') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°49 - outubro de 2004
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | Nu em Notícia 2
NATNovidades | NATCrônica | NATLuta | NATOpinião | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°49 - outubro de 2004 - ANO V

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 4 de setembro a 2 de outubro de 2004

Uma discoteca celebrará sessões de baile 

reservadas aos nudistas

 

Notícia publicada em primeira mão no OLHO NU 

em 13 de setembro de 2004 na seção "Últimas Notícias"

Allen Roc, em Cornellà (Barcelona), dedicará um domingo ao mês ao público naturista a partir do próximo dia 19 . A experiência, insólita na Europa, possibilitará que o coletivo tenha um espaço privado de passar o tempo como vieram ao mundo, na pista de baile. Será a discoteca pioneira em Barcelona, e em toda Espanha. Há anos que o local funciona como discoteca, porém, agora, os proprietários decidiram destinar as tardes dos domingos ao público nudista. A idéia inicial é levar a cabo um evento ao mês, mas não descartam incrementar a freqüência se houver uma boa acolhida.

A idéia surgiu após o empresário Enrique Navarro saber da iniciativa do primeiro cruzeiro naturista que partiu do porto de Barcelona, em maio último. O empurrão final, conta, foi saber que o Conselho de Barcelona editou uma Resolução onde se reconhecia o direito de ir nu pelas ruas. Para assegurar a "seriedade" de sua iniciativa, contatou com o Clube Catalão de Naturismo, que recebeu a idéia com os braços abertos.

O preço da entrada custará 12 Euros e haverá desconto para sócios naturistas. A nudez será obrigatória para todas as pessoas

(enviado em 13/09/04 por O Naturista)

A seguir a atualização da informação:


Sem roupas na pista de Baile

A primeira discoteca com sessões naturistas estréia com dezenas de clientes em pêlo

por Patrícia Castan*

Barcelona

Foto: FERRAN NADEU

Em liberdade, os primeiros clientes da discoteca pedem seus primeiros copos.

Nunca foi tão fácil saber o que utilizar para ir dançar: nada. As dezenas de clientes da discoteca Allen Roc (em Cornellà) brilharam com esse estilo neste final de semana. Sua nudez lhes fez livres e iguais, ou pelo menos era isso que diziam na primeira sessão de discoteca para naturistas que aconteceu na Espanha. A intenção é repeti-la uma vez por mês, disse o empresário Enrique Navarro. Sua iniciativa tem sido muito aplaudida, já que cobre a falta de espaços privados para prática do naturismo, depois que termina a temporada de praia. A discoteca se converteu mais em um ponto de encontro do que num local para dança.

Custou aos naturistas decidir-se a dançar, ainda que o presidente do Clube Catalão de naturismo assegurasse que não era um problema de vergonha, mas sim de falta de prática. “Muitos têm mais de 40 anos e fazia um bom tempo que não pisavam em uma discoteca”, afirmou. As oito da noite, sem embaraços, os mais afoitos começaram a saltar para a pista. “Nós não dançamos porque lá dentro fazia frio”, confessou Cristina Aranda, no terraço. O frio era o único inconveniente que citavam os naturistas. Entre as virtudes do naturismo, “uma sensação de bem estar incrível, uma vez que se prova, logo se vê que é maravilhoso”, falou Antonio, um naturista convicto desde 1974. Jordi, marido de Cristina só lamentou a intolerância de alguns não naturistas.

Poucas Mulheres 

Os vários ambientes do local, com vários terraços, propiciaram conversas relaxadas entre os sócios do clube, possibilitando também a aproximação dos que foram sozinhos. “As mulheres sempre tem dificuldades em vir sozinhas, porque se sentem mais observadas”, afirmou Sandra Marin, encarregada da sessão jovem do clube. Seu propósito é que mais solteiros e solteiras participem, já que neste primeiro evento, predominaram os casais. "O nosso objetivo é criar um espaço de relacionamento onde a nudez seja normal", insistiu. 

Os naturistas que iam chegando a Allen Roc nas suas primeiras horas de funcionamento logo foram se adaptando as regras do jogo: chegar, pagar, entrar em uma sala onde tiravam a roupa e a depositavam em uma bolsa que era guardada no guarda volumes. Permaneciam só com o calçado, uma canga para sentar-se e uma bolsinha com dinheiro. Corpos esbeltos, rechonchudos, firmes ou flácidos, jovens ou mais velhos, se misturaram sem preconceitos. Curiosamente, afirmou Cristina “para os jovens sempre é mais difícil”. Marta de 19 anos, que atuou como garçonete tal e qual veio ao mundo, confirmou. “Minha família é naturista, mas meus amigos não entendem”, explicou sorrindo. 

A piada do dia ficou por conta da guarda urbana, já que os agentes decidiram multar todos os carros que estavam estacionados irregularmente nas proximidades da discoteca. Ao saberem do fato, os nudistas saíram atropeladamente para tirar os carros do local, cobrindo-se como foi possível com as cangas, para surpresa e espanto de alguns transeuntes.

Horário de funcionamento: de 18 às 22:30

O proprietário do local, Enrique Navarro, disse à EFE que é uma proposta "séria" com um projeto especial para o publico nudista, levando em conta desde a iluminação até o vestiário. O local oferece uma túnica ou toalha para se sentar e se reserva o direito de escolher quem pode entrar. Os nudistas chegam à discoteca vestidos e tiram a roupa nos vestiários. O presidente do Clube Catalão de Naturismo, Marcel-lí Alsina, disse que a discoteca "é um ponto de encontro dos naturistas, onde podemos nos reunir uma vez por mês, conversar, beber em um ambiente de respeito, nada sexual, e isto as pessoas têm que ter muito claro".

*repórter do jornal espanhol EL PERIÓDICO

(clique sobre o nome do jornal para ver a matéria original)

Matéria publicada originalmente em 20 de setembro de 2004

 

Colaboraram Valdir S. Sousa

valdirss@terra.com.br,

Fernando Leite

fernando_leite@uol.com.br 

e Estevão Prestes

onaturista@hotmail.com 


Estevão faz um breve comentário sobre a notícia

 

Esta é uma ótima notícia! Quem savbe se um dia não chegaremos lá também? É positivo por se tratar de algo que chega à nossa mídia de forma positiva, através de um veículo sério (está no Terra, não no Ratinho...)

 

É positivo por ser uma iniciativa vinda do "Primeiro Mundo", que nossas elites tanto gostam de imitar e difundir. E finalmente é positivo pela ênfase no "não sexual" que foi dada, em contraposição àqueles que pretendem "modernizar" o movimento, alegando ser esta uma "tendência mundial"... 

 

Forte Abraço 

Naturalmente 

Estevão 

SOLIDEO GLORIA 

Visite http://naturistascristaos.cjb.net

 

Leia mais NU em Notícia no próximo bloco


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.