') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°47 - agosto de 2004
Editorial | NATCrônica | NATEspecial | NATTurismo | NATLuta | NATNotícias | Nu em Notícia | NATReflexão | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°47 - agosto de 2004 - aqui começa o 5º ano

Passeio Nu mundial de Bicicleta   

12 de junho de 2004

colaboração de Jorge Ferreira Ramos*

Venham As Bicicletas  

"Por que ir nu com uma bicicleta  protestar politicamente contra o petróleo ? Porque é um modo efetivo para despertar as pessoas condicionadas a um modo único de agir e pensar. Nós temos que acordar e mudar o modo como nós nos comportamos. Não podemos continuar promovendo guerras pelo petróleo e aquecendo o planeta". Leia este artigo excelente por George Monbiot em The Guardian na terça-feira 8 de junho de 2004 onde ele afirma que enquanto o óleo estiver jorrando, o oeste preferirá empreender guerras a considerar outras fontes de energia.  

Estas foram as razões iniciais para que no dia 12 de junho passado fossem organizados, em várias cidades do mundo, os passeios de bicicleta em que os integrantes teriam apenas sua própria pele como vestimenta. como numa corrente, tipo aquelas tipo pirâmides, a idéia foi difundida pela Internet fazendo que o evento ganhasse visibilidade na imprensa mundial.

Várias instituições naturistas do planeta apoiaram a causa, engrossando o número de participantes. As cidades que aderiram foram Asheville (EUA), com 300 ciclistas; Chigago (EUA), com 250; Portland (EUA), 100; Vancouver (Canadá), 84, em baixo de chuva; Seattle (EUA), 70; Edinburgh (Reino Unido), 70; Londres (Reino Unido), 58; Nova Zelândia, 50; São Francisco (EUA), 40; Boulder (EUA), 30; Austin (EUA), sem precisar o número de participantes, Brisbane (Austrália), 6; Sussex (Reino Unido), 2 e São Paulo (Brasil), com 2.

Como se vê no quadro acima, o Brasil se fez representar com dois intrépidos, que enfrentaram a chuva e o frio do outono paulistano no parque do Ibirapuera. Quem souber o nome dos dois heróis e como entrar em contato com eles, escreva para nós informando. OLHO NU gostaria de entrevistá-los.

Será que esse tipo de evento terá um futuro ? No Brasil seria possível organizar um grupo grande para pedalar pelas ruas, sem o risco de ir parar atrás das grades ?

Alguns dirigentes de áreas naturistas brasileiras se manifestaram sobre o assunto. Roberto Soares, de Massarandupió, por exemplo, foi quem traduziu e disponibilizou o site da WNBR, tentando estimular os brasileiros para participarem desse último evento, acha que seria um belíssimo sonho realizado ver o feito ocorrer na Bahia, ainda mais com seu trabalho de pintura corporal, um passeio ciclístico de pelados e vestidos com estas pinturas seria um sucesso, mas acha que no Brasil, só em Porto Alegre, com uma boa antecedência de preparação e buscando apoio junto às autoridades, seria possível tal evento (mas nunca em junho!!! o minuano mataria a todos).

Porém, Valdir de Souza, proprietário do sítio Recanto Paraíso, em Piraí, RJ, declara que nunca participaria de um evento desses, por isso não pode dizer que apoiaria. Ele, por princípio, só participa de eventos naturistas em locais naturistas ou em locais onde todos devam estar nus. Já os proprietários do Mirante do paraíso, clube naturista situado em Igaratá, SP, apoiariam e participariam se tivessem disponibilidade, mas preocupam-se com a repercussão (boa ou ruim ?) para imagem do naturismo de um evento público dessa amplitude.

Bem, a idéia está lançada. Agora é ver como as coisas podem se desenrolar.

Leia a seguir as notícias sobre o último evento no mundo, realizado no dia 12 de junho.

Foto: Barton Glasser

Um grupo de ciclistas nus e quase nus circulam pelas ruas 11 e Pearl na tarde de sábado. Aproximadamente duas dúzias de pessoas se uniram ao passeio para celebrar com suas bicicletas, seus corpos e sua liberdade da dependência do petróleo. (jornal Dayly Camera, Colorado -EUA)

Foto: Brandon McKelvey

 

Participantes do Passeio de Bicicleta Nu Mundial fazem seu caminho descendo a Guadalupe Street. O Passeio de Bicicleta Nu Mundial é um evento que celebra a beleza do corpo humano e o boicote de consumo de óleo. (jornal The Dayly Texan, Austin, Texas - EUA)

foto: Edmond Terakopian

 

DE MANHÃ CEDO: Polícia disse que nenhuma reclamação foi recebida sobre o passeio de bicicleta que começou nos campos. (jornal Evening News - Escócia)

foto: barewitness.com

 

56 bicicletas e 2 em patins foram protegidos pela polícia do parque que providenciou uma escolta completa ao redor do perímetro do Hyde Park. (fonte: barewitness.com, Londres - Inglaterra)

foto: barewitness.com

 

Seattle: Setenta cavaleiros (e amazonas) usaram pintura para comunicar a mensagem. (fonte: barewitness.com, Seattle - EUA) 

foto: barewitness.com

 

São Francisco: Havia só uma presença policial pequena (às vezes havia nenhum policial) e nenhum incidente. (fonte: barewitness.com, São Francisco - EUA)

foto: barewitness.com

Depois de inicialmente ter dado permissão para o passeio nu, um determinado delegado tentou intimidar os cavaleiros ordenando-lhes que se cobrissem. Porém quando os ciclistas alcançaram um outro distrito policial a atitude mudou e os patrulheiros (também de bicicletas) disseram "Prossigam nus". (fonte: barewitness.com, Toronto - Canadá)

foto: barewitness.com

 

Parque do Ibirapuera, São Paulo, 
Dois bravos cavaleiros enfrentaram o frio e a chuva do outono do hemisfério sul, no Brasil. (fonte: barewitness.com, São Paulo - Brasil

Foto: Jack Boland, SOL

 

Nu no parque... Mark Henderson, um produtor de filme, participa adequadamente do passeio nudista de  bicicleta  no Grange Park, assim como os policiais de Toronto  adequadamente vestidos fazem a patrulha. (jornal Toronto Sun, Toronto - Canadá)

para ver fotos do evento na Holanda: http://www.noop.nl/WorldNakedBikeRide/index.html 

para ver fotos do evento em Toronto http://www3.sympatico.ca/andros/TorontoNakedBikeRide/index.htm 

para ver fotos do evento em São Francisco http://www.indybay.org/news/2004/06/1685103.php 

para ver fotos do evento em Seattle 

http://www.ufoseries.com/bike/ ou http://www.post-age-collectibles.com/cinema/nudist/bicycle.htm ou http://www.lewisartandphoto.com/BB_Galleries/wnbr/index.htm ou http://www.eduardkoller.com/poze/2004worldnakedbikeride/ ou http://www.pbase.com/jcornice/wnbr 

organização mundial http://www.worldnakedbikeride.org/ 

*jorge@Naturista.zzn.com 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.