') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°148 - Março de 2013 - Ano XIII

Anuncie aqui

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU, entre 1  de fevereiro e 3 de março de 2013

ALMOÇANDO COM ARTE

 

No dia 02/03/2013 estiveram presentes no Restaurante Cultural Feijão & Cia onde o Ponto Cultural Capixaba em Vila Velha mantém um acervo histórico de dvds, discos vinil, livros de diversos autores capixabas, Gilvan Alcântara, Ana Cristina, Romilda e Evandro.

 

Foi doado para esse acervo os dois livros de Evandro "Verdades que as roupas escondem" e "Naturismo um Estilo de Vida Transformador".

 

Fomos muito bem recepcionados e apreciamos algumas apresentações artísticas de alta qualidade de músicos, cômicos e uma história infantil contada por Silvana Soares Sampaio, atual Presidente da Academia Feminina Espirito Santense de Letras. No Evento tivemos outros convites que serão comunicados oportunamente.

 

Podemos adiantar o convite para o lançamento do livro de Jussara Calmon, que participou do filme de Luz del Fuego.

 

Grupo Naturismo Capixaba

naturismocapixaba@gmail.com

 

(enviado em 3/03/13 por Naturismo capixaba)


São Paulo pode ganhar praia de nudismo

 

Na praia Brava, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo (191 km da capital), a prática do naturismo já é informalmente tolerada, mas em breve pode virar oficial. De acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), ela pode virar um local exclusivo para nudistas.

 

“Há uma tentativa nesse sentido. Por ela ser uma praia de surfistas, e de difícil acesso, muitos frequentadores já praticam o naturismo, mas nada oficial ainda”, afirmou o vice-presidente da FBrN, Marcelo Pacheco. Há cerca de dois anos, a federação tenta oficializar a área.

 

Por enquanto, os adeptos podem ficar nus na praia, e alguns ficam. Mas, se houver reclamação de algum outro banhista, a pessoa deve se retirar ou colocar roupas. Já nas oito praias onde a prática é regulamentada, só entram pessoas que estejam nuas e que sigam as normas do código de ética da federação.

 

O perfil dos frequentadores é um dos primeiros passos no processo de regulamentação de um local como naturista. “Mas, para uma praia se tornar naturista, o principal item é a segurança. Um grupo de adeptos deve assumir o controle de ética no local, orientando a todos que vão visitar sobre as regras do naturismo. Depois, o projeto pode ser aprovado pelo prefeito através de um decreto-lei ou através da Câmara de vereadores, por lei municipal, o que pode levar em média 30 dias”, explica Pacheco.

 

Estima-se que 500 mil pessoas no Brasil sejam adeptas do naturismo. Destas, cerca de 1.200 estão inscritas na federação.

 

O naturismo cultua o cuidado com o corpo, além da prática do nudismo. Conta-se que esta filosofia de vida foi trazida ao Brasil por Dora Vivacqua, nome verdadeiro da atriz conhecida como Luz del Fuego. Ela praticava o naturismo na região da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, nas décadas de 40 e 50. Ficou conhecida, na época, por dançar com cobras enroladas ao corpo.

 

Porto Alegre entra na lista

 

Em reuniões realizadas pela FBrN no fim do ano passado, ficou decidido que Porto Alegre também ganhará em breve uma praia naturista. “As pessoas opinaram que, sim, a cidade deve ter uma praia de nudismo. Foi agendada uma reunião em março para discutirmos qual é o local mais apropriado para só então organizarmos o grupo de trabalho”, disse Pacheco, que participou das reuniões.

 

Praias e regras

Img: Brasil naturista

Praia do Abricó

Ao todo, o Brasil possui oito praias naturistas. Todas elas seguem as normas de conduta e ética redigidas pela federação em 1996, e são monitoradas por grupos naturistas.

 

Entre as regras, é considerada falta grave “ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas”.

 

Img: Brasil naturista

Praia da Galheta

Além disso, o grupo naturista repudia danos à flora e à fauna e o excesso de ingestão de bebidas alcoólicas, e prega que necessidades fisiológicas devem ser feitas em áreas próprias para isso, nunca no mar ou na areia.

 

Por uma questão de higiene e saúde, é recomendado aos banhistas que tenham sempre uma canga ou toalha para se sentar.

As praias naturistas são:

 

Bahia: Massarandupió

Espírito Santo: Barra Seca

Paraíba: Tambaba

Rio de Janeiro: Abricó e Olho de Boi

Santa Catarina: Galheta, Pinho e Pedras Altas

 

Matéria de Priscilla Tiepo

Fonte: http://viagem.uol.com.br/

 

(enviado em 7/02/13 por Peladistas Unidos)


Evandro Telles é homenageado

 

O escritor capixaba e naturista Evandro Telles foi o escritor homenageado da noite do dia 31 de janeiro de 2013 no evento "Café com Letras", no shopping Norte Sul, em Jardim Camburi concedendo entrevista para o programa "CIRCULANDO COM LU LIMA", na TV Tribuna, que irá ao ar dia 17/02/2013, domingo, às 10 h 30.

Obs: Café com Letras é um evento semanal, no shopping Norte Sul, em Jardim Camburi, Vitória, ES, onde reúne escritores capixabas apresentando seus trabalhos nas áreas de psicologia, educação, poesias etc.

 

NOVO LIVRO DE EVANDRO TELLES

Para adquirir o novo livro de Evandro Telles, "Naturismo - Um Estilo de Vida Transformador". PREÇO: R$ 30,00. PEDIDOS: evandro.telles@terra.com.br
DEPÓSITO: Banco do Brasil // Conta Poupança – variação 96 // Agência – 3193-3 // Conta – 17710-5
Informar o depósito efetuado e endereço completo para envio do livro.

 

(enviado em 4/02/13 por Maria Luzia)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.