') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°234 - Maio de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

"NuAr" primeiro reality show naturista do Brasil

 

Terminou no final de semana do Trabalhador a experiência inédita de realizar um reality show apenas com naturistas.

 

por Pedro ribeiro e Reiges Jairo 

 

No início do mês de Abril, o Projeto Nuvem de Cinema, Fotografia e Podcast sobre nudez, abriu inscrições para um reality show virtual de naturismo. Na oportunidade, os participantes ficaram confinados em um grupo de whatsapp, que se ativava sempre das 19h às 20h (Horário de Brasília), para que além da troca de experiências, pudessem avançar as fases do jogo, intitulado de NUAR. O público tinha acesso aos acontecimentos, através dos prints e diários, que ficavam disponíveis nas redes sociais do Projeto. Os(as) participantes eram de diversos estados, mas suas torcidas eram bem mistas, pois na hora da votação, as campanhas eram as mais criativas.

 

Reiges Jairo, idealizador do Projeto e organizador do Reality, trouxe a proposta como um entretenimento, para tentar driblar o período de quarentena e dialogar sobre a filosofia naturista. Segundo ele, “Mesmo que a estrutura do jogo tenha sido simples e a premiação tenha sido simbólica, mas tudo foi feito de coração naturista ”. No total, houve 25 participantes e na final, restaram dois que disputaram a preferência do público, para o concorrido combo premiado, composto por uma foto em mosaico no Instagram do projeto, apreciação antes do lançamento do 2º curta – metragem do projeto e se tornar personagem no Podcast CORPOS NUS MENTES NATURISTAS.

 

A dinâmica do NUAR

 

Img: Acervo pessoal

Márcia Mística foi uma das participantes do reality

Márcia Mística, carioca, mas moradora de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, conhecida naturista, ativista do movimento e de outras lutas sociais e  Cristiane Pires, paulista de Cândido Mota, ativista naturista e agitadora das redes sociais sempre com novas sugestões e realizações foram duas das participantes que quase chegaram à finalíssima da última semana de abril acham que "o reality foi uma experiência bem bacana". E explicam ao Jornal OLHO NU como foi a dinâmica do jogo. "A cada participante foi sugerido criar um nome para o jogo. Todos em seguida escolhíamos 2 destes, menos o nosso. Esta foi a primeira prova. Assim nasceu Nuar, o título do projeto."

 

Márcia explica: "Tivemos oportunidade de conhecer e conviver todos os dias com naturistas de várias parte do Brasil, em plena quarentena. Uns que desconhecíamos, outros, eram naturistas conhecidos e mais outros curiosos com nossa filosofia. Além disso, haviam visitantes diários que vinham e observavam o que fazíamos e iam embora e relatavam suas observações. Os nossos bigbrothers. Rsrs".

 

Img: Acervo pessoal

Cristiane foi uma das que mais agitou o reality dentro e fora

Cristiane diz que "participar do reality show naturista foi muito especial. Muitas emoções como surpresa, alegria, ansiedade, raiva. medo, alívio, vitória, derrotas, etc... tudo o que pode acontecer num jogo. Primeiro passamos por provas durante três dias, para podermos ser aprovados para participarmos do jogo. Essas provas foram feitas por Instagram, tudo digitado, cujo assunto foi diferença entre naturismo e nudismo e escolha de um nome para o jogo. Depois de escolhidos os participantes, passamos para um grupo de Whatsapp onde tudo aconteceu".

 

Márcia complementa: "Todos nós nos primeiros dias estávamos bem perdidos. Ainda que em alguns aspectos o jogo assemelhava-se ao bigbrother global, o apenas estar limitado a um grupo de whatsapp diferia muito. Fora isso, alguns de nós nunca havíamos acompanhado o programa inspiração. Tínhamos um dicionário especial que se referia a certas situações dentro do jogo. Como por exemplo o "sarcófago", que nos expunha a sair do jogo, através de um público externo votante, incentivado a ser torcida. Mas antes disso, chegávamos a esta situação através das provas internas que aconteciam diariamente. Quem ia bem, virava comandante da próxima prova. Quem tinha sorte, era imunizado, e neste dia não poderia ser indicado para o sarcófago (sair do jogo). E em certas provas quem ia mal, era indicado automaticamente a exclusão. Ou seja, ia para o paredão. Tudo dependia do dia e do desafio proposto".

 

Cristiane conta mais: "O jogo aconteceu todos os dias de abril, das 19 ás 20 horas. Um dia eram escolhidos dois tripulantes para serem engelzados e no outro dia escolhido um comandante para indicar um dos tripulantes que saltaria de paraquedas, ou seja, dia sim, dia não, tinha sarcófago (como se diz no bbb "paredão")."

