') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°37 - outubro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATLuta | NATNovidades | NATNovidades 2 | NATOpinião
NATOpinião 2 | NATPolêmica | NATReflexão | NATCuriosidades | NATNotícias | Nu em Notícia | NATVariedades | NATBrinde

Jornal Olho nu - edição N°37 - outubro de 2003

Anuncia nesta edição

Corpos Nus

 

Um Século de História

por Paulo Pereira*

Antigo campo de nudismo na Alemanha

Os homens e a nudez certamente são velhos conhecidos, até porque todos nós nascemos nus, como a natureza quer. É até possível, como sugeriu o escritor francês Jean Deste, que Deus seja nudista, pai da vida nua... (Le Nudisme - Editions Pierre Horay, 1961).Mas há quem duvide, quem não veja, quem imagine o ser humano como anjo vestido.A grande doença da humanidade ainda é a ignorância.

Por outro lado, devemos considerar que estar simplesmente (naturalmente) nu, de corpo despido, não significa necessariamente ser nudista-naturista, porque adotar uma filosofia de vida é um ato de consciência e de vontade. Como eu já afirmei repetidamente, a verdadeira prática nudista começa na mente, pois é mais importante desnudar-se psicologicamente do que simplesmente despir-se.

E, para ter uma boa conscientização, é indispensável a correta informação, o estudo isento, a pesquisa cuidadosa.O saber não é uma questão de palpites ditados pela preferência subjetiva de ninguém.Saber é investigar para conhecer.Mas é preciso ler e, se possível, o que está escrito oficialmente, historicamente.

O movimento nudista-naturista está completando um século de existência, apesar dos fariseus de plantão. Reagindo ao puritanismo exacerbado do século 19, ao excesso de artificialismos do cotidiano e denunciando todos os preconceitos, surgiu a proposta, em 1903, do alemão Richard Ungewitter, para uma vida mais natural e saudável, através da obra pioneira "Os Homens Deviam Ficar Nus", complementada, em 1904, por outra ainda mais objetiva, chamada "O Nudismo do Ponto de Vista Histórico, Moral e Estético ".

Somente cinqüenta anos mais tarde, em 23/08/53, em Montalivet (França), seria fundada a INF - Federação Naturista Internacional. A história não se faz por passes de mágica nem por invencionices. Então, como a Federação Internacional define oficialmente o Naturismo ? É bom anotar com atenção a definição oficial adotada em Agde (1974), e que é a seguinte : "Naturism (Nudism) is a way of life in harmony with nature characterised by the practice of communal nudity, with the intention of encouraging self-respect, respect for others and for the environment". Será que está claro ? Creio que sim. O Naturismo-Nudismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social (grupal), com a intenção de encorajar o auto-respeito, o respeito pelos outros e pelo meio-ambiente. A definição oficial não fala em nudez opcional, por exemplo, ou em hedonismo, além de não excluir ninguém de forma preconceituosa, colocando os termos "naturismo" e "nudismo" juntos, sem fazer distinções conceituais.A definição é oficial, conhecida.O resto é, no mínimo, desinformação.

A prática nudista, vale salientar, é colocada pela Federação Internacional como característica essencial do Naturismo; não se trata, pois, de um pormenor, de um mero apêndice ou aspecto.O livro de Ungewitter (1904) fala em "nudismo", conceito histórico-filosófico consagrado por vários autores idôneos, e, o que é ainda mais importante, formalizado no registro oficial de pelo menos três federações nacionais filiadas à INF - Federação Internacional, a saber : ANF - Federação Nudista Australiana, NNF - Federação Nudista Neozelandesa, e ENS - Federação Nudista Estoniana. Infelizmente, como se trata de algo sutil, muita gente desconhece.

Como eu afirmei em "Corpos Nus", ano 2000, tenho preferência pelo termo "naturismo", mas, por coerência histórico-filosófica, não alimento qualquer conotação pejorativa ou preciosa em relação ao termo "nudismo".O gosto pessoal e até o possível apelo comercial podem explicar, mas não justificam contrariar, inclusive de forma pueril, o que está registrado oficialmente, no INF - Hand Book (Guia Mundial da INF).É simples. Basta lembrar ainda que o Guia Mundial da INF, anota, no capítulo intitulado "O que faz a INF", página 32 - edição 2001, o seguinte aspecto : "It represents the interests of many hundreds of thousands of members and millions of unorganised but practising naturists, nudists or sunbathers all over the world".  Devemos notar que a Federação Internacional diz representar os interesses de muitas centenas de milhares de seus membros e de milhões de não filiados praticantes (naturistas, nudistas ou banhistas do sol) por todo o mundo. Os termos "naturistas" e "nudistas", mais uma vez, estão juntos.

Durante um século de profícua atividade, o movimento naturista cresceu e se firmou, sobretudo, pelo respeito e coerência em relação aos seus princípios básicos. Hoje, o Naturismo movimenta muitos milhares de dólares ao redor do mundo, incluindo centenas de bons clubes e mais de mil praias livres. Devemos agir, mais do que nunca, de forma fraterna, preocupados com a ética, com a boa informação e com a participação fundamental da família.

Ao comemorar nosso centenário, devo mencionar, como homenagem, os nomes de Luz Del Fuego ( Dora Vivacqua ), de Osmar Paranhos e de Daniel de Brito, especialmente, porque sua luta e seus exemplos dignos certamente ajudaram muito a construir, de forma nobre, a grande obra naturista brasileira, numa época tão difícil.

Em tempo: li em "Olho Nu", de setembro de 2003, uma interessante página escrita pelo nosso amigo Valdir (Recanto Paraíso), e quero congratular-me com ele por suas palavras oportunas, quando destaca que "na verdade, nada contra, pois que nós naturistas também somos nudistas". Peço permissão para acrescentar alguns detalhes, à guisa também de possível esclarecimento.A confusão referida, dita temática, mostra-se mais como fruto de desinformação de alguns, quer dizer; falta pesquisa, falta consultar o que diz a Federação Internacional, falta ler mais e melhor. De fato, Valdir tem razão, o termo "naturalista (ismo)" surge freqüentemente, antes de mais nada pela preguiça de ler. No meu próprio livro "Corpos Nus", ocorreu um erro da gráfica, na lombada, onde lemos "Um Testemunho Naturalista" em vez de "Naturista", mas quem leu o livro com isenção certamente encontrou respostas bem fundamentadas para muitas questões.Finalmente, por dever de ofício, como biólogo, gostaria de aduzir que a pele humana, constituinte maior do sistema tegumentar, cumpre, sobretudo, funções nobres, como respiração, transpiração, regulagem térmica, tato, isolamento, etc...Mas não percebo a função de esconder nada, embora eu entenda a colocação criativa e bem humorada do amigo Valdir. Eu diria, como alternativa, que a nudez, esta sim, é nossa vestimenta natural...

(Todas as fotos aqui apresentadas são apenas ilustrativas e colhidas livremente pela Internet)

*estudioso do naturismo

ppereiranewosborn@yahoo.co.uk


Olho nu - Copyright© 2000 / 2003
Todos os direitos reservados.