Editorial Cartas dos Leitores NATEspecial NATEntrevista
NATReflexão NATCriatividade NATHumor NATNovidades NATPresente

     Por sugestão dos leitores, OLHO NU está inaugurando a partir desta edição uma nova seção. O NATCriatividade é para o leitor que gosta de escrever, contar histórias, crônicas, poesias, letra de música, ou desenhar, pintar e tudo mais que a criatividade humana puder conceber. Publicaremos todos os trabalhos enviados desde que o tema deles seja o Naturismo.

     Para a estréia um conto de Wagner Rotta, sobre as dificuldades em se realizar o sonho de praticar o naturismo, vivido por um personagem que passou toda sua vida reprimindo este desejo.

A ( quase ) primeira vez.

Por Wagner Rotta*

     Aquele era um dia especial para Leopoldo. Depois de mais de sessenta anos de vida, ele finalmente iria a um clube de naturismo. Não que ele não quisesse ir antes, simplesmente as circunstâncias não deixaram.

     Em sua adolescência, ouvia falar de uma tal de Luz del Fuego, ficava impressionado e interessado pelas histórias desta mulher tão ousada para os padrões de sua época. Ele mesmo nunca seria tão “atirado” como ela. Mas, por mais que se interessasse pelo tema, era um assunto proibido na escola e principalmente em casa. Às vezes nas rodas de amigos era possível falar alguma coisa.

     Mais tarde, já maior de idade, continuava sem poder falar sobre este assunto, afinal de contas, pegava muito mal para um militar ficar falando sobre naturismo. Veio a ditadura militar e o assunto ficou ainda mais proibido.

     Em agosto de 67, deixou as forças armadas. Viveria sua vida da forma que quisesse, e nenhum militar iria intimidá-lo. Passaria a ser um naturista assumido. Sua primeira parada seria na ilha de Luz del Fuego. Mas infelizmente não conseguiu realizar seu desejo, um mês depois de sua baixa do serviço militar, ela foi brutalmente assassinada em sua ilha.                       

     Leopoldo viu seu mundo desmoronar. Tudo aquilo que ele acreditava desde sua juventude, havia sido tirado dele de uma forma brutal. Alguma coisa tinha que ser feita. Resolveu criar um movimento próprio de naturismo. Como ele não tinha uma situação financeira boa o suficiente para ter a sua própria ilha, o seu refúgio naturista seria em seu apartamento. Bom, chamar uma quitinete de quinze metros quadrados de apartamento, é um pouco demais, mas era assim que Leopoldo anunciava nos principais jornais do país.

     Em 68 foi criado o AI-5, e até esta data, o “apartamento” de Leopoldo não havia sido visitado por nenhum adepto do naturismo. Provavelmente, ninguém o levou a sério, só mesmo os militares, que o consideraram um contraventor, e ele foi exilado. Como não tinha dinheiro, foi para a casa de um primo distante, por parte de mãe, que morava na Patagônia. Por uma questão óbvia de temperatura muito baixa, sua idéia de um campo de naturismo no Chile, não deu certo.

     Na década de 80, o Brasil inteiro se mobilizou no projeto Diretas Já, a anistia ampla, geral e irrestrita, finalmente chegou a Patagônia, e Leopoldo pôde voltar ao seu ensolarado país e dar novo fôlego a seu projeto. Afinal de contas, agora o Brasil era um país democrático, livre da ditadura militar. Mas o inevitável aconteceu, Leopoldo se apaixonou e casou com Marta, uma moça de família tradicional, com nível superior, e que só ia a praia de maiô. Biquíni de duas peças era falta de vergonha na cara para Marta. Como convencê-la a ir a uma praia de nudismo? Tarefa impossível de ser feita.

     Nos anos 90, o naturismo ganhou força em todo o país. Em todos os cantos de norte a sul, surgiam campos, clubes, praias, associações em luta do naturismo oficial, legalizado. E não o que vinha sendo feito, na surdina, onde várias pessoas haviam sido presas por atentado ao pudor. Muitos projetos de leis foram apresentados, estudados, votados e na grande maioria das vezes, não eram aprovados por um ou outro político, ou então, eram contestados legalmente por advogados que só conseguiam ver pornografia naquele modo de vida.

