SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO DO BRASIL E DO MUNDO

Editorial Cartas dos Leitores NATClassificados NATCuriosidades NATEspecial NATDebate
De Olho na Mídia NATSaúde NATNovidades NATVariedades NATURISTeen NAThistória
     O Naturismo continua sendo tema da imprensa em geral. E com a proximidade do verão, revistas e suplementos de jornais especializados em turismo começam a apresentar áreas naturistas como opção de viagem. O jornal O GLOBO publicou no seu caderno BOA VIAGEM, de 12 de setembro de 2002, uma extensa matéria sobre a cidade de João Pessoa e arredores, na Paraíba, e uma página inteira somente sobre o nudismo de Tambaba. OLHO NU reproduz na íntegra esta parte da matéria.

NAS ÁGUAS PARAIBANAS.

Tambaba é o principal cartão-postal do litoral sul. O naturismo chegou à praia na década de 80, mas foi em 1991 que ela ficou conhecida em todo mundo.

 

Por Maria Toledo

Foto de Maria Toledo

FORA

As pessoas brincam nas piscinas naturais na entrada de Tambaba

   Tambaba é a praia mais famosa do litoral da Paraíba e responsável pelo ótimo estado de conservação da PB-008, que vai até João Pessoa. O asfalto chega praticamente à areia. A estrada tem boas opções de restaurantes, como o Arca do Bilau. Simples, o restaurante serve boa comida. Uma peixada (com legumes ao leite de coco, pirão e arroz), para duas pessoas, sai a R$ 18. O estacionamento é asfaltado e há um mirante no alto da estrada (com murada e banquinhos de madeira), com vista panorâmica para a deserta Praia Bela.

     Diz a lenda que Tambaba vem do nome de uma índia que tinha sido oferecida em sacrifício ao deus do mar. Inconformada, a

índia Tambaba se rebelou contra os costumes de seu povo e fugiu. Como castigo, o mar teria se tornado violento.

     O naturismo chegou a Tambaba na década de 80. E ganhou fama quando sediou, em 1991, um encontro nacional.

 
     A geografia facilitou o naturismo em Tambaba. A praia é cercada por uma mata fechada e fica abaixo de falésias com 20 metros de altura. Para se chegar até lá é preciso passar por uma trilha com vigilância na entrada e na saída.

    A estrada é uma das mais bem conservadas do litoral sul e o asfalto chega praticamente até a areia. Entre o estacionamento e a trilha para a praia de nudismo, há uma pequena faixa de areia onde fica o Tambabar, que estende as suas mesas e cadeiras quase até a água das piscinas naturais formadas por recifes de corais. Uma porção de carne-de-sol sai a R$ 8.

     Na Praia de Tambaba, o cinturão de corais está a um quilômetro da areia, onde há um cemitério de antigos galeões naufragados.

     Um pouco depois de Tambaba fica Coqueirinho, praia com o acesso mais difícil desse litoral. A estrada está muito maltratada (veja o texto da página 12) e há situações inusitadas, como o tráfego engarrafar na ladeira simplesmente porque um sorveteiro cansou e não agüenta mais puxar o seu carrinho. Toda esta dificuldade talvez seja compensada pelos trechos praticamente desertos das suas areias, que, para fazer jus ao nome, são pontuadas por coqueiros.

     A Bela tem um trecho bastante acidentado. E Pitimbu, talvez por ser a de melhor acesso nesse trecho, sofre com a indiscriminada presença de ônibus de excursões por causa do asfalto e dos quiosques (assim como Jacumã). Mas andando em direção às pontas da praia há áreas para surfe e mergulho.

Foto de Zeca Fonseca/20-01-99

DENTRO

Tambaba é a mais famosa praia de nudismo do Nordeste

Editorial Cartas dos Leitores e NATClassificados De Olho na Mídia NATEspecial NATDebate NATCuriosidades e NAtNovidades NATSaúde NATVariedades: Poesia e humor NATURISTeen NATHistória

NAT
Presente