Edição n°11
Agosto de 2001
Apresentação
Por Jorge Barreto*
        1° CADERNO

 PARABÉNS PRA VOCÊ...

       Estamos em ritmo de festa, o seu jornal Olho nu completa seu primeiro ano de existência, como deveria ser, não poderíamos deixar essa data passar em branco, comemorando essa data festiva, nessa edição especial temos presentes e curiosidades que certamente vão agradar a vocês Naturistas e amigos.


Mais motivos pra comemorar.

     A partir dos próximos meses o seu Jornal Olho nu estará em uma nova fase experimental, com nova roupagem, trazendo pra vocês sempre as mais recentes informações sobre as atividades Naturistas no Brasil e no Mundo.
Editorial
Por Pedro Ribeiro*

Edição super especial

     Exatamente há um ano atrás, no dia 1 de agosto de 2000, o jornal OLHO NU era lançado ao ar com uma proposta inovadora de cobrir os acontecimentos do mundo naturista somente através da internet. Desta forma não haveria gastos com papel e tinta para impressão, custos que acabam por inviabilizar projetos sérios como o nosso. Apesar de ser mensal, somente foram publicados 10 exemplares porque motivos técnicos provocaram a interrupção por dois longos meses. Muita gente boa colaborou e continua colaborando, outros colaboraram por alguns números e depois não fizeram mais, mas deixaram saudades.

Esta edição de OLHO NU está recheadinha de presentes e surpresas, a começar pela nova formatação que possibilitará um sem número de recursos especiais. Agora cada seção será chamado de caderno em vez de bloco, e os blocos 2, 3 e 4 são puro delírio de Jorge Barreto nosso fiel webmaster. Figuras tridimensionais saltam aos seus olhos, papel de parede fantástico, tv naturista e fotos de naturistas em esportes radicais. Vá curtir sem demora.

Além de nossa tradicional seção de cartas aí embaixo e da seção de entretenimento com piada, fotoflagrante e poesia, temos Fellipe Barroso com sua seção de visão jovem do mundo naturista; Jacques Lemaire nos conta suas impressões sobre Tambaba e o sítio Rincão.

A cobertura completa do encontro dos dirigentes naturistas realizado nos dias 28 e 29 de julho em Piraí, contada por mim; mais um capítulo da história da legalização da praia do Abricó e um depoimento de Elba Ramalho, na seção De Olho na Mídia.

Essa edição já está deixando saudades. Boa leitura e bom divertimento.

ÍNDICE
SURPRESA- "PRESENTES E MAIS PRESENTES" - por Jorge Barreto .................................. 2° caderno
NATURISTAS RADICAIS. ......................................................................................... 2° caderno
NATURISMO EM 3D ................................................................................................. 2° caderno
NATURISMO A 360º ................................................................................................ 3° caderno
NUDE JORNAL .........................................................................................................3º caderno
ALERTA .................................................................................................................3º caderno
ENXERGANDO DE MAIS- por Jorge Barreto ..................................................................3º caderno
PLUGADO COM O MUNDO- "notícias sobre nudismo e naturismo publicados em sites de notícias ao redor do mundo" .....................................................................................................4º caderno
NaTURISMO-"Tambaba e Rincão" - por Jacques Lemaire ..............................................5º caderno
Bar Naturista em João Pessoa .................................................................................. 5º caderno
NaturisTEEN- por Fellipe Barroso .............................................................................. 6º caderno
PURA ARTE - por Fellipe Barroso ............................................................................... 6º caderno
NaturISTÓRIA - "A História da Liberação da Praia de Abricó" - por Pedro Ribeiro ............ 7º caderno
TAPA NA ORELHA - por Jorge Barreto ........................................................................ 7º caderno
HUMOR, FOTOFLAGRANTE, POESIAS - por Pedro Ribeiro ...............................................8º caderno
SÉTIMA ARTE- "The Swimmer"- por Jorge Barreto ....................................................... 8º caderno
CONGRESSO- "UNIÃO E FRATERNIDADE EM PIRAÍ"- por Pedro Ribeiro ............................. 9º caderno
   Cartas dos LeitoresE-M@IL
  Caro Pedro,

Temos recebido o "Olho nu" via e-mail e achamos que está ficando cada vez melhor. Inclusive, mandamos e-mail para o Fellipe, parabenizando-o pela qualidade do texto que ele escreveu, que preenche um espaço importante que é a presença dos jovens na manifestação naturista.

Acho também importante essa troca de idéias pois, creio que se todos os naturistas individuais existentes no Brasil estivessem mais próximos uns dos outros, formando o naturismo coletivo, a causa naturista teria mais força.

Sobre o comentário do Sr. Américo com relação à Colina do Sol, acho que mesmo sendo uma questão pessoal não há necessidade de ser submetido à censura. Cabe a outros depoentes apresentarem seus relatos positivos, que imagino devem ser muitos. Eu e minha família, nunca conseguimos ouvir comentários unânimes, positivos ou negativos, sobre qualquer área naturista. Os locais onde já estivemos, tiramos nossas próprias conclusões. E podemos dizer, felizmente, que o saldo é positivo.

Quando estivemos no Solar de Guaratiba, por exemplo, numa segunda-feira, não havia movimentação de outras pessoas de fora, mas tivemos uma muito boa impressão da honestidade do Belmiro. Ele relatou-nos a situação das entidades naturistas no estado do Rio e lamentamos a falta de unidade. Mas a dedicação como ele se entrega à causa é algo incomum. Ele passou-nos a idéia de uma pessoa de cabeça aberta, livre, despreconceituosa, experiente e muito responsável.

Esperamosque esse contato se alargue com a troca de outros e-mails.

Atenciosamente,
Fernando fasc@uol.com.br

  Obrigado, Fernando, por sua opinião. Realmente unanimidade a favor de qualquer tema é muito difícil, ainda mais quando o tema é polêmico por sua própria natureza. Talvez do que precisemos e começar aceitar as diferenças e conviver com elas.
   Olá amigos,

Gostaria de ter informações sobre como anda na justiça a liberação do naturismo em Abricó.
Não vejo a hora de poder voltar a curtir a natureza naquela praia maravilhosa.
Não sei se vocês viram duas cartas de leitores que foram publicadas no jornal O Globo, logo após a publicação de uma matéria que falava sobre a prática do naturismo em Abricó, apesar da proibição da justiça. Fui eu que mandei uma delas. Não gostei da forma como o jornal abordou o tema e resolvi responder.
Espero que essa pendenga na justiça seja logo resolvida, pois acho fundamental que as pessoas possam praticar o naturismo no local, sem precisarem se preocupar com a polícia. Eu pelo menos só me sinto a vontade se a situação estiver legalizada. Fora isso, só em praias desertas, que por sinal, não existem nas proximidades, não é ?

Um grande abraço,
Antonio  ajorge@pobox.com


  Olá, Antônio, a questão da praia do Abricó continua a mesma, ou seja, proibida por uma liminar a prática do naturismo. Entramos com recursos tentando derrubá-la, porém nada ainda de concreto aconteceu. Li sua carta em O GLOBO e acho que mais naturistas deveriam se manifestar na grande imprensa como você fez, para mostrar, principalmente, que não somos apenas um punhado de pessoas que gostariam de ter seu direito de liberdade individual respeitado, mas que somos muitos e temos força política. 
  Olá Pedro, olá olho nu

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho de divulgar o naturismo de maneira limpa e realista. Em segundo, gostaria de saber se continua o movimento naturista na praia da reserva...ainda é possível ficar sem roupas lá?...em terceiro lugar, gostaria de sugerir um ponto de encontro virtual aos naturistas de todo o Brasil.
Gostaria muito que vocês divulgassem isso: que tal um encontro inicial dia 10/8/2001 às 20:00h no Canal #naturismo no brasirc. Canal este que será criado nesta data.
desde já agradeço a atenção,
claudio peçanha, Rio de Janeiro  naturismus@yahoo.com.br


   Olá, Cláudio. Está feita a divulgação. Quanto ao naturismo na praia da Reserva, ainda tem acontecido, sim, mas com bastante atenção.
  Caro Amigo Pedro,

Na Véspera do Encontro Naturista no Paraiso de Valdir estou colocando uns pensamentos no papel que me entraram na cabeça estes dias. Estou muito preocupado com o caminho que o Naturismo aqui no Brasil parece seguir . O de Comercialização, o tal: "Profissionalização".
O "Marketing Naturista" está simplesmente nas palavras: "VIVER NATURALMENTE". Muitos Naturistas estão demais se preocupando com o lazer, o ficar folgadamente tomando suas cervejinhas num ambiente que dá toda mordomia. Mas estas semanas aconteceram dois eventos de suma importância mundial. A reunião do Top 8 em Gênova e a quase não mencionada reunião em Bonn (Alemanha), tratando do Meio Ambiente e especialmente o Protocolo de Kyoto que visa o "Efeito Estufa", o aquecimento global de nosso Planeta Terra, provocado pela emissão desordenadamente dos gases da combustão fóssil que conhecemos como petróleo, gasolina e diesel, pelos motores de automóveis, caminhões e aviões.Também dos gases que são liberados pelas queimadas e incêndios das matas. A falta de água potável no mundo. Os cientistas descobriram que temos somente uns 10 anos para poder virar este quadro. Toda humanidade é responsável. Fácil é culpar governos. Nós que nos queremos chamar de Naturistas, temos "de profissão" o dever de olhar o que cada um por si pode fazer para salvar nosso Planeta Terra. Temos que nos conscientizar de um amor natural de um filho para a sua Mãe Terra. Não olhem o que o seu vizinho faz ou deixa de fazer. "O que EU posso fazer para salvar a Natureza ?." E isso é possível. Não conseguimos diminuir o gasto excessivo de Energia Elétrica ? Cada um por si. Como Naturistas temos um compromisso com a Natureza, com o Planeta Terra, esse Planeta Água, tão lindamente cantado. É a nossa sobrevivência e a dos nossos netos e bisnetos que estão em jogo. Não deixe que as palavras tão preconizadas pelos Naturistas fiquem ocas e sem sentido: "um modo de vida em harmonia com a Natureza e caracterizado pela prática de nudez em comum, voltada para o auto-respeito, para o respeito mútuo e para a preservação do Meio Ambiente em que vivemos. "CONSCIENTIZE-SE !"

Pedro, ainda umas palavras a respeito da carta de Douglas no Olho Nu 10. Eu concordo com Américo Portela. Eu também fui "seduzido" pelo Marketing e pensei em definitivamente morar na Colina do Sol. Mas depois de 6 meses de morar lá resolvi voltar para minha Bahia. Marketing é muito perigoso pois encosta muito perto de Propaganda Enganosa. A gente tem que apreender das críticas. A vida é assim. Senão, a gente não vai para frente. Pais muitas vezes não vêem ou não querem ver os defeitos dos filhos que geraram. Mas com um "Olho Nu "sem uso de lentes coloridas podem se ver as coisas como são por você. Todo mundo tem direito de gostar ou não gostar, e de opinar. Essa é a liberdade que a Natureza nos ensina para a vida. Essa também é a razão do OLHO NU como eu o entendo.

Abração natural,
Davi Jan  davijan@pradonet.com.br


   Muito bem, Davi, ou Johannes, naturista de longa data. Espero que seus comentários ajudem os naturistas a ampliarem seu leque de preocupações. E OLHO NU tem realmente esta função: ser uma tribuna livre de opiniões, até mesmo, antagônicas, na mesma edição. Um grande abraço.
  Caro Pedro

Sou um naturista frustrado, percebo que na maioria das comunidades , clubes e grupos naturistas não e permitido a adesão de indivíduos solteiros , isso não seria uma forma de discriminação ?
De certa forma me sinto excluído injustamente pois sou um naturista nato e amo a filosofia do naturismo, mas pela minha opção de não casar não posso participar da comunidade.
Vocês conhecem em São Paulo algum grupo em que solteiros possam curtir os fundamentos e filosofia do naturismo sem serem discriminados?

obrigado pela atenção
James Allen, São Paulo SP  jallen@uol.com.br


   É, James, este assunto foi discutido no 1º Encontro Naturista do 3º Milênio. Está feito o seu desabafo e a pergunta está no ar. Existe algum grupo de naturistas onde aceitem solteiros sem nenhum tipo de discriminação ? Se houver, é só escrever para ele.