Editorial Cartas dos Leitores NATEspecial NATEntrevista
NATReflexão NATCriatividade NATHumor NATNovidades NATPresente

PRAIA NATURISTA DE BARRA SECA

LINHARES – ESPÍRITO SANTO – BRASIL

 

2003 – DEZ ANOS DE NATURISMO NA BARRA SECA!

     A Praia Naturista de Barra Seca foi fundada no dia 07 de setembro de 1993, num projeto que envolveu comerciantes, comunidade local (basicamente agricultores e pescadores), prefeitura municipal, autoridades e órgãos ambientais (Ibama e Projeto Tamar). Por estar a praia situada numa área de rigorosa preservação ambiental, sendo inclusive local de desovas de tartarugas-marinhas, de setembro a março, preservar é obrigação de todos os freqüentadores naturistas.

    

     Na Praia de Barra Seca a convivência é pacífica entre os “pelados” e os moradores do local que participam na recepção ao naturista, auxiliam em tudo que for possível e ajudam na manutenção da área. Ela está situada numa região rural muito bonita, ao norte do Estado do Espírito Santo, no município de Linhares, distante 180 km da capital, Vitória. Saindo de Vitória, tomando a Br-101 no sentido norte, após 120 km chega-se à cidade de Linhares. Atravessando a ponte, na entrada da cidade, vira-se imediatamente à direita e segue-se no sentido “Praias”, por uma estrada não pavimentada, até o pequeno balneário Pontal do Ipiranga, distante 50 km.  A estrada não é pavimentada, mas é ampla, larga e bem conservada; o único inconveniente poderá ser a poeira. A Praia Naturista de Barra Seca fica a apenas 10 km do balneário. Para se ter acesso à praia atravessa-se, de barco, os 100 metros do rio Ipiranga, travessia essa que é feita pelos moradores do local que cobram R$ 1,00 por pessoa.

 

     No balneário Pontal do Ipiranga existe comércio diversificado e local para hospedagem. Porém, se desejar hospedar-se mais próximo à praia, as Pousadas Lua Nua, a apenas 1 km, (27) 984-5933, e Pousada Urussuquara, a apenas 2 km, (27) 3371-0174(urussuquara@urussuquara.com.br, www.urussuquara.com.br), embora não sendo exclusivas para naturistas, hospedam com conforto e cordialidade.

 

     Na praia só foi possível construir apenas uma pequena infra-estrutura, que funciona na alta-estação, com banheiros, chuveiros, pontos de energia (para quem deseja acampar na própria areia da praia), e quiosques para abrigar do sol que teima em aparecer durante todo o ano. Os moradores do local costumam servir na praia, se solicitado, refeições, tira-gostos, cocos gelados e bebidas. No improviso, prepara-se deliciosos churrascos que sempre acabam em confraternização. Para quem gosta de pescar, a região é o melhor pesqueiro do Estado, podendo-se observar o vaivém de muitos barcos no mar, pois bem próximo existe um pequeno porto. Os peixes e frutos-do-mar pescados poderão ser preparados e saboreados na praia. Obs: só não é permitido preparar moquecas, sopas, omeletes e petiscos de tartarugas-marinhas. Também não é permitido deixar qualquer tipo de lixo na praia.

 

     A Praia Naturista de Barra Seca é afiliada a FBrN – Federação Brasileira de Naturismo e funciona sob sua orientação aplicando as normas e o código de ética naturista. No local existem diversas placas de orientação e uma linha divisória onde sócios, casais e famílias se separam dos homens desacompanhados, com a finalidade única de preservar a tranqüilidade de todos. A nudez total é obrigatória, com exceção das crianças, adolescentes e idosos quando acompanhando família naturista.

 

     O site da Praia de Barra Seca está desativado, porém, você pode conhecê-la através do link no site www.natmg.org. Para saber mais sobre Naturismo acesse outros sites: www.naturis.com.br, www.olhonu.cjb.net, www.pelados.com.br e sampanat2@yahoogrupos.com.br (grupo virtual de discussão naturista).  

 

     Para falar com o pessoal da Barra Seca entre em contato com Márcio Braga, presidente da Nates – Congregação Naturista do Estado do Espírito Santo, através do e-mail bbraga@escelsa.com.br ou do fone (0xx27) 3337-7660.

BARRA SECA, ONDE O NU É O NATURAL. VIVA NU!

Veja o calendário completo de eventos até o fim de ano em BARRA SECA 

Editorial e índice Cartas dos Leitores e NATClassificados Você já está no caderno 3 NATEntrevista - "Uma visão Européia" entrevista concedida a Pedro Ribeiro NATReflexão - "Uma cidade naturista" por Vanderlei Castresano NATCriatividade - "A (quase) primeira vez" conto de Wagner Rotta NATHumor NATNovidades -  "Site reformulado"; Sites de naturismo russos"; "Indenização por ter sido presa"; "Abricó escolhe nova diretoria" NATPresente - "Teste psicológico" adaptado por Jorge Barreto


Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.