Edição n°11
Agosto de 2001
Natvariedades
Por Pedro Ribeiro*
        8° CADERNO









Humor Naturista










Nudeprotestos

       Virou moda no mundo inteiro, inclusive no Brasil, fazer protesto ficando inteiramente nu ou apenas mostrando a bunda.
A foto superior foi tirada em Brasília e a esquerda tirada na Suécia.




Inspiração Naturista

      Naturismo também costuma inspirar os artistas nas suas mais diversas formas de expressão. Desta vez a POESIA é o veículo.
Sinó, naturista poeta, nos brinda com dois de seus trabalhos:



Nu Elegante

Você chega em plena praia,
despoja-se em sua cadeira,
e com elegância, tira a saia.


Despida em com todo pudor,
adentra-se na água,
enfrentando o furor.


Ao lado, seu homem, um tal
repete seus gestos,
de forma natural.


Tudo poderia ser banal,
mas seu nu elegante,
é feito de maneira não brutal

SINÓ -(22/12/99)



Olho de Boi

Tem um louco aqui na praia,
que não pára de correr,
só de olhar estou cansado,
e cansado de ver.


Nessa praia tão pequena,
que aqui cabe só dois,
hoje venho te curtir,
minha praia Olho de Boi

Búzios 15/04/2001 - SINÓ
') popwin.document.close() }
Sétima arte
Por Jorge Barreto*


  The Swimmer 

     E muito difícil encontrarmos filmes que abordem temas Naturistas de forma séria. Grande parte dos filmes a nudez em grupo ou em família é mostrada com erotismo ou comicidade, como é o caso do primeiro filme onde vi um clube de nudismo, isso por volta de 65 e 68, era uma comédia com Peter Sellers, em um dos filmes da série do inspetor Closeau. Mas logo no inicio dos anos 70, vi na TV um filme que sem dúvida foi o primeiro que me levou a ter conhecimento da existência de pessoas que gostavam simplesmente de estar naturalmente nuas. Veja o cartaz em tamanho aumentado.

1968 _ USA _ 94min _ technicolor
Diretor: Perry Frank
Gênero: Drama
Temas:  disfunção suburbana, diferenças da classe, uniões desintegrando-se, casos extraconjugais, obsessão pelo passado, "é tudo em sua cabeça", questões obsessivas, histórias de ascensão e queda.
Tons: amargura, irreverência, melancolia, cacoetes, estilização, atmosférico, cerebral, premeditação, marcação, alucinação, melancólico, agourento, reflexivo, verborrágico, moderado, tristonho.
Apesar da ficha técnica colocar esse filme como questionável para crianças, quando o vi ainda era uma criança e não lembro de nada que possa ser contra indicado, agora, vai ser difícil é hoje em dia uma criança da geração vídeo game agüentar o clima dramático de questionamento desse filme.
Da história de John Cheever
Produzido pela Columbia


Sinopse:
Vestido somente em trajes de natação durante toda a película, Burt Lancaster " Ned " se mostra como um rico publicitário de meia-idade, embarcado em uma longa jornada reveladora através das propriedades vizinhas nos subúrbios de Connecticut.
Ned faz lentamente seu retorno para casa à sua maneira, indo da casa à casa, e de piscina em piscina. A cada parada, Ned bate de frente com incidentes em seu passado, aumentando mais e mais sua amarguras e desilusão com o que ele pensava ser o estilo de vida ideal.
A história pessoal de "Ned" torna-se mais clara a cada parada. E nós começamos a entender que ele pode não ser o tão auto-confiante e com tantos amigos, quanto parece demonstrar.
O episódio mais intensamente dolorido é o confronto entre Lancaster e sua ex-amante "Janice Rule" (essa cena foi dirigida por Sidney Pollack, sem créditos).
Entre as propriedades atravessadas por "Ned" uma delas é residida por um casal nudista.
Ao final da jornada, completamente derrotado, o quase nu "Ned" corre exaustivamente seu caminho através dos bosques de Connecticut em uma ofuscante tempestade, desesperadamente procurando sua própria casa onde ele espera que suas filhas e adorável esposa o acolham.

  • Não foi possível descobrir o nome em português deste filme.
  • Provavelmente será difícil encontrar esse filme, mesmo assim, procure em sua locadora, vale a pena conferir.
  • Clique na foto para ver o cartaz em tamanho aumentado.