Nilton e Piva, e a representante da SONATA Rose faziam seus relatos sobre os 21 anos de naturismo em Tambaba, durante o I ENNN.

I ENNN – Encontro Norte Nordeste de Naturismo 

Carta de Tambaba

Programação do I ENNN

No ano seguinte, 2013, o II ENNN tomou cabo em Massarandupió, espalhado pela famosa praia naturista e não menos famosos Ecoparque e Ecovila da Mata, que haviam nascido recentemente.

II ENNN - Espiritualidade e interação - Os elos do Naturismo

II Encontro Naturista Norte e Nordeste: Os fatos em fotos

Img: Pedro Ribeiro

O vôlei foi também o esporte preferido dos naturistas dos encontros

Foi em Manaus, em 2014, a realização do III Encontro Norte-Nordeste de Naturismo.

Programação completa prevista para o III ENNN

Sítio em Manaus reúne Naturistas do Norte e Nordeste

Img: Pedro Ribeiro

Até esporte radicais ocorrem nestes eventos

O IV Encontro Norte-Nordeste de Naturismo foi hospedado pelo Território Macuxi, próximo da praia de Tambaba, no litoral Sul da Paraíba. Foi em setembro de 2015, juntamente com mais uma edição do Tambaba Open de Surf naturista. Apesar das inúmeras atrações, o ponto alto, no entanto, foi a cerimônia de casamento naturista de Julíndio e Elaine.

IV Encontro Norte-Nordeste de Naturismo

No ano seguinte, 2016, o ENNN retornou à Bahia, mas precisamente no Ecoparque da Mata, na vila de Massarandupió e na praia naturista das Dunas, de 12 a 16 de outubro, tendo como tema: NATURISMO - ÉTICA, ECOLOGIA E BEM ESTAR. Os participantes foram hospedados em diversas pousadas da área e no próprio Ecoparque e tiveram uma vasta agenda de atividades para cumprir nos 5 dias de evento.

V Encontro Norte-Nordeste de Naturismo(obs. Os vídeos não estão mais disponíveis)

V ENNN – 2016 - TESTEMUNHO

Ata da Plenária e do Trabalho final do V ENNN – Entre Rios – BA

Carta de Massarandupió

Img: Pedro Ribeiro

Muitas cerimônias de cunho esotérico ocorrem durante estes eventos

Tambaba e Território Macuxi sediaram mais uma vez um encontro Norte e Nordeste. Em 2017. O VI Encontro Norte-Nordeste de Naturismo tomou conta das paisagens exuberantes das duas localidades. E mais uma vez também o Tambaba Open de Surf teve sua edição conjunta com este evento.

VI Encontro Norte-Nordeste de Naturismo

Os Fatos em Fotos

Entre 15 e 18 de novembro de 2018 a Bahia recebeu mais uma vez os naturistas do Norte e do Nordeste. Mas precisamente em Massarandupió, o vilarejo cantando emverso por Chico Buarque de Hollanda, que possui a linda praia naturista e dois grandes empreendimentos naturistas. AMANAT, Ecoparque da Mata e Ecovila da Mata receberam os convidados para saudar a vida conectando-se com a natureza, o naturismo e a arte. Foi o Sétimo Encontro Norte-Nordeste de Naturismo. Foram muitas atrações artísticas e culturais, mas também houve espaço para pensar o Naturismo e discutir assuntos que podem melhorar a prática naturista em todo o Brasil. Olho Nu cobriu todos os detalhes.

Img: Pedro Ribeiro

A mesa do VIII ENNN foi composta pelos representantes das associações naturistas das regiões, mais o presidente da FBrN

VII ENNN: Voltando pra casa: Conexão com a natureza, Naturismo e Arte.

O Território Macuxí e a praia de Tambaba foram palcos do VIII Encontro Norte-Nordeste de Naturismo e do 12º Tambaba Open, eventos oficias da Federação Brasileira de Naturismo, que ocorreram no período de 06 a 08 de setembro de 2019, no município de Conde/PB, cuja temática central do Encontro foi “Enraizando o Naturismo: Saúde, Natureza e Qualidade de Vida”.

VIII ENNN - a essência do naturismo

O IX Encontro Norte-Nordeste de Naturismo estava previsto para ocorrer no mês de outubro deste ano, em Manaus, patrocinado pelo Graúna. Mas devido á pandemia foi transferido pra 2021, no mesmo local, também no mês de outubro.

Desejo que todo esse material apresentado acima seja curtido e guardado para futuras consultas. São documentos valiosos do naturismo mundial.

(enviado em 31/10/20)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 240 - novembro de 2020


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.