') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°39 - dezembro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | NATNotícias | Nu em Notícia | NATLuta | NATOpinião | NATDebate | NATEntrevista
NATPolêmica | NATEspecial | NATReflexão | NATVariedades | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°44 - maio de 2004

Um leitor do jornal OLHO NU e futuro freqüentador da praia do Abricó, no Rio de Janeiro, escreveu para nós dando opinião de como dever-se-ia organizar a praia para que ela tivesse um número maior de freqüentadores adeptos ao naturismo. OLHO NU publica seu texto, porque, longe de servir apenas à praia do Abricó, suas idéias podem servir a qualquer praia ou área naturista brasileira, guardando suas particularidades, é certo. Mas elas revelam também que sem uma boa dose de solidariedade, o Naturismo pode fracassar.

SUGESTÕES PARA INCREMENTAR O NATURISMO

Queridos Amigos Naturistas.

Meu nome é Marco Antonio, sou naturista, assim como a minha noiva, infelizmente não tivemos tempo para irmos a Praia do Abricó, mas iremos com toda certeza assim que nos sobrar um pouco. Escrevo esta carta para dar uma idéia que espero ser para somar.

Ao se analisar o movimento  naturista no Brasil (não da forma pejorativa e sim da forma clara) vê-se que, infelizmente se constata que ainda somos muito pouco para o tamanho da população brasileira, e isso é um entrave para a criação e manutenção das áreas destinadas à prática do naturismo. Outro ponto que nos assusta é o preço dos eventos em clubes fechados, que na nossa opinião, foge da realidade do país, não que os referidos clubes não tenham infra-estrutura e que seus serviços estejam caros,  o que queremos dizer é que, fica difícil para que novos frequentadores possam existir, pois é como convidar alguém para fazer algo que nunca fez e ainda lhe cobrando uma quantia elevada.

Um ponto importante que temos que analisar é a faixa etária das pessoas que frequentam essas áreas, a média é de 40 anos, com a presença marcante de pessoas idosas, o que não é mal, mas a pergunta que fica é: se temos pessoas que tem famílias, são pais, mães, avós, por que não se tem uma multiplicação de naturistas? o que vemos é a diminuição dos naturistas, o que nos causa tristeza.

Agora vamos para o motivo que viemos a escrever essa mensagem. Nós queremos ver as praias e os redutos naturistas lotados e cada vez mais pessoas aderindo a nossa filosofia de vida, mas como iremos fazer isso? bem aqui vão nossas idéias:

1ª IDÉIA  

A criação, dentro da associação naturista de Abricó, de uma comissão de propaganda e marketing com o objetivo de conseguirem mais membros para a nossa filosofia de vida. 

Foto: Pedro Ribeiro

Praia do Abricó - RJ

Bem, aí irá pairar a dúvida, como será essa comissão? A comissão será composta de membros da associação e de freqüentadores da praia, e a comissão será dividida em mais três (03) sub-comissões, sendo uma comissão composta por pessoas da faixa etária de 18 a 30, outra por pessoas da faixa etária de 31 a 40 anos e outra comissão por pessoas da faixa etária acima de 40 anos.Ficaria assim mais ou menos:

Comissão 01 - Pessoas de 18 à 30 anos 

Comissão 02 - Pessoas de 31 à 40 anos 

Comissão 03 - Pessoas acima de 40 anos. 

O número de participantes de cada comissão ficaria a critério da reunião que a estabelece.

Qual o motivo de se formarem comissões? Ao nosso entender, pessoas que regulam na faixa etária, tem mais ou menos as mesmas idéias, gostos e aptidões, sendo assim, é mais fácil uma pessoa de 40 anos convencer outra pessoa de 40 anos a praticar o naturismo do que uma pessoa de 60 anos. Logo, cada comissão ficaria com o função de "formar" novos naturistas, promover encontros e eventos, de acordo com a idade,  e de promover a integração de todos nos domingos e feriados.

Na nossa opinião, assim teremos mais ou menos uns 12 novos adeptos por final de semana, isso colocando uma média de cada comissão ter a meta de conseguir no mínimo mais 4 adeptos por finais de semana e de mantê-los na prática do naturismo. Isso nos dará uma média de mais 48 adeptos por mês, isso por baixo, pois se funcionarem da forma correta e com disposição esse número poderá ser facilmente dobrado.

As primeiras metas das comissões será por exemplo, trazer os familiares, o importante é ter metas a cumprir, pois não podemos deixar esmorecer os nossos ideais.

Benefícios dessas idéias:

1 - Maior divulgação do movimento naturista

2 - Maior possibilidade de ser conseguir novos adeptos

3 - Várias pessoas trabalhando juntas e se auxiliando, aumentando os laços de amizade.

4 - Maior diversificação dos eventos.

5 - Fortalecimento do movimento naturista

6 - Surgimento de novas idéias por novos membros.

7 - A possibilidade de se promoverem reuniões e festas naturistas a baixos custos.

2ª  IDÉIA

Ao se analisar a maioria da população carioca, veremos que a maioria das pessoas que frequentam as nossas praias é de classe média indo até a baixa, sendo assim, esses seriam os nossos "naturistas em potencial". Acontece que, espalhando as idéias das comissões, iremos alcançar essas pessoas descritas acima, só que as outras recreações naturistas que não seja frequentar a praia são muito onerosas, e como já falamos, não que os referidos locais não mereçam o preço que cobram e sim por causa da situação que passamos, e ao se analisar, os referidos clubes também devem ficar a maior parte do tempo vazios.

Logo, resta a idéia de se analisar os preços cobrados pelos clubes,.. calma, não estou falando para abaixar drasticamente, mas de se organizarem eventos onde seria negociado com os referidos proprietários valores mais baixos para que pudéssemos levar um maior número de pessoas para os referidos clubes, não deixando os proprietários no prejuízo, pois o gasto com comidas e bebidas dariam um lucro, e como sabemos, quando somos bem tratados sempre voltamos ao local, aí os clubes fariam uma "clientela" cativa, o que nos proporcionaria fazer encontros, grande eventos para a "captação" de novos adeptos nos referidos locais, que por darem mais privacidade, proporcionaria uma forma mais fácíl de se expor as nossas idéias.

Bem, por aqui ficam duas das minhas inúmeras idéias para proporcionar um crescimento substancial no naturismo carioca. Gostaria de receber resposta sobre a minha idéia  e se for possível de ter uma "audiência" com os ilustres membros da ANA, para prestar maiores informações sobre as idéias e as colocar em prática, pois aqui estão dois breves resumos.

Beijos e Abraços aos Amigos 

Rio de janeiro, 09 de abril de 2004

Marco Antonio Augusto dos Santos

mmarcoaugusto@ig.com.br 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.