') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°148 - Março de 2013 - Ano XIII

Anuncie aqui

Manifestação pela Liberdade da Nudez foi destaque no mês de fevereiro

O grande evento  deste mês de março é o Décimo Terceiro Congresso Brasileiro de Naturismo, o CongreNAT, a ser realizado do dia 28 a 31, pleno feriado da Semana Santa, na praia naturista de Barra Seca, em Linhares, no estado do Espírito Santo. Na ocasião serão escolhidos pelo voto direto a nova diretoria da Federação Brasileira de Naturismo: presidente, vice-presidente, membros do Conselho Maior e membros do Conselho de Ética. Para o grande evento, além das importantíssimas assembleias deliberativas, estão programadas várias atrações para os naturistas não dirigentes que vão aproveitar para visitar a linda praia, mas que não pretendem assistir as reuniões que, por vezes, ficam muito maçantes. Ainda há muitas vagas nos hotéis da região e é uma ótima oportunidade de se juntar aos experientes grupos para fazer novas amizades e aprender muito mais sobre o Naturismo. A MDM Naturs se juntou à BioTur para dar toda a infra-estrutura de hospedagem e de assistência. Alternativamente há também a Valério Norte -Sul Viagens que ainda tem vagas para a Pousada Verde.

 

Então todos lá. Ainda há tempo de participar. Veja todos os detalhes em XIII CongreNAT, a programação e os pacotes de viagem.

 

Arte de Jotta Pinheiro, disponível no Blog do João PinheiroO mês de fevereiro é o de nascimento da precursora do Naturismo no Brasil, Luz del Fuego. Diversas ações em homenagem à sua memória foram realizadas por várias associações e áreas naturistas brasileiras. OLHO NU traz uma potente reverência à patronesse do Naturismo brasileiro no artigo de Paulo Pereira "Uma releitura sobre Luz del Fuego", onde reafirma a importância dessa mulher que viveu à frente de seu tempo e sofreu as consequências disso. Focaliza a obra sucinta de Thiago de Menezes “A Verdadeira Luz del Fuego”, onde descreve, numa síntese rigorosa, a vida incomum de Dora Vivacqua. Paulo também relembra sua visita à ilha do Sol e seus trabalhos sobre Luz como correspondente da revista naturista alemã Freies Leben. Um depoimento histórico e imperdível. Em NATuralmente.

 

Para completar, Jorge Bandeira fez mais um trabalho em homenagem à Luz del Fuego e Evandro Telles fala sobre a musa do Naturismo brasileiro em encontro em shopping center de Vitória.

 

Outro destaque do mês foi a Manifestação pela Liberdade da Nudez ocorrida no movimentadíssimo Parque do Ibirapuera, no coração de São Paulo. Treze pessoas nuas conseguiram atrair atenção de pelo menos umas cem pessoas que circulavam pela área. Em sua exposição de motivos o organizador de cognome Epycuro declarou: "estamos pelados não pra nos expormos e nem pra vermos os outros pelados, não por exibicionismo ou voyeurismo, é fundamental primeiro desassociar a nudez da sexualidade... estamos pelados porque está calor pácas e as roupas incomodam, é um saco nadar de roupa e depois ficar com as roupas molhadas, fora que tem um monte de doenças por causa de sunga e biquini molhados tipo cistite, infecção urinária e aquelas bolinhas na bunda - só pra citar as mais comuns.. estamos pelados porque é saudável e natural, então é um absurdo ser proibido ficar pelado!". Leia a cobertura completa em Nu em Notícia.

 

Evandro Telles, a partir das entrevistas dadas na TV sobre o Naturismo, revela que, apesar da quantidade de aparições, ainda é muito pouco para poder informar o significado de nosso estilo de vida aos leigos, então recomenda muita leitura e dá sugestões de algumas obras imprescindíveis. Em NATArtigo.

 

Aguinaldo da Silva discute a Dignidade no Naturismo numa época em que se valorizam os rótulos, as marcas e não a essência. Em nossa sociedade, se atribui status pelo uso de certos objetos, tais como as roupas, que além de proteção, proporcionam ostentação e prestigio. Andar nu parece ser uma ofensa a dignidade e a honra pessoal. Em NATArtigo 2.

 

As lutas nunca cessam dentro do Naturismo. Uma delas é pela implementação e oficialização da prática naturista numa praia do litoral paulistano. A praia situada no município de Boiçuganga acabou se tornando centro de uma polêmica entre os adeptos do naturismo e os contrários à ideia. Em NATLuta. Enquanto que em Tambaba, a luta é o oposto: é pela manutenção do Naturismo na tradicional praia do Nordeste, que está ameaçada pela implementação de um projeto que transformará a região no gigantesco complexo turístico-esportivo. Temos que ficar atentos. Em NATLuta 2.

 

Leia também:

Notícias da FBrN - ANACHI assina Protocolo de Intenções com a FBrN e Diretoria da INF-FNI para Assuntos da América Latina; Novo membro da Federação Brasileira de Naturismo; Boletim da Federação Internacional.

 

NATNotícias - Homenagens a Evandro Telles ; São Paulo Poderá Ganhar praia de nudismo.
 

De Olho na Mídia - Carina Moreschi dá entrevista à revista TPM; Evandro Telles e Márcio Braga participaram de entrevistas para emissoras de TV capixabas.

 

NATAssociações - SONATA convoca seus associados para assembleia geral; Graúna divulga seu boletim de março; Convite para encontro do SPNat; Convite para encontro no GoiasNAT; Fim de semana naturista no Naturismo Capixaba.

 

NATAgenda - Praia do Pinho convida para o feriadão de Páscoa; Edição 2013 do Tambaba Toda Sua; Convite para palestra em São Luís, no Maranhão.

 

NATRegistro - o que aconteceu e foi anunciado pelas áreas naturistas brasileiras no mês de fevereiro: Mirante do Paraíso; Recanto Paraíso; Ecovila da Mata; Praia do Pinho.

 

Nudez & Sociedade - As principais notícias sobre nudez nos meios de comunicação: Ato pela liberdade da nudez no Ibirapuera; as reações do Facebook a imagens com nudez em suas páginas; Prova de natação sem roupas na Austrália; Termo Naturismo cada vez mais comum no meio social.

 

Nu & Arte e Nu em Notícia 2 - Visite nu museu na Áustria.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Até a edição de abril.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.