Edição n°11
Agosto de 2001
NATurismo
Por Jacques Lemaire*
        5° CADERNO

     Assim que a praia do Abricó foi liberada novamente para o Naturismo, em abril deste ano, nosso amigo Jacques Lemaire, francês que está sempre no Brasil a nos visitar, escreveu este artigo que só agora publicamos.
Jacques é um entusiasta do Naturismo, já tendo estado em vários lugares ao redor do mundo. Entusiata do Brasil também, não perde uma oportunidade de conhecer lugares naturistas brasileiros. Esse texto a seguir é sobre suas impressões a respeito de dois pontos muito famosos do Brasil.


Amigos naturistas brasileiros, Parabéns!

     A praia de Abricó voltou ao naturismo! que maravilha!!! Eu posso me considerar como antigo freqüentador desta praia, pois a primeira vez que fui lá era novembro de 1974... Voltei nesta praia domingo 8 de abril, 27 anos depois, com os amigos Pedro Ricardo e Antônio e encontrei muitos outros naturistas cariocas. Todos muito alegres e cheios de idéias para organizar um sítio ideal aqui no Rio. É muito boa a idéia de fazer uma praia mista. Isso vai mostrar aos outros, que não são naturistas que somos pessoas normais e não temos obsessões sexuais ou outras. Eu sonho que esta praia torne-se uma praia livre como temos na Europa.

     Eu sou naturista francês e como tripulante na Air france, tenho o grande prazer de poder passar alguns dias no Brasil quase todo mes. Parei de voar para Brasil entre1977 e 1991. Quando voltei nos longes vôos, descobri a existência duma praia oficial naturista. Foi a praia do Pinho, onde encontrei Celso Rossi. Fui lá várias vezes, e encontrei também Sergio de Oliveira e outros responsáveis pelo naturismo brasileiro.

     Pouco a pouco fiz muitas visitas nos outros sítios como o Rincão dos meus amigos Alexandre e Ana-Maria Tsanaclis, e a Praia de Tambaba que eu considero como um verdadeiro paraíso.
Eu fui muitas vezes nesta praia que eu gosto tanto. Que linda praia! Eu conheço este paraíso desde 92, introduzido pelo antigo prefeito ALOÍSIO REGIS, que está na origem da legalização do naturismo em Tambaba. Lá tem um bar chamado "EU QUE FIZ" construído por Cleber, que transformou a praça com seu amigo André numa pousada de oito chalés, durante o ano 96. Apesar da falta de energia regular ( a nova prefeitura de Jacuma não se preocupa com a qualidade da instalação), esta pousada tem bastante conforto para passar férias muito agradáveis.

     Se você gosta de frutos do mar, lá tem tudo. Uma praia de 300 metros entre duas zonas de pedras e piscinas naturais, o mar com temperatura de 30º, coqueiros para sombra, um bar para beber e comer, quem vai pedir mais?

     Durante o fim de semana, são dois agentes de segurança que protegem os naturistas contra visitantes indesejáveis.
Eles também distribuam sacos de plástico para que todos deixem os lixos no mesmo lugar e assim preservem a limpeza do sitio. Neste dias também vê a presença da Federação Naturista do Nordeste, que trabalha muito pela divulgação do naturismo na região.
Cleber e André moram em Tambaba com as esposas e filhos, eles conservam este paraíso quase na forma original ( tenho fotos de 1992 até hoje ) Só a erosão muda as coisas.
Os dois amigos vivem numa posição desconfortável: a maioria das pessoas que freqüenta a praia não percebe o trabalho que representa uma pousada longe de tudo. Também eles não imaginam a dificuldade de ter água e não entendem por que este precioso líquido está reservado aos hóspedes. Eles consideram a pousada como uma coisa pública à disposição de todos. Ainda por cima, as pessoas que passam acham que o pessoal da pousada é responsável pela limpeza da praia, no entanto isso é problema de todos!
     Tambaba vai permanecer um paraíso naturista se cada um participar a conservar o espírito do naturismo e ajudar em sua preservação.

Também gosto muito de ir ao Rincão.

Aqui também eu encontro uma ambiente de paz e amizade. É muito bom andar na natureza e descer a visitar as cachoeiras para tomar um banho de água fresca. À noite no fim de semana os visitantes se encontram no restaurante onde há várias coisas boas para comer. No Rincão tem praça para diferentes esportes, mesmo um “shuffle board!”.

Recentemente o local foi reformado e o restaurante tem instalação nova. Ana-Maria e Alexandre mantém uma atmosfera familiar que convida a um descanso total. Vale a pena fazer uma visita!

     Durante minhas últimas férias em Tambaba, descobri muitas coisas na leitura do último livro de Paulo Pereira: Corpos Nus. Gostei muito de descobrir a história do naturismo brasileiro e a sua evolução.

     Todo isso para mostrar aos amigos naturistas brasileiros que eu sou muito feliz de seguir a evolução do naturismo neste grande país que gosto tanto.

Não obstante, eu quero que as associações naturistas consigam regulamentar dois problemas:

     Homens desacompanhados. Por culpa de alguns, os outros devem pagar? Existem casais que se comportam duma maneira muito mais escandalosa que os solteiros… Eu acho que a solução é deixar entrar cada um, mas estar muito atento ao comportamento dos visitantes. Aqui na Europa os naturistas têm um passaporte naturista com um selo anual que é pago a cada ano e vale apenas 80F. (20 reais). Este passaporte dá autorização de freqüentar quase todos sítios naturistas.

     Responsabilidade de cada um. O bem estar de todos é a responsabilidade de todos. Quando um coisa esta errada, de qualquer maneira, não precisa esperar a presença do “responsável” para reagir! Exemplo: na Europa, quando uma pessoa nova (masculino ou feminina) chega numa praia com a marca branca que indica que ele não é naturista, ou se ele é novo visitante, os pais conservam um olho discreto sobre ele, e se ele tem qualquer comportamento errado, um grupo de pais se forma e vai falar com ele. Quase sempre o problema se resolve assim. Raramente precisamos de chamar a policia. A mais importante coisa é a solidariedade do grupo.

     Estou impaciente por voltar para o Rio, e se Deus quiser haverá dias de sol para ir à praia do Abricó.

     Muito grande abraço aos amigos naturistas. Jacques LEMAIRE, Paris.

NaturisBAR
Revista Naturis

Bar para naturistas

10/07 - (site da NATURIS- www.naturis.com.br-23:41)

      Em João Pessoa podemos encontrar o primeiro Bar para naturistas. Trata-se de um empreendimento do casal naturista Thereza e Inácio voltado para reunir os adeptos do naturismo na cidade de João Pessoa num ambiente descontraído, rodeado por muito verde e totalmente protegido das vistas de curiosos. Com cardápio variado; peixes, carnes, lagostas, cerveja gelada e muitos outros tira-gostos, irá proporcionar aos freqüentadores lazer saudável. Segundo Thereza, ali serão realizados diversos eventos. O local foi cedido pelo Prof. José Nilton e fica localizado na Av. Da Falesia, 430 - Praia do Seixas, João Pessoa - PB, dispondo também de acomodações para pernoite/pousada. Para maiores informações contatar: (83) 982-4634 (Thereza) ou (83) 981-4074 (Zé Nilton), como também através do e-mail: