') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°37 - outubro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATLuta | NATNovidades | NATNovidades 2 | NATOpinião
NATOpinião 2 | NATPolêmica | NATReflexão | NATCuriosidades | NATNotícias | Nu em Notícia | NATVariedades | NATBrinde

Jornal Olho nu - edição N°37 - outubro de 2003

Anuncia nesta edição

Corpos Nus

 

PROTESTO SEM ROUPAS ACABA NUM PISCAR DE OLHOS

Tradução de Doni Sacramento*

Tentativa de um protesto sem roupas para seguir pelo centro de Londres terminou tão rápido como começou.

BBC News - 6 de setembro de 2003

Participantes durante protesto enfatizam sua crença sobre a nudez ser um direito do ser humano

Um grupo de homens havia prometido chamar atenção maior ao caso de Steve Gough, "o andarilho nu", o qual foi preso durante sua caminhada de Land's End (Fim do Mundo) à John O'Groats.

Eles planejavam tirar suas roupas na loja de departamentos Selfridges na rua Oxford e então andar pelo Hyde Park para enfatizar sua crença de que a nudez é um direito básico do ser humano.

Cinco dos homens tiraram seus roupões simultaneamente. Mas, após andarem pela loja em direção às portas principais, foram encontrados pelos funcionários e por policiais, os quais lhes pediram para se vestir novamente.

Steve Gough durante sua caminhada divulgando campanha pelo direito à nudez

A acusação contra o Sr. Gough, de 44 anos, que foi preso no início de sua caminhada de Land's End à John O'Groats, foi arquivada na quinta-feira.

Ele foi pego no dia 17 de junho enquanto dava uma entrevista à televisão próximo a St. Ives em Cornwall.

O Sr. Gough, de Eastleigh, Hampshire, foi acusado por comportamento capaz de incitar a desordem e a quebra da paz, e solto depois por fiança para se apresentar à corte suprema.

O advogado de acusação, Simon Jones, porém, pediu que a acusação fosse retirada uma vez que o Sr. Gough, que não compareceu à corte, não havia cometido nenhuma ofensa criminal.

Para entrevistar o andarilho nu o jornalista do jornal Sun de Londres tira as roupas

O Sr. Gough ainda enfrenta problemas com a Scotland Yard, onde é mantido sob custódia após ter sido preso próximo a Inverness.

O Sr. Gough planejava cobrir o caminho de 847 milhas (526 km) vestindo apenas um chapéu, meias, botas e uma mochila, para tornar pública sua campanha pela mudança nas leis sobre o nudismo.

Extraído do site da BBC News

http://news.bbc.co.uk/1/hi/england/london/3086646.stm

*donisacramento@interair.com.br 

Spencer Tunick continua sua turnê

O fotógrafo norte-americano Spencer Tunick, que usa o corpo humano como matéria-prima para seus trabalhos, continua viajando pelo mundo reunindo multidões para posarem para suas fotos. Seu último trabalho foi em Portugal, onde mais uma vez centenas de pessoas se juntaram para a grande performance, mais precisamente na cidadezinha Santa Maria da Feira, a cerca de 30 km ao sul do Porto.

Quem quiser saber mais sobre este trabalho entre no site http://homepage.eircom.net/~alantor/spencertunickexperienceportugal.htm e leia toda a história contada por um participante do evento. 

O evento realizado no Brasil em abril de 2002 (leia cobertura completa publicada em OLHO NU nº 20, maio de 2002), gerou um grupo de discussão chamado os Nus do Ibira, relativo ao local da fotos, o parque do Ibirapuera em São Paulo, que por sua vez acabou incentivando a formação de novos grupos naturistas, dos quais o SAMPANAT é um exemplo.

Há outros endereços disponíveis com relatos das experiências dos participantes destas grandes concentrações de corpos humanos nus:

http://www.thespencertunickexperience.org/ 

http://groups.msn.com/WePosedforSpencerTunick

Yoko Ono fica nua pela paz novamente

enviado por Carmen Rose Kühner* 

sobre matéria de Daniel Setti**

 

A viúva do ex-Beatle John Lennon, Yoko Ono, agora com 70 anos de idade anunciou e cumpriu a repeticão da performance "Cut Piece", quase 40 anos depois de ela a ter realizado pela primeira vez.

 

Em 1964, alguns anos antes de conhecer John Lennon, Yoko Ono chocou o Japão ao fazer a mesma performance, em que ela entrava em cena vestindo uma bata branca e distribuía tesouras ao público. Este, por sua vez, era convidado a recortar pedaços da roupa de uma estática Yoko até que ela ficasse nua.

 

O evento, motivado pelos atentados de 11 de setembro, desta vez aconteceu em Paris no último dia 15 de setembro e teve a finalidade de promover a paz simbolicamente. Yoko pediu que todos os participantes cortassem pedaços do tecido do tamanho de um cartão postal e os utilizassem para enviar mensagens às pessoas amadas. 

 

Outra ocasião marcante em que Yoko Ono se despiu em protesto contra a violência – no caso, a guerra do Vietnã -, ocorreu em março de 1969, quando ela e Lennon convidaram a imprensa para acompanhar sua nudez na cama de um hotel de Amsterdã. O protesto durou quatro dias e correspondeu à lua-de-mel do casal.

 

*Naturista, secretaria-da@mn.ufrj.br

**Jornalista do MTV-MSN, danielsetti@uol.com.br

NUDEZ E PROTESTO

Neste mês de setembro mais protestos usando a nudez como forma de expressão aconteceram em diversas partes do mundo. OLHO NU destaca dois: o primeiro foi contra a reunião dos países que integram a Organização Mundial do Comércio(OMC), em Cancun, no México, realizada no dia 8 de setembro. Os manifestantes antiglobalização ficaram nus para escrever na areia "No a la OMC" ("Não à OMC). Este acabou, como começou, de forma pacífica.

O segundo aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 24 de setembro. Durante uma manifestação de professores e estudantes contra o governo do estado, um aluno da rede estadual, em cima do carro de som, arriou suas calças e mostrou a bunda para o palácio do governo. A polícia presente reagiu violentamente à provocação deixando saldo de diversos feridos e prendendo o rapaz de 18 anos, enquadrando-o em 'Atentado violento ao pudor'. Lamentável.(LEIA O ARTIGO "TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA... VIOLENTAMENTE" em NATOpinião).


Olho nu - Copyright© 2000 / 2003
Todos os direitos reservados.