') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°148 - Março de 2013 - Ano XIII

Anuncie aqui

Denúncia: querem acabar com o naturismo de Tambaba

Há uma empresa paraibana interessada em transformar esse valioso patrimônio ambiental em um grande complexo turístico. O projeto pode ser visto no vídeo divulgado pelos empreendedores http://www.youtube.com/watch?v=xlqZxeW469Y.

Como se pode avaliar pelo vídeo, esse projeto irá transformar a APA de Tambaba em elemento meramente paisagístico. Está prevista a construção de quatro resorts, quatro condomínios com 959 lotes residenciais, três pousadas e um campo de golfe de 18 buracos. Esse absurdo trará danos irreversíveis à fauna e à flora que será transformada em elementos de paisagismo.

Esta semana, eu publiquei “Os segredos de Tambaba” em minha coluna no portal Wscom http://www.wscom.com.br/blog/reginaldo_marinho.

(enviado em 27/02/13 por Reginaldo Marinho)

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU, entre 1  de fevereiro e 3 de março de 2013

Falhas e arbitrariedades no projeto do Empreendimento “Reserva” Garaú podem prejudicar a mais bela e famosa praia naturista do Brasil.

 

O empreendimento Reserva Garaú pretende ocupar a coração da Área de Proteção Ambiental de Tambaba, e efetivamente fechar a praia de naturismo. Publicou estudos com mapas borrados e sem os documentos mais importantes, na audiência pública realizada no dia 14 de Janeiro de 2013 em Jacumã prejudicando o conhecimento efetivo da proposta.

 

Encontramos o mais importante dos dados sonegado, a linha da preamar de 1831. A Praia de Tambaba está localizada não nas terras do LORD Empreendimentos Imobiliárias, mas nas terras da maré que são de todos, e nas terras que pertencem a Marinha do Brasil. O "Plano de Gestão Integrada da Orla de Conde" traça a linha e traça os planos aprovados pelos governos estaduais e federais, que são de preservar este parte do litoral exatamente e explicitamente contra este tipo de exploração.

 

Leia na íntegra a matéria publicada no Blog Tambaba - De corpo e Alma

e nos originais dos Peladistas Unidos, onde o assunto foi tratado de maneira investigativa

http://peladista.blogspot.com.br/2013/01/sos-tambaba-querem-vender-praia-toda.html

http://peladista.blogspot.com.br/2013/01/sos-tambaba-falta-volume-iii-anexos.html

http://peladista.blogspot.com.br/2013/01/sos-tambaba-como-fica-praia-naturista.html

http://peladista.blogspot.com.br/2013/01/sos-tambaba-como-fica-praia-naturista.html  

http://peladista.blogspot.com.br/2013/01/sos-tambaba-o-preamar-de-1831.html

http://peladista.blogspot.com.br/2013/01/sos-tambaba-situacao-desejada.html

http://peladista.blogspot.com.br/2013/01/sos-tambaba-sudena-tem-garra-e-dentes.html

 

Richard Pedicini, das informações disponíveis, destaca o seguinte:

 

"O terreno limita-se ao Norte com a PB-08, a Leste com o Oceano Atlântico, ao Sul com o rio Garaú e a este com terrenos particulares."

 

Quer dizer, é mesmo a praia toda, inclusive a área naturista remanescente, até o mar.

 

E também, isso é uma proposta para o poder governamental. Aprovado o plano, tem que ser cumprido. Parte do que terá que ser cumprido, é o que é proposta na 11.2. FASE DE IMPLANTAÇÃO (veja SOS Tambaba: Como fica a praia naturista?):

 

11.2. FASE DE IMPLANTAÇÃO

11.2.1. Sinalização e Proteção da Área

Esta ação é de caráter preventivo e de controle. Mostra-se como o marco inicial da fase de instalação e deve perdurar durante todo o período das obras. A responsabilidade de execução é do titular do licenciamento, entretanto, as empresas contratadas para execução das obras ou para qualquer outro tipo de serviço na área do empreendimento se tornam co-responsáveis, devendo constar como termo de responsabilidades nos contratos entre a empresa licenciada e suas contratadas em qualquer época da fase de instalação a responsabilidade de manter a área sinalizada e protegida.
[...]

 

Colocar placa de sinalização em todos os lados da poligonal da área do empreendimento, indicando propriedade privada e
[...]

 

Fazer o isolamento da área com barreiras de proteção de contato, recomendando-se o uso de tapumes de madeira nos limites de maior visibilidade.
Em outras palavra, vão colocar tapumes fechando a praia, placas de "Propriedade Particular", e usar a desculpa, "Ora, assinei um Termo de Responsabilidade, não posso deixar de cumprir, é exigência do governo."

 

Então, é uma questão de eventualmente ter que tentar co-existir com um enorme população "textil" lá por perto. É o fim da praia, mesmo.

 

Se for mesmo uma pretensão de coexistência, o plano incluiria a implantação de infra-estrutura para turismo na praia naturista, como no Plano Diretor - não grande coisa, mas sanitários adequadas para salvaguardar os poços propostos. Não havendo isso, não há boa fé. 

 

(enviado em 15/02/13 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.