') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°47 - agosto de 2004
Editorial | NATCrônica | NATEspecial | NATTurismo | NATLuta | NATNotícias | Nu em Notícia | NATReflexão | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°47 - agosto de 2004 - aqui começa o 5º ano

Clique para ver a primeira página do OLHO NU ampliada

Reprodução da primeira página da primeira edição do jornal OLHO NU, publicada em agosto de 2000. Na época era feito apenas no formato Word e distribuído apenas a assinantes cadastrados.

Exatamente no dia 1º de agosto de 2000 nascia o OLHO NU. Fruto de idealismo e crença na filosofia naturista. São quatro anos de muitas páginas trabalhadas e apresentadas com muito carinho e amor ao que se faz. Nasceu com deficiências que foram sendo sanadas à medida que o tempo passou, alcançando um ótimo nível técnico.

Mas não foi apenas isso que melhorou. Graças às colaborações voluntárias dos naturistas de todo Brasil, OLHO NU alcançou um ótimo nível de qualidade  também em seu conteúdo. Graças à tecnologia, tudo o que já foi publicado até hoje está disponível ao alcance de um clique do mouse. A história está presente.

Nestes quatro anos OLHO NU acompanhou, ajudou e participou da evolução do naturismo brasileiro, de seu crescimento, de sua luta e de suas contradições. Somos um jornal feito por naturistas para você, naturista, e é a você que temos que agradecer e homenagear nesta data querida.

Neste momento começamos nossa caminhada para o quinto ano. Neste mês em que o mundo esportivo está voltado para as olimpíadas de Atenas, OLHO NU apresenta duas matérias que aproveitam o ensejo. A primeira faz uma pequena pesquisa histórica de como eram realizados os jogos na Grécia Antiga, onde os participantes ficavam obrigatoriamente nus. A segunda matéria revela onde se pode ficar nu na Grécia atual, já que nos jogos não se pode mais. Leia em NATEspecial e em NATTurismo.

O  escritor peruano Mario Vargas Llosa apresenta uma deliciosa crônica sobre um companheiro de trabalho que era naturista e fazia uma grande propaganda de nosso estilo de vida. Leia em NATCrônica.

Um assunto muito sério está em NATLuta deste mês. Uma naturista iniciante se sentiu ultrajada pelo comportamento de algumas pessoas numa praia naturista, escreveu uma mensagem para um clube de conversas da Internet relatando o acontecido. OLHO NU traz o caso a público para discussão. Todos sabemos que não é fácil manter a ética naturista numa praia no Brasil, já que todas são públicas e nem sempre se tem o apoio necessário das autoridades. Mas afinal, de quem é a responsabilidade da observância da ética naturista numa praia, das autoridades ou dos naturistas ?

No dia 12 de junho passado, aconteceu em várias cidades do mundo o passeio mundial de bicicletas em que os condutores estavam nus. O evento, antes de acontecer, foi amplamente divulgado por sites naturistas internacionais. Nesta edição apresentamos um pequeno resumo do que foi o evento e levantamos a questão de realizá-lo também mais amplamente no Brasil no próximo ano, embora tratar-se de protesto e não de acontecimento naturista. Em Nu em Notícia.

Em NATReflexão, matéria de Roberto Quiroga Mosquera mostra que a interpretação e entendimento de uma ordem depende da época e do local onde está sendo proferida. Leia o interessante artigo que, com certeza, vai deixá-lo bem pensativo.

Em NATNotícias leia as principais que circularam no mês de julho e em NATVariedades divirta-se com uma poesia de Jorge Bandeira e com o NATHumor. Leia as CARTAS DOS LEITORES e os NATClassificados acessando o menu principal em Cartas Enviadas e em Classificados.

Boa leitura.

Pedro Ribeiro

Editor do OLHO NU

pedroribeiro@jornalolhonu.com 

 

 

NOTA: esta edição ficará disponível pelo acesso principal até dia 5 de setembro de 2004.

 

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.
ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.

Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.