     Finalmente em 2003, Marta cansou-se de suas loucuras e o deixou. O momento era este. Um projeto de lei de amplitude federal estava a pleno vapor em Brasília, e logo seria aprovado. Já existiam várias campos, praias e clubes oficiais de naturismo em todo o país, onde as pessoas podiam ficar nuas sem serem importunadas pela polícia ou qualquer outro órgão oficial.

     Era neste estado de espírito que se encontrava Leopoldo quando acordou naquela manhã de sábado. Abriu o armário, pegou uma mala, e depois de algum tempo, deu boas gargalhadas, ele estava arrumando uma enorme mala para ir a um campo de nudismo. Escolheu uma menor, colocou uma toalha, um short, um par de chinelos, uma cueca e uma camisa. Era mais do que suficiente para um final de semana. Tomou um banho caprichado, fez a barba e aparou os pêlos do nariz. Afinal de contas era sua primeira vez, precisava estar muito bem apresentado, esperou tantos anos por isso. Tinha que ser uma ocasião especial. Pegou seu carro e pé na estrada.                     

     Para não se sentir totalmente constrangido, resolver ir a um clube em que o nu não fosse obrigatório. Depois de duas horas de uma estrada tranqüila, chegou a uma bifurcação. A placa que indicava o caminho certo, estava caída e muito danificada para que ele tivesse certeza se deveria virar a esquerda ou a direita. Optou pela direita e seguiu em frente, logo depois chegou ao seu destino, tinha certeza que havia virado para o lado certo. Chegou na portaria, se apresentou. Achou estranho o fato de seu nome não estar na lista de reservas, mas como a moça da recepção lhe deu a chave de um quarto, não se preocupou mais com isso.

     Foi para seu quarto, tomou um novo banho, e saiu para uma volta de reconhecimento. Finalmente o primeiro contato com a natureza completamente nu. Estava se sentindo ótimo, de bem com a vida, feliz, realizando um sonho. Escutou umas vozes e caminhou-se em direção a elas. Eram quatro senhoras que deveriam ter entre 60 e 80 anos, todas vestidas, mas antes que pudesse chegar perto, elas começaram a gritar e saíram correndo. Achou aquilo engraçado e continuou sua caminhada, chegou a piscina e foi direto ao trampolim mais alto, lá de cima acenava para todas as senhoras que estavam aos gritos ao redor da piscina. O único pensamento que veio em sua mente foi: “Que pessoas mais esquisitas, vem para um clube de naturismo e ninguém tira a roupa”.        

     Se concentrou e pulou, nadou um pouco até a borda, e quando chegou, deparou-se com dois pares de botinas. Eram dois policiais. Leopoldo estava preso por atentado ao pudor. Quando tentou argumentar sobre o clube de naturismo, os policiais lhe mostraram uma faixa que dizia: “13° Congresso anual das senhoras da terceira idade cardíacas de Pirapora”.

     No dia seguinte, Leopoldo era manchete nos principais jornais do país. “Senhor de 63 anos é preso em congresso, por atentado ao pudor. Sua pena será de trabalhos comunitários, ficando ainda, proibido de freqüentar locais de prática de naturismo por cinco anos”.

      Leopoldo só conseguia pensar em uma coisa: “Maldita placa”.

Terminado em: 13 de Abril de 2003.

*wagnerrotta@uol.com.br

 

Editorial e índice Cartas dos leitores e NATClassificados NATEspecial - "2003 -dez anos de naturismo na Barra Seca" por Márcio Braga e calendário de eventos NATEntrevista - "Uma visão Européia" entrevista concedida a Pedro Ribeiro NATReflexão - "Uma cidade naturista" por Vanderlei Castresano Você já está no caderno 6 NATHumor NATNovidades -  "Site reformulado"; Sites de naturismo russos"; "Indenização por ter sido presa"; "Abricó escolhe nova diretoria" NATPresente - "Teste psicológico" adaptado por Jorge Barreto


Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.