 

Ainda Cristiane achou que as provas eram bem tranquilas, atividades didáticas e debates cujos assuntos eram sobre naturismo. "Tudo digitado, nada de fotos, vídeos ou áudios, a não ser se a prova exigisse um áudio, como uma prova que tivemos que cantar". Márcia complementa: "Tivemos adivinhações, interpretações, cantos, charadas e provas como o trava língua, por exemplo. Cada dia uma prova diferente. E assim todo dia havia um indicado pela votação interna do comandante, um através da execução de prova. E outra por nós mesmo, indicando um ao outro para sair. Estes votos eram somados. Quem tivesse mais voto estava no sarcófago. No total, sempre saíam três. Dois iam de vez e apenas um voltava para o jogo. Para isso precisava que a torcida através dos votos nos escolhesse para voltar. Ou seja, quem tinha mais poder decidindo quem seriam os tripulantes do jogo mesmo, era a torcida externa. Por isso, éramos obrigados a sugerir candidatos aos amigos votarem. Por ser conveniente individualmente e assim tentar ganhar o jogo. Também voltávamos apenas por ter mais afinidade, na vibe de ajudar o colega".

 

Cristiane revela que "fotos naturistas foram enviadas apenas duas no PV do Reiges, que foram postadas no Instagam do Nuvem Projeto, uma em mosaico com todos os tripulantes que continuavam no jogo e outra individual."

 

Img: Acervo pessoal

Márcia faz uma pose artística

Márcia conta que "Todo jogo era orientado e mediado pelo capitão Reiges. No início, por ser novo para ele e para todos, surgiram alguns imprevistos, às vezes tínhamos a impressão que até nosso capitão, ficava um tanto perdido. Mas dia a dia as provas foram ficando bem claras. Até porquê, fomos ficando mais familiarizados com as expressões usadas no jogo."

 

Cristiane explica: "também recebíamos visitas, de pessoas que se indicavam pelo Instagram. As visitas só interagiam um pouco com a gente no início e no fim do jogo. Ficavam observando o jogo durante a aprova e depois deixavam um depoimento com o Reiges.

 

Cristiane continua: "Tudo o que acontecia durante o jogo o Reiges informava pelo Instagram do Projeto Nuvem através do Diário de Bordo e prints de conversas dos Whtasapps. Os tripulantes que eram indicados para pular de paraquedas, eram votados, através do Instagram num prazo de 18 horas. Ajudávamos os amigos que queríamos que ficasse no jogo, pedindo votos aos nossos amigos naturistas ou para nossos seguidores no nosso Instagram.

 

Márcia conclui: "Pudemos com esta experiência, conhecer mais intimamente cada um dos participantes. No que se refere à capacidade de empatia com os colegas, competitividade, ansiedade, criatividade, persistência ou imparcialidade. Por questão de afinidade subgrupos aconteceram criando "panelinhas". Houve desavenças e com elas rupturas. Durante o jogo houve também algumas desistências. Mas o final foi muito pacífico. Os dois naturistas finalistas conheciam-se, e deixaram a torcida bem livre para votar. Com certeza a maioria de nós ficamos felizes com a Vitória do Johny do Abricó . Afinal ele foi sereno e honesto, merecendo a sua Vitória. O prêmio era simples . Mas o melhor mesmo foi a emoção da brincadeira todos os dias das 19 às 20 horas. E que venham outras aventuras no dirigível."

 

Os vencedores

 

Img: Perfil do whatsapp

Otávio Rodrigues, foi o vice-campeão

A final acabou sendo entre dois moradores do estado do Rio de Janeiro. Otávio Rodrigues, de Niterói e Johny Moraes, de São Gonçalo.

 

Otávio disse que amou participar do reality show: "eu cresci muito durante essa experiência que para mim foi muito gratificante poder me reunir com naturistas de todo o Brasil. Eu saí do jogo renovado".

 

Johny Moraes, o vencedor, disse que sua participação no NuAr ocupou o lugar de interação social com outros naturistas nessa quarentena. "Eu gostei de ter participado" confessa. "Tínhamos pouco tempo pra interagir, porque o grupo só ficava ativo por cerca de 1 hora. Nesse período, podíamos conversar e trocar experiências, mas a em geral fazíamos atividades relacionadas ao jogo. Eu me diverti com algumas atividades e gostei de algumas pautas que foram levantadas e discutidas. Conheci alguns naturistas que sem o reality talvez eu jamais tivesse oportunidade".

