') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°47 - agosto de 2004
Editorial | NATCrônica | NATEspecial | NATTurismo | NATLuta | NATNotícias | Nu em Notícia | NATReflexão | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°47 - agosto de 2004 - aqui começa o 5º ano

A nudez na Grécia atual

por Pedro Ribeiro*

Quase dois mil anos se passaram depois que os eventos dos jogos gregos foram proibidos pela Igreja cristã, que os considerou pagãos. A Grécia foi várias vezes invadida e dominada por diversos povos que mutilaram as características originais de sua população. Atualmente nudez somente é encontrada nas muitas praias nudistas, conhecidas como free beaches, freqüentadas basicamente por turistas estrangeiros. 

OLHO NU dá a relação de todas as ilhas que possuem praias de nudismo. Em nenhuma delas é obrigatório. Em algumas, curiosamente, há placas sinalizadoras dizendo que nudez ali é proibida. E em outras o nudismo só é permitido em determinados dias da semana e horários.

Amorgos
Anafi
Agistri
Alonissos
Andros
Antiparos
Astipalea
Carpathos/Karpathos
Cephalonia/Kefallonia
Chios/Hios
Corfu/Korfu/Kerkyra
Crete
Donoussa
Elefonissos
Evia/Euboea
Folegandros
Fourni
Halki
Hios/Chios
Ikaria/Icaria
Iraklia (não confundir com Iraklio)
Ithaca/Ithaka
Kalmynos
Karpathos/Carpathos
Kea
Kimolos
Kos
Koufonissi
Lefkas
Leros
Lesbos/Lesvos
Limnos
Lipsi/Leipsi
Milos

Ilha de Mykonos

Mykonos/Miconos (incluem Paradise e Super Paradise.)
Naxos
Paros
Patmos
Paxos and Antipaxos
Poros
Rhodes/Rodos
Samos
Santorini/Thira/Fira
Schinoussa
Serifos
Sifnos
Skiathos
Skopelos
Skyros
Symi
Syros
Thassos
Tilos
Zakynthos/Zante.

É pouco? Na Grécia atual o difícil é encontrar uma praia onde não haja pessoas nuas. Inclusive há uma página na Internet que dá relação das praias não nudistas do país: How to NOT to visit a nude beach in Greece

A seguir damos as características de algumas praias.

Pequena Banana 

Banana Beach - é o nome dado a um grupo de três pequenas praias, lindas e naturistas, no sudoeste de Skiathos, uma pequena ilha grega próxima à península de Pellion e da cidade de Volos.

As três praias que compõem Banana Beach são Pequena Banana (às vezes chamada de Sparticus), Grande Banana e uma pequena praia separada da Grande Banana por elevações rochosas. As três praias são freqüentadas por naturistas vindos de toda Europa, mas as preferidas por eles são Pequena Banana e a terceira praia. O nudismo não é obrigatório.

Há cantinas (tavernas) que servem comidas típicas gregas e bebidas, com preços bem em conta. Grande atração é avistar os golfinhos que costumam fazer travessias por aquelas águas.

maiores informações no endereço http://www.sunnybanana.com/ 

Praia de Marmara

Praia de Marmara - Localizada ao longo da rochosa e bonita costa sudoeste de Creta no final do Desfiladeiro de Aradena. Tem sido um popular ponto nudista durante anos.

A taverna no cume dos costões oferece uma visão esplêndida e alguns pratos sem igual, inclusive uma "salada" antiga feita de feijões, servida com azeite de oliva e vinagre, e um "tako" - os aficionados de comida mexicana se precavenham, o tako Cretão é um pão feito de farinha de crustáceo coberto com tomate cru e queijo feta, mais parecido com um bruschetta italiano do que para qualquer coisa se assemelhando a um taco mexicano. Atualmente o abacate tem sido uma das iguarias fartamente encontradas nos mais diversos pratos.

Apesar de um sinal colocado pela taverna para que se mantenham as roupas nas suas imediações, muitas almas fortes continuam totalmente descobertas. As pedras marmóreas mornas, lisas são irresistíveis para naturistas, mas a presença de cadeiras de praia e guarda-sóis para alugar nunca é um bom sinal em praias nudistas. Longe da vista da Taverna ainda há alguns pontos mais privativos onde a vida naturista continua.

Praia de Marmara é alcançável através da água ou a pé pelo Desfiladeiro de Aradena ou seguindo por parte da trilha E4 a oeste de Loutro. Se você caminhar pelo Desfiladeiro, tenha certeza que você reservou um quarto para a noite ou preparou-se para passar a noite na praia. Não há nenhum transporte regular disponível.

Praia de Gliko Nero - A praia de Água doce (traduzindo literalmente seu nome) é formada por uma longa extensão de areia coberta por seixos (pedrinhas arredondadas), cercada por precipícios dramáticos, só alcançada por mar ou longa caminhada, situada na ilha de Creta. Recebe esse nome por causa da água fresca que borbulha para cima da superfície pedregosa durante a primavera, é um lugar favorito para os campistas e naturistas. Há uma caverna pequena com um santuário, uma área favorita para andarilhos cansados. Quanto mais distante da taverna mais pessoas nuas são encontradas. 

A taverna no final oeste da praia também é ponto de ancoradouro para os barcos de Loutro e Chora Sfakia que sobem a costa.

Não há qualquer instalação de banheiro além de algumas pedras perto da taverna, e os precipícios altos que refletem a luz solar no alto verão e quase sem sombras transformam a praia algo parecido com um forno, porém colocando a praia ainda mais bonita.

Paradise

Paradise beach - a praia Paraíso fica na ilha de Mykonos, a mais badalada e super povoada das ilhas gregas. É a principal praia e também é super povoada e apenas em uma parte é possível se praticar o nudismo. O ônibus leva uns 20 minutos para chegar do centro e custa 220 Drs. Para achar o ponto da onde ele sai é preciso perguntar bastante. Se perder pelas ruas das vilas das ilhas da Grécia é muito fácil. É tudo igual. A praia tem vários restaurantes na sua beira onde a comida é boa e barata. Para quem gosta de mergulhar há uma operadora nessa praia que na época cobrava 70 US$ por uma saída com 2 mergulhos e todo o equipamento incluído.

Paradise é um das praias mais famosas de Mykonos, que atrai uma multidão jovem principalmente por suas 24 horas de música e suas festas diurnas e noturnas. Fica situada entre Praia de Paranga e Super Paradise e é alcançada por uma trilha de Platis Yialos, através de ônibus ou através de táxi-barco. 

Um acampamento completamente organizado fica situado atrás da praia. Bares, estabelecimentos para esportes aquáticos e um centro de mergulho estão disponíveis aos visitantes.

Super Paradise 

Super Paradise beach- situada à direita da Paradise Beach. Chega-se lá  através de táxi-barco (serviços de barco regulares estão disponíveis de Platis Yialos) e ônibus local.

É menos organizada que Paradise e outras das vizinhanças.Tem águas cristalinas bonitas e areia dourada macia. É a praia freqüentada por homossexuais mais famosa de Grécia, porém atrai homos e heterossexuais do mundo inteiro. Devido a sua popularidade, Super Paradise pode ficar muito abarrotada de gente no clímax do verão.

Quem quiser muitas informações a respeito das praias de nudismo gregas, com muitos relatórios pessoais, entre no site Captain Barefoot's Naturist Guide to the Greek Islands e passe horas navegando.

*professor e naturista

natpedro@ig.com.br 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.