') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°234 - Maio de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

Neste mês de maio que, no Brasil, comemora-se o Dia das Mães, o jornal OLHO NU saúda todas as mães naturistas brasileiras e de todo  o mundo, pela garra em permanecer defendendo nosso ideal de vida, quando levam seus filhos e filhas, crianças e adolescentes para participarem ativamente dos encontros e eventos, formando uma nova geração que dará continuidade de nosso trabalho. Parabéns mães. Sem vocês o Naturismo não existiria.

 

Mesmo com a pandemia mundial do covid 19 o Naturismo espera pacientemente o momento certo do retorno a todas áreas, para serem preenchidas com muita alegria e, principalmente, saúde. Aguardemos, pois. O retorno será com muita saudade. Fiquemos em casa e não nos arrisquemos à toa.

 

Paulo Pereira apresenta crônica, onde faz uma breve reflexão sobre isolamento e consequente incompatibilidade de encontrar o entretenimento adequado e valoroso. Envolve-se pelos silêncios preciosos de sua solidão consentida, a fim de ouvir melhor as vozes da natureza indomável. Percebe finalmente que os dias quentes se foram, desnudando-se em paisagens outonais. Em NATReflexão.

 

A Confederação LatinoAmericana de Nudismo (CLANUD) tem promovido debates através do aplicativo TELEGRAM todas as segundas-feiras. E o melhor, é aberto a quem quiser participar desde que se cadastre no grupo oficial. Os temas são os mais diversos de interesse do naturismo e participam naturista de toda América Latina e até da Espanha. É uma oportunidade de colocar sua opinião e ler a  dos outros. As instruções para se cadastrar você encontra em NATInforme Clanud. De brinde poderá ler o resumo das reuniões já ocorridas, traduzidas para o português e também no original em espanhol. Acesse já.

 

O coronavírus, que se transformou em pandemia rapidamente, abalou o turismo no mundo inteiro, por causa de medidas restritivas e também por proteção pessoal. O casal belga que viaja pelo mundo inteiro visitando locais naturistas e fazendo resenha em seu blog. Nick & Lins não deixaram o assunto de lado. Veja em Naturismo & Sociedade.

 

Em Nudez & Sociedade. quem diria, médicos alemães estão lançando mão da nudez de seus corpos para chamar atenção para o grave problema (só por lá) de falta de material de proteção individual para os profissionais da saúde poderem trabalhar durante a pandemia.

 

Durante os dias 9 e 10 de maio passado, através do Whatsapp, os Naturistas da Grande São Paulo (SPNat), promoveram o primeiro debate entre os componente do grupo virtual com o tema "Quais as dificuldades das mulheres solteiras no Naturismo?", mediado por Paula Silveira, atual presidente interina. O Resultado confira em Notícias da FBrN. Leia também que faleceu primeiro naturista vítima do conavid 19, no Espírito Santo. FBrN recomenda adiamento ou suspensão de encontros naturistas no Brasil nas próximas semanas.

 

Matéria da BBC publicada há mais de dez anos na Internet revela como as pessoas lidam com a nudez própria e dos outros É possível desaprender a vergonha de ficar pelado? Quem nunca teve aquele pesadelo clássico de estar pelado na escola, no trabalho ou na igreja? E por que a sensação de estar nu é tão ruim (para a maioria)? Em NATNavegando.
 

Morreu na madrugada da quinta-feira 7 de maio de 2020, em João Pessoa, vítima de parada cardiorrespiratória, o jornalista, incentivador do naturismo e crítico de cinema Wills Leal, aos 84 anos de idade. Ele estava em casa quando foi socorrido por familiares. Leia mais em NATNotícias. Leia também: Livro sobre Naturismo na Colina do Sol e no Brasil está disponível para leitura no Google Drive gratuitamente.

 

Diante de todo esse cenário de quarentena e confinamento, Reiges Jairo, idealizador do Projeto Nuvem de Cinema, Fotografia e Podcast sobre nudez, realizou o primeiro reality show naturista para driblar o clima tenso de isolamento. Reuniu naturistas e não naturistas que conviveram uns com os outros através de uma rede social exclusiva para jogos e tarefas virtuais. Como foi, você poderá saber agora. Em NATComportamento.

 

O SPNAT e o portal OS NATURISTAS lançam o projeto Nus e Juntos na Quarentena, para os naturistas lançarem suas fotos cotidianas durante estes tempos difíceis de afastamento social. Em NATAssociações.

 

Do Mato Grosso do Sul vem a  iniciativa de tentar formar um grupo naturista por lá. Leia em NATClassificados.

 

Em NATCuriosidades Arthur de Lacerda Neto traz uma história contada num livro de um dramaturgo luso-norteamericano, onde um nobre francês escandalizou a sociedade da época e lugar em que vivia por sua insistência de banhar-se nu e locais não tão privados.

 

Em nova seção a INF lança nova edição de seu boletim bimestral, que você poderá ler na íntegra com uma novidade: versão em língua portuguesa. Em Notícias da INF. Leia também que a Federação Internacional de Naturismo convida naturistas jovens para participarem do Rally de Primavera em cidade holandesa em maio próximo.

 

Em maio, no México, na Costa Esmeralda, haverá encontro da Federação Mexicana de Nudismo. Leia também as ofertas de hospedagem para meados de abril em campings naturistas da França. Veja em NATInternacional.

 

Conheça uma nova experiência naturista. É o Etnoturismo naturista com vivências e imersões em aldeias indígenas da Amazônia.  São várias datas ao longo deste ano. Se tem espírito aventureiro procure sua oportunidade em NATPasseio. E mais. Já está marcada a festa de Rèveillon naturista no Recanto Paraíso. Clique aqui.

 

O grupo Naturistas Unidos do rio Grande do Norte - NU-RN - promove debate ni Instagram sobre a formação do grupo. Em virtude da pandemia do coranavírus todas as associações federadas decidiram por cancelar ou adiar seus próximos eventos e encontros. SPNAT, NATCop, PlaNAT, Graúna, GNM, Ecoparque da Mata, NATes, NATVale, NU-RN, SONATA, Clube Rincão naturista e ANAbricó mostram seus calendários de atividades para o ano de 2020, mas que podem estar comprometidos. 

 

Ecoparque da Mata, lá na Bahia, suspendeu suas atividades programadas para o mês de abril até o dia 3 de maio.

 

Já está anunciado e recebendo inscrições. O Nono Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, em Manaus, em outubro. Em IX ENNN.

 

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de Junho.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.