 

Img: Acervo pessoal

Johny Moraes é o grande vencedor

E continua: "Bom, o jogo sempre esteve no plano lúdico, tanto as atividades, quanto a premiação que tinha mais caráter simbólico. Eu estava lá pra ocupar meu tempo, conhecer naturistas e me divertir. Me surpreendeu que alguns participantes estavam bem focados e competitivos".

 

Sobre sua vida naturista, Johny contou: "Eu ainda não me filiei à nenhuma associação. Pratico naturismo desde 2015, mas desde o ano passado estou mais assíduo. Já estive várias vezes na Praia de Abricó, que é onde pratico com mais regularidade, mas também já conheci a Praia Olho de Boi, Praia Brava (Paraty), Praia Brava (Cabo Frio) e Praia do Pinho (SC).

 

Segue a entrevista com o vencedor Johny Moraes e o vice–campeão Otávio Rodrigues, sobre suas participações no reality NUAR, concedida à organização do Projeto Nuvem.

 

PROJETO NUVEM – Você é o mesmo naturista que entrou no NuAr ou se sente renovado?

JOHNY – A troca de experiências com os outros participantes, com certeza me fez refletir sobre várias questões, que serão levadas em consideração na minha prática do naturismo.

OTÁVIO – Reconheço que não sou o mesmo, pois tive aprendizados através da convivência, quem em 8 anos de associado não tive.

 

PROJETO NUVEM – O que foi o NuAr pra você?

JOHNY – A oportunidade de interação entre naturistas em tempo de isolamento social.

OTÁVIO – Um desafio divertido e uma rica oportunidade de estreitar laços de fraternidade.

 

PROJETO NUVEM – Qual a contribuição que o NuAr trouxe para o naturismo?

JOHNY – Reunir pessoas de diferentes partes do Brasil, com personalidades, hábitos e culturas diferentes.

OTÁVIO – Uma divulgação da filosofia, sendo uma ótima contribuição.

 

PROJETO NUVEM – Qual a relevância de vencer ou perder no jogo?

JOHNY – Vencer o jogo nunca foi minha prioridade, mas fico feliz em satisfazer aqueles que se viram representados por mim.

OTÁVIO – Eu não me sinto perdedor, pois me diverti bastante e mesmo ficando em segundo lugar na final, me senti vitorioso pelo caminho percorrido.

 

PROJETO NUVEM – Você pensou alguma vez em desistir?

JOHNY – Não. Eu queria ver como o jogo ia acabar. (Risos)

OTÁVIO – Em nenhum momento pensei isso, pois estava me divertindo bastante.

 

 

PROJETO NUVEM – Quem era você no NuAr?

JOHNY – O que não deixava de se posicionar.

OTÁVIO – Fui eu mesmo. Busqueis ser simpático, mas assertivo na hora certa.

 

PROJETO NUVEM – O que a premiação significa pra você?

JOHNY – Aprovação e demonstração de carinho dos envolvidos.

OTÁVIO – Uma visibilidade no meio naturista, sendo uma experiência bem maneira.

 

PROJETO NUVEM – O que fez você pensar que tinha perfil para participar?

JOHNY – O requisito de ser naturista, eu preencho; nenhum outro requisito chegou ao meu conhecimento.

OTÁVIO – Confesso que quis participar pela adrenalina do jogo.

 

PROJETO NUVEM – Se tivesse oportunidade de reunir todos(as) os(as) participantes, qual seria seu discurso?

JOHNY – “Espero que tenhamos outras oportunidades de trocar experiências e nos unirmos em prol do naturismo”.

OTÁVIO – “Quem eu já conhecia, continua morando no meu coração e quem eu não conhecia, passou a morar, pois amei todos(as)”.

 

O Projeto Nuvem agradece aos participantes e ao público, pelo abraço a primeira edição do reality, pois através da colaboratividade, a realização foi recheada com temas pertinentes ao naturismo, através de muita dinamicidade. Reiges, promete futuras novidades para o Projeto e abre o convite para parcerias, que sempre são bem-vindas, para que o acervo de produtos e serviços para o naturismo possa ter mais amplitude e não precisemos recorrer ao universo têxtil. Neste mês de maio, o Projeto Nuvem faz aniversário de 1 ano e compartilha um convite especial com todos(as), para conhecer seu trabalho cinematográfico, fotográfico e de podcast. Neste mês também, haverá lives com convidados(as) para falar sobre a nudez na arte, com a oportunidade do público participar com a entrevista.

 

Reiges Jairo
Idealizador do Projeto Nuvem de Cinema, Fotografia e Podcast sobre Nudez
Contatos: (85) 987864461 e (85) 999462728
 

(enviado em 3/05/20 por Pedro Ribeiro e Reiges Jairo via Whatsapp)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.