') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°39 - dezembro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | Nu em Notícia 2
NATNovidades | NATCrônica | NATLuta | NATOpinião | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°49 - outubro de 2004 - ANO V

NOVOS VENTOS

por Carlos de Paiva*

Foto: Jacques LeMaire

Praia de La Jenny - França, com um litoral muito menor do que o brasileiro, possui dez vezes mais praias naturistas organizadas. 

A finalidade maior deste artigo, é incentivar naturistas e simpatizantes a se organizarem para formação de novos grupos e espaços em suas respectivas cidades e comunidades. Moradores de cidades litorâneas, podem pesquisar novas praias com possibilidades de desenvolvimento desta prática. Um país com um litoral continental como o nosso, ainda oferece poucas opções onde se possa exercer nossos costumes.

   Atualmente morando há dez minutos de uma praia naturista, é com freqüência com que noto o interesse e a curiosidade de todos em relação ao Naturismo e aos locais onde se pode praticá-lo. Nunca é demais lembrar, que Naturismo também é turismo e, assim, deva ser de interesse a qualquer município que queira ter mais um bom motivo para chamar à atenção sobre suas belezas naturais.

   Creio, ou gosto de pensar assim, que novos grupos e espaços se formando, cada naturista sendo uma espécie de "agente educador" com seu comportamento compatível aos ideais naturistas, cada vez mais pessoas terão acesso a locais e informação adequada e congruente a esta filosofia de vida. Desta forma, além dos problemas que o Naturismo entre nós tem a resolver, teremos um movimento forte, atuante e para todos, definitivamente inserido em nossa cultura.

   Ocorreu-me agora uma historiazinha que pode ilustrar esse texto, que conto a seguir.  "Uma grande firma de sapatos pediu a dois vendedores seus, um pessimista e outro otimista, que fizessem uma pesquisa de mercado no interior da África. Depois de um mês o pessimista telefonou à firma: -Nenhuma possibilidade, aqui ninguém usa sapatos. E, no mesmo dia, telefonou o otimista: -Grandes possibilidades de muitas vendas, aqui ninguém usa sapatos."

   Porque lembrem-se: só o que temos realmente de fazer, é divulgar, entre às pessoas, as idéias inerentes a seu ser, correspondentes a sua natureza, nada mais.

                                                                                                                                *Psicólogo

Balneário Camboriú, SC

carlosdepaiva@yahoo.com.br 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.