') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°39 - dezembro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | Cartas dos leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | NATLuta
NATDebate | NATEspecial | NATRefexão | NATCuriosidades | NATVariedades | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°43 - abril de 2004

Anuncia nesta edição: Corpos Nus

Naturista brasileiro consegue segundo lugar em concurso internacional de fotografias

Belulino Cxe bambuaro

A "belulino" é Eliane, filha de Mariano.

(clique na foto para ampliar)

Enmemigxa gitaristo en folklora festo

Festa de Nossa Senhora do Rosário

em minha terra natal, Catalão, em outubro/2003

(clique na foto para ampliar)

Joaquim José Mariano, naturista de Goiânia, participou do Sexto Concurso Internacional de Fotografia organizado pela revista "La Ondo de Esperanto" na Rússia e recebeu duplamente o segundo lugar com as fotos "Belulino cxe bambuaro" (Uma beldade junto ao bambuzal) e "Enmemigxa gitaristo en folklora festo" (Violeiro absorto em festa folclórica). Independentemente da língua usada, participaram 13 países: Brasil, Bulgária, Finlândia, França, Hungria, Alemanha, Canadá, Polônia, Rússia, Singapura, Eslovênia, Suécia e Suíça, com 102 fotos de 31 autores.  

Notícias e os resultados do concurso estão nas páginas:  http://users.gazinter.net/sezonoj/ em Russo e http://www.esperanto.org/Ondo/Nov04-03.htm em Esperanto. A ponte de comunicação de Mariano foi o Esperanto.

 

 

Joaquim Mariano também esteve presente no I Encontro Regional de Naturismo realizado em Caldas Novas (GO) no final do ano passado e fotografou alguns momentos com altíssima qualidade e profissionalismo. Veja a foto a seguir, cujo título é  "Naturista bisbilhotando o vizinho", foi sucesso por três semanas, em um "shopping" em Goiânia, numa exposição fotográfica promovida pela Escola de Fotografia Rosary Esteves, onde Mariano é aluno.

 

(clique na foto para ampliar)

SER HUMANO

enviado por Valdir de Sousa*

Vincent Bethell é um militante da consciência ou do nudismo do corpo. Gastou anos tentando aumentar a consciência da sociedade pela nudez e do direito humano de estar nu sem medo de represálias.

Vincent está frequentemente nas manchetes das notícias, principalmente porque é preso regularmente após se conduzir inteiramente nu em público, quando divulga sua mensagem para todos.

Em uma ocasião Vincent e um grupo de manifestantes desnudaram-se em frente à Corte real de justiça de Londres. Vincent, então, escalou um poste de luz antes de remover sua roupa e de declarar que ele permaneceria lá por 24 horas. A Polícia trouxe-o para baixo e prendeu-o.

Em janeiro 2001 Vincent foi unanimemente declarado não ser um incômodo público. Antes disso já tinha sido confinado durante três meses na solitária da prisão de Brixton de Londres, porque tinha se recusado a vestir a roupa. Vincent disse mais tarde que estava satisfeito com a decisão do júri porque significava que o público não considerava sua nudez ofensiva.

"É um sucesso grande," disse aos repórteres fora da corte, "mas será somente um sucesso verdadeiro quando todos superarem seus medos sobre seu corpo. A vida é demasiado curta para ser envergonhado do corpo humano e da humanidade.

*proprietário do Recanto Paraíso

valdirss@terra.com.br